A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap
5ª SIUCS - 1 ª Edição

Recife, 13 de setembro de 2007 Ano 6

Hemope e Católica juntos na doação de sangue
Por Mª Carolina Sousa e Gabriella Gomes

O resultado da campanha de doação de sangue do Hemope, Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco, em parceria com a Católica foi de 130 aptos e 72 inaptos. A unidade móvel do Hemope chegou às 8h30 da manhã desta quinta-feira (13) e encerrou a coleta às 17h. “A campanha excedeu nossas expectativas. Conseguimos o dobro do resultado esperado”, disse a médica Tatiana Tabachnik que atendeu os doadores.

A campanha foi organizada pelo coordenador geral de Estágios da Católica, professor Aprígio Carvalho e pela assistente social da Captação de Doadores do Hemope, Mônica Assunção. Ao ser perguntado sobre a importância do evento, o professor Aprígio Carvalho disse “todos nós temos que ter responsabilidade e ajudar as pessoas que estão precisando.” Segundo Mônica Assunção, “a iniciativa foi extremamente proveitosa, pois cria uma consciência, principalmente nos jovens, sobre a importância da doação.”

Mas só a boa vontade não foi suficiente, já que é necessário preencher algumas condições básicas para doar sangue. Ter entre 18 e 65 anos, apresentar documento com foto, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde, são alguns deles. O doador preenche uma ficha, tem medido o seu número de hemácias, passa por uma triagem médica onde é aferida pressão e é feito um exame geral para então o sangue poder ser doado. Depois de recolhido, o material é enviado ao laboratório para uma análise mais apurada e se alguma irregularidade for detectada, o sangue é descartado e uma carta é enviada para a casa do voluntário, informando-o do problema.

A maioria dos voluntários eram alunos da Universidade e estavam doando pela primeira vez. Foi o caso do estudante Deyvison Fernandes, do 1º período de Ciências Biológicas, que apesar do medo de agulha, fez a boa ação. “Acho legal fazer uma boa ação, ajudar o próximo. Principalmente por que a falta de sangue está grande.” O que facilitou o grande número de doações foi o fato da coleta ter sido feita no próprio Campus.

Serviço: Homens podem doar a cada três meses. Mulheres à cada quatro meses. As coletas no Hemope são feitas de segunda à sábado das 7h15 às 18h30. Disque doação: 0800-811535.

Jovens arquitetos debatem caminhos da Arquitetura Contemporânea
Por Yuri Queiroz

Repensar a forma de se fazer Arquitetura, pela visão de três jovens arquitetos. Essa foi a proposta da palestra “Os Caminhos da Arquitetura Contemporânea”, realizada nesta quinta-feira (13), no auditório G2, da Universidade Católica de Pernambuco. O evento, idealizado pela coordenadora do curso de Arquitetura da Católica, Andréa Câmara, contou com a participação dos arquitetos, Celso Vinícius Sales, Larissa Cisne e Pablo Patriota.

Os palestrantes, formados há menos de um ano, foram escolhidos em virtude dos seus trabalhos de graduação, que envolvem projetos urbanísticos, residenciais e de intervenção. Segundo Andréa Câmara, os três projetos têm uma característica em comum. Compõem uma arquitetura minimalista e buscam linguagens e expressões próprias nos contextos em que estão inseridos.

O arquiteto Celso Vinícius Sales, 24, apresentou o seu projeto “Intervenção no Complexo da Igreja Batista da Capunga”. “A idéia era limpar a imagem frontal da Igreja onde está o estacionamento. No início e término dos cultos, ela sofre uma poluição visual, causada pelo fluxo de pessoas e veículos”, disse o arquiteto, que, em seu projeto, planeja deslocar o estacionamento para o local onde, hoje, fica a quadra do Colégio Americano Batista.

Já a arquiteta, Larissa Cisne, 25, explanou sobre como se daria um projeto de um conjunto de casas na Praia de Itapuama. A justificativa da arquiteta, para o trabalho, foi o grande desenvolvimento apresentado pelo município do Cabo de Santo Agostinho. Larissa apontou o Pólo Turístico, a Ponte do Paiva, além do complexo industrial do Cabo, como argumentos para a realização do seu trabalho.

O último a se apresentar foi o arcoverdense, Pablo Patriota, 23, com o projeto que denominou “Edifício Quintal”. O arquiteto apontou suas origens interioranas, como fator motivante na escolha do seu trabalho. “Sempre vivi em contato com a natureza. Queria ver como seria a combinação dos prédios urbanos com as casas e seus jardins”, disse o arquiteto que foi alvo da maioria das perguntas do auditório.

Fisioterapia promove Oficina de Avaliação Postural
Por Higor Gonçalves

O curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pernambuco promoveu na manhã desta quinta-feira (13), o último dia da primeira Oficina de Avaliação Postural. Elaborada e coordenada pelas professoras Érica Uchoa e Rita Ângelo, a iniciativa, que é pioneira, tem o objetivo de conscientizar os participantes - na maioria estudantes de Fisioterapia - sobre a percepção do próprio corpo.

Segundo Érica Uchoa, as alterações e desvios posturais, em alguns casos, são frutos da cultura estabelecida e da falta de esclarecimento. “A cultura, de certa maneira, tem grande influência na forma como o indivíduo se posta e 90% dos casos são oriundos dessa falta de conscientização”, explicou.

Para a estudante Diandara Oliveira, 9º período de Fisioterapia, a oficina permitiu que os universitários percebessem os hábitos de postura mais recorrentes. “É uma forma de identificarmos os vícios e inadequações mais presentes na população. A oficina também foi uma oportunidade para nos conscientizarmos e autocorrigir a própria postura”, disse.

Promovida no horário das 7h30 às 13h, a Oficina de Avaliação Postural foi realizada, respectivamente, nas salas 401 e 505 do bloco G4. Na primeira, os participantes passavam por uma pequena “triagem”, onde os estudantes avaliavam os hábitos mais freqüentes. Em seguida, eles eram encaminhados para o 5º andar do G4, local da dinâmica de grupo. Lá, participavam de uma prática de relaxamento cujo intuito conscientizava para aprimorar a postura individual.

A oficina de Avaliação Postural recebeu uma média de 200 pessoas por dia, divididas em estudantes de Fisioterapia e público externo. Segundo a professora Rita Ângelo, o trabalho superou as expectativas. “Só no primeiro dia, atendemos aproximadamente 300 pessoas. Foi maravilhoso!”, comemorou.

Minicurso de Direito do Consumidor chega ao fim
Por Higor Gonçalves

Proteger contra a publicidade enganosa, os métodos comerciais desleais, bem como às práticas abusivas impostas no fornecimento de produtos e serviços. Essas são algumas das atribuições do Código de Defesa do Consumidor, ramo recente do Direito, cujo conjunto de normas visa garantir a qualidade dos bens e serviços.

Muito em voga na sociedade contemporânea, o tema foi debatido no minicurso Direito do Consumidor, realizado em dias específicos, na segunda-feira (10) e hoje (13), durante esta 5ª edição da Semana de Integração Universidade Católica & Sociedade (Siucs). Ministrada pela professora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) Maura Gomes de Souza, as aulas do minicurso aconteceram no horário das 9h20 às 12h, na sala 102 do 1º andar do bloco G.

Durante estes dois dias, foram discutidos assuntos relativos à relação de consumo e prestação de serviços. De acordo com Maura Gomes, a defesa do consumidor não se baseia apenas na punição dos que praticam atos ilícitos. Segundo a docente, é preciso que os consumidores se conscientizem dos seus direitos e deveres. “Devemos conscientizar os fabricantes, fornecedores, prestadores de serviços e, principalmente, os consumidores”, enfatizou.

Para o estudante Diego Spinelli, do 10º período de Direito, a sociedade ainda não está preparada para reivindicar seus direitos. “A legislação do Código é muito avançada e as pessoas ainda não estão preparadas para reivindicar os seus direitos. Antes de tudo, é preciso fazer um largo trabalho de conscientização”, afirmou.

Fundamentado na Lei de número 8.078, de 11 de setembro 1990, o Código de Defesa do Consumidor dispõe de 119 artigos que regulamentam as relações de consumo. De acordo com o inciso VI, do artigo 6º, a lei garante, inclusive, a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos, oriundos de práticas comerciais ilícitas.

Psicologia debate sobre adolescência e a sociedade do espetáculo
Por Glaucio Alves

Foi realizado nesta quinta-feira (13), no auditório G1, primeiro andar do bloco G, o 10º Fórum de debates sobre a adolescência com o tema “Adolescência e a Sociedade do Espetáculo”. O objetivo foi situar o adolescente numa sociedade cada vez mais consumista e sem valores, além de analisar que impacto isso traz para a sua formação. Para abrir o evento e falar do assunto, foi convidada a psicanalista e professora da Universidade Federal de Alagoas, Jersuí Tomaz.

O evento é promovido pelo curso de Psicologia e organizado pelos alunos do 4º período do curso sob a orientação da professora Mariel Rocha Pereira de Lyra. De acordo com a docente, se pretende apontar o que se espera desses jovens em uma época em que se vive uma espetacularização e a ausência de valores e referências.

A proposta do Fórum é educar e promover a extensão e a interdisciplinaridade. “Falar da sociedade do espetáculo é importante porque vivemos isso. É um tema que diz respeito a tudo, não só a Psicologia”, afirmou a aluna do 4º período e uma das organizadoras do evento, Gilclécia Oliveira.

Também participou da cerimônia de abertura, representando o Reitor Padre Pedro Rubens, o Pró-reitor acadêmico, professor Junot Matos. Ele defendeu a família como uma instituição fundamental no desenvolvimento do adolescente. Ainda se apresentou durante a abertura do Fórum, o grupo de maracatu Meninos de Ouro, do Centro de Atendimento à Criança. A inscrição foi um quilo de alimento não perecível.

Último dia do Recordando Clarice
Por Clécio sobral e Deijenane Gomes

Satisfação. Foi assim que se encerrou, hoje (13), o último dia do projeto ‘Recordando Clarice’. Durante o evento foi exibido o curta ‘Clarice: o Recife em mim’, projeto de conclusão do curso em jornalismo 2007.1 da Católica, feito pelas alunas Mayra Rossiter, Maria Isabel Chaves e Raquel Carneiro Leão. O documentário, que conta a vida da escritora em Pernambuco, tem depoimentos de personalidades como o escritor pernambucano Raimundo Carrero, a antropóloga e pesquisadora Fátima Quintas, além de parentes e conhecedores de Clarice.

A mesa de discussão contou, ainda, com a presença da escritora Lenilde Freitas, autora de “a poesia na prosa de Clarice”, uma dissertação de mestrado em Teoria da Literatura, e da professora de Filosofia da Faculdade dos Guararapes e da Faculdade Integrada do Recife (FIR), Maria de Fátima Costa, autora da dissertação de mestrado ‘A solidão na obra de Clarice’.

A professora de Filosofia encerrou a palestra explicando a razão de ter escolhido analisar a questão da solidão na obra de Clarice. Para ela, “podemos ver a solidão presente em todos os trabalhos de Clarice, desde de as crônicas mais rápidas, até as mais lapidadas, passando pelos romances, pela ficção, pela novela, etc. Clarice é uma pensadora comprometida com a profundidade do ser, por isso que é comprometida com a solidão, do mesmo modo que é comprometida com o tempo e com a linguagem, porque não dá para trabalhar a questão da solidão, sem trabalhar a questão do tempo e da linguagem”.

Dezembro é o mês “Para amar Clarice”
Por Rodolfo Bourbon

O projeto que reuniu professores, escritores e estudiosos da obra de Clarice Lispector na 5ª Semana de Integração teve encerramento na tarde de hoje (13). No entanto, as celebrações pelos 30 anos da morte da autora de clássicos como “A Hora da Estrela” e “Água Viva” continuam. O evento “Para amar Clarice”, promovido pela ONG Nave da Cultura, movimentará a cidade do Recife no mês de dezembro.

Seminários, concursos, espetáculo teatral, exposições fotográficas e exibições de filmes estão dentro da programação. “Reuniremos especialistas nacionais na vida e obra de Clarice, a exemplo dos professores Lourival Holanda e Benedito Nunes. O objetivo é estreitar ainda mais os laços da cidade com a autora, que já não são poucos, como ela sempre fez questão de deixar claro”, revelou a jornalista Luce Pereira, uma das organizadoras do evento.

A semana dedicada à Clarice tem início no dia 4 de dezembro, com uma exposição fotográfica no Museu da Cidade do Recife. Os dias posteriores contarão com palestras no Teatro Santa Isabel, em paralelo com outras atividades programadas do evento, como as sessões de contação de histórias realizadas nas bibliotecas públicas do Estado. Informações sobre o regulamento dos concursos (Ensaios e Mídia Alternativa), além de textos sobre a autora podem ser vistas no site do projeto “Para amar Clarice”.

CLIQUE AQUI para adentrar no universo da vida e obra de Clarice Lispector.

II Simpósio Internacional de Teologia e Ciências da Religião da Unicap
Por Otávio Portugal

O II Simpósio Internacional de Teologia e Ciências da Religião da Unicap contou com a presença do professor, Cláudio Vianney Malzoni, da Escola Dominicana de São Paulo. O Simpósio que aconteceu das 14h ás 16h, no Auditório Inácio de Azevedo, no 1º andar do bloco B, encerrou suas atividades nesta quinta-feira (13).

O conferencista, Cláudio Vianney, abordou o tema religião de um modo bem simples, mostrando fatos do dia-a-dia como os meios de comunicação de longa distância, a Internet, que de um certo modo retrata a solidão, o medo de lidar com a pessoa face-a-face, citou filmes que mostram essa situação, “Edifício Máster” e “ Denise está chamando”, falou também sobre guerras e o mundo capitalista, terminando a conferência com estudos bíblicos.

O organizador do evento, Gilbraz de Souza Aragão, coordenador do curso de Teologia da Católica, disse que o tema abordado no simpósio foi muito amplo e não estava, unicamente, direcionado aos cursos de Ciências da Religião, por retratar inúmeros acontecimentos que nos afetam diariamente e também a outros cursos relacionados á Ciências Humanas.

Blog: uma nova tendência jornalística
Por Isabel Amaral, Madson Ferreira, Nathália Araújo

A 5ª Semana de Jornalismo, que termina hoje, quinta-feira (13), teve como tema o Jornalismo On-Line: Blogs e abordou a questão editorial de se escrever para Web. A palestra, mediada pelo professor Álvaro Filho, contou com a presença do jornalista Jamildo Melo, do Blog do Jamildo. O evento aconteceu no Espaço Cultural, 1º andar do bloco B, da Católica.

A atualização constante, o funcionamento 24 horas da redação, a interação do leitor e a possibilidade de correção instantânea das matérias são as vantagens desse novo tipo de jornalismo, que exige um perfil “multiuso” do profissional. A cobertura em tempo real e a forma dinâmica e descontraída da notícia no Blog, permite o veículo se tornar cada vez mais popular. Blogs, como o do Jamildo, por exemplo, chegam a receber 300 mil de acessos diários.

“Blog é jornalismo também, é o mesmo produto só que apresentado com uma embalagem diferente”, afirma Jamildo. Ele deixa claro que apesar da linguagem breve e prática, o jornalista de Web tem o mesmo compromisso social, na apuração da notícia, como qualquer outro, e deve prestar serviços à sociedade.

Tecnologia sem preconceito
Por Thaís Nóbrega e Thaisa Lisboa

”O objetivo principal do minicurso, levar a tecnologia aos idosos, foi alcançado”. Essas foram as palavras da bibliotecária Neide Oliveira, uma das coordenadoras do minicurso “Como pesquisar na Internet (para terceira idade)”. Após quatro dias de duas horas/aula, o minicurso chega ao fim, nesta quinta (13), deixando não só os ministrantes, mas, também, os participantes com a sensação de dever cumprido.

Durante os três dias de atividade, os alunos receberam material didático com as principais informações sobre o uso da Internet e do computador. Passo a passo, os participantes tiveram exemplos, que iam desde o processo de ligar o aparelho, até a criação e o envio de e-mails.

Hoje, a prova de fogo foi lançada. Foram disponibilizados, para os participantes, computadores nos quais eles puderam colocar em prática todo conhecimento teórico adquirido. O resultado do curso veio nos certificados que eles receberam, provando, assim, que a terceira idade pensa cada vez mais no futuro, e que não vive mais só de passado.

Habermas é abordado no último dia do minicurso sobre Filosofia da Linguagem
Por Ana Elizabeth Oliveira

Teoria da Ação Comunicativa e Hermenêutica e linguagem. Esses foram os temas abordados no último dia do minicurso sobre Filosofia da Linguagem. A atividade, incluída na 5° Semana de Integração Universidade Católica & Sociedade, aconteceu de segunda-feira (10) até esta quinta-feira (13), na sala 306 do bloco B, e teve como ministrante o professor Karl Heinz.

Segundo Karl, que é coordenador do curso de Filosofia da Universidade, o objetivo do evento é dar aos participantes uma introdução sobre os problemas da Filosofia da Linguagem, por meio do estudo e discussões de obras filosófico-lingüísticas de pensadores da cultura ocidental.

Nesse último dia, o principal conteúdo trabalhado no minicurso foi a Teoria da Ação Comunicativa do filósofo Habermas. Essa teoria pretendia recuperar o potencial comunicador da linguagem, trabalhando ela como um bem coletivo que possui uma função crítica.

A dentista Socorro Orestes, 47, participante do evento, se entusiasmou com o mesmo. Segundo ela, “o curso foi fantástico, porque ele possibilita pensar, refletir e dialogar. Apalavra tem muita força, entretanto minha formação não me permitia chegar a essas conclusões”.

Já a estudante de História, do 2° período, Rita Reis, lançou uma proposta: “Esse curso deveria ser oferecido mais vezes, tendo em vista que ele é provocador para quem se interessa pelos assuntos de linguagem”.

Veja a 2 ª Edição >>

:.Outras Notícias.:

12/09/2007 - Semana de Integração promove o 4º Fórum de Grupos de Pesquisa
12/09/2007 - Semana de Criminologia da Católica aborda “Crime Organizado Internacional" e “Lavagem de Dinheiro”
12/09/2007 - Poesias e debates no projeto Recordando Clarice
12/08/2007 - Semana Interdisciplinar discute políticas públicas de saúde
12/09/2007 - Controle tecnológico do Concreto
12/09/2007 - I Colóquio de História discute causas da Revolução de 1817
12/09/2007 - Simpósio discute Religião e Política na Modernidade
12/09/2007 - Animação no penúltimo dia de minicurso
12/09/2007 - Teatro Nordestino descobre suas origens em minicurso
12/09/2007 - Amantes da fotografia participam de minicurso na 5ª Siucs
12/09/2007 - XIII Jornada de Debates sobre a Infância
12/09/2007 - Apresentação do Madrigal encerra o Simpósio Internacional de Teologia
12/09/2007 - Último dia das apresentações do Pibic
12/09/2007 - Alunos do Ensino Médio apresentam pesquisas do Pibic Jr.
12/09/2007 - Minicurso sobre Citação de Livros destaca exercícios e dinâmicas de grupo
11/09/2007 - Católica realiza conferência do IV Fórum da Pós-Graduação
11/09/2007 - Curso de Psicologia debate sobre a adolescência na 5ª Siucs
11/09/2007 - Católica celebra os 50 anos de vida religiosa do Padre Ferdinando
11/09/2007 - Católica promove VII Jornada de Dependências Químicas

Impressão  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Débora Ramalho, Glaucio Alves, Higor Gonçalves e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS e fotografia: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

Produção de Vídeo: Luca Pacheco

Designer: Java Araújo

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


OUTUBRO

01 a 18/11 - Inscrições para o Vestibular 2008.1 começam na próxima segunda-feira

16 a 19 - Cursos de Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia promovem o TacTof

17, 18 e 19 - Grupo Wave Unicap apresenta show “Pra você gostar de mim”

19 - “Ônibus 174” de José Padilhaé exibido na Católica

19 a 23/11 - Estão abertas as inscrições para os Mestrados da Católica

até 19 - Fonoaudiologia oferece curso de Língua Brasileira de Sinais

22 a 26 - Semana da Gagueira na Católica terá programação especial

24, 25 e 26 - Romântico, brega e sertanejo em cartaz no MPB Unicap

NOVEMBRO

6- Simpósio de atualização multidisciplinar foi adiado

7, 8 e 9 - Mandacaru faz reflexão sobre o nascimento de Jesus

Até 30 - Católica abre inscrições para sete cursos de Especialização

 

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000