A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 23 de outubro de 2007 Ano 6

Católica é finalista em duas categorias no Prêmio Melhores Universidades
Por Glaucio Alves

Prêmio Banco RealA Universidade Católica de Pernambuco é finalista no Prêmio Melhores Universidades Guia do Estudante Banco Real 2007 em duas categorias: Melhor Desempenho em Pesquisa Científica e Sustentabilidade. Na primeira, concorrem 29 instituições superiores particulares e públicas e, na segunda, apenas cinco universidades. Os vencedores vão ser conhecidos durante cerimônia realizada na noite desta terça-feira (23), no Teatro Abril, em São Paulo.

A Católica é a única instituição do Nordeste a participar da categoria Sustentabilidade. Estará concorrendo o trabalho “Implantação do Sistema Integrado de Destinação Final dos Resíduos Sólidos do Município do Rio Formoso”, do professor Silvio Romero. O Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, a professora Carmen Barreto e Silvio Romero vão representar a Universidade na cerimônia de entrega do Prêmio.

Pela primeira vez, serão apresentadas as melhores Instituições de Ensino Superior publica e privada de cada região do Brasil com melhor desempenho em pesquisa científica. "O bom desempenho de uma instituição em produção científica é uma das condições fundamentais para que um país possa progredir", destacou o diretor de redação do Guia do Estudante, Ricardo Lombardi.

Os resultados do prêmio chegarão às bancas no dia seguinte ao evento, nesta quarta-feira (24), como um encarte do Guia do Estudante – Melhores Universidades 2007.

Cientista da Nasa realiza palestra na Católica
Por Rodolfo Bourbon

Do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, na Califórnia (EUA), para o Auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco. Este será o trajeto da cientista Rosaly Lopes. A convite do curso de Física da Unicap, a PhD em Geologia Planetária e Vulcanologia realizará uma conferência no dia 6 de novembro, às 18h, abordando carreira, trabalho e pesquisas sobre atividades vulcânicas nos planetas do Sistema Solar.

Nascida no Rio de Janeiro, a cientista deixou o Brasil para estudar Astronomia na Universidade de Londres. Após conquistar a titulação de PhD, Rosaly passou a escrever teses de pesquisas comparativas dos vulcões nos planetas Terra e Marte. A especialista em fluxo de lavas viajou para diversos países, como Itália e Havaí, onde observou de perto as erupções. Curadora do Museu de Ciência na capital inglesa, representante do Observatório Real de Greenwich, professora e autora de inúmeros artigos completam o extenso currículo da profissional.

A palestra é voltada para os alunos de Física e graduações afins, profissionais da área e estudantes do Ensino Médio, visando despertar o interesse do assunto nos jovens. Será cobrada uma taxa de R$ 10, com o intuito de arrecadar fundos para a construção da Base de Lançamento de Foguetes Experimentais Dra. Rosaly Lopes, na cidade de Bezerros, interior de Pernambuco. Informações pelo telefone (81) 2119-4165.

Jornalismo perde Orismar Rodrigues
Por Higor Gonçalves, com informações do Jornal do Commercio (JC)

Foi sepultado no final da tarde de hoje (23), no Cemitério Parque das Flores, em Tejipió, o corpo do jornalista, colunista social e poeta pernambucano Orismar Rodrigues. Ex-aluno do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco, Orismar graduou-se no segundo semestre de 1972.

“O jornalismo pernambucano amanheceu de luto. A circunstância é lamentável, principalmente por se tratar de um homem jovem, em sua plena força produtiva. Foi uma grande perda”, afirmou o coordenador do curso de Jornalismo da Católica, Paulo Fradique.

Amigos, familiares e personalidades das artes e da política compareceram ao cemitério para prestar a última homenagem ao jornalista. Orismar Rodrigues faleceu no início da madrugada de hoje, às 0h15, vítima de uma síndrome hemorrágica pulmonar renal. O colunista estava internado desde o dia 23 de setembro, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Joana, no Derby.

Trajetória - Nascido em Gravatá, no Agreste do Estado, Orismar Rodrigues assinava, ao lado da jornalista Roberta Jungmann, há mais de dez anos, a coluna social “Dia-a-Dia”, do Jornal do Commercio (JC). Antes do JC, o jornalista atuou por 18 anos na coluna João Alberto, do Diario de Pernambuco (DP).

Jornalista, colunista social e poeta, em seu currículo estão seis livros de poesia. Em 2004, foi lançada a “Antologia Poética de Orismar”. organizada pela poeta Lucilá Nogueira. Já no ano seguinte, seus livros ganharam uma interpretação teatral.

Católica promove conscientização na Semana da Gagueira
Por Rodolfo Bourbon

Desde a última segunda-feira (22), o Dia Internacional de Atenção à Gagueira vem sendo lembrado em todo o País. A Universidade Católica de Pernambuco não deixou a data passar em branco e marcou a comemoração promovendo um debate sobre o assunto. Fonoaudiólogos, professores, estudantes de iniciação científica e portadores de disfemia, distúrbio da linguagem em que a pessoa repete as sílabas ou faz longas pausas ao pronunciar as palavras, conhecido pela grande maioria da população como ‘gagueira’.

Após as explanações dos ex-pacientes da Clínica de Fonoaudiologia da Católica sobre o tratamento, sensações e preconceitos sofridos em razão da disfunção, a fonoaudióloga Cristiana Studart apresentou análise de casos clínicos. Estudantes de iniciação científica dos cursos de Fonoaudiologia e Jornalismo também explicaram os assuntos abordados nas pesquisas ao público presente, no auditório G1.

As experiências de diálogo entre profissionais e portadores da gagueira no mundo virtual, como no programa MSN Messenger e no site de relacionamentos Orkut, a exemplo da comunidade “Gagueira não tem graça: tem tratamento”, foi assunto apresentado pela fonoaudióloga Lílian Dantas. “Ao invés de críticas e cobranças, as pessoas devem ajudar e relatar experiências para o processo de recuperação”, revelou a palestrante, que é ex-aluna da graduação em Fonoaudiologia e da especialização em Linguagem da Unicap.

Organizado pelo curso de Fonoaudiologia da Católica, o evento contará até a próxima sexta-feira (26) com trabalhos educativos de instrução e panfletagem nas principais escolas do ensino infantil, fundamental e médio do Recife, shoppings, supermercados, estações de metrô, além de cidades do interior do Estado. O objetivo é alertar a população sobre os distúrbios, inclusive psicológicos, que a ‘gagueira’ pode causar e os tratamentos para a disfunção.

Palestra aborda Edição e TV Digital, na Católica
Por Débora Ramalho

Preparar o jovem para a convergência de todas as mídias (TV, Rádio, Internet, Celular, entre outros), organizar um conteúdo completo, voltado para o regional e abrir espaço para o telespectador opinar, sugerir e participar da construção da notícia no telejornalismo. Essas são algumas mudanças que já podem ser vistas no cotidiano do jornalismo e que vai perdurar com a implantação da TV Digital. Esse foi o foco da palestra realizada na Universidade Católica de Pernambuco na noite desta segunda-feira (22), pela diretora de jornalismo e editora da TV Jornal, Bia Ivo.

“Os parâmetros do jornalismo não vão mudar a forma de construir a notícia, mas a tecnologia vai sofrer um grande impacto. Mudam os ângulos, abordagens, cenários, enquadramentos”, afirma a palestrante. Segundo Bia, os alunos que estão em formação nas universidades, atualmente, irão encontrar um novo mundo. Hoje, o telespectador não se limita a ser apenas um receptor, ele começa a interagir com o conteúdo das informações e essa interferência do espectador será mais direta e intensa.

A palestra também abordou o trabalho do editor, já que Edição será o tema central dos outros três encontros, abordando a relação do assunto com o jornalismo impresso e a fotografia. O evento está sendo promovido para os alunos de Jornalismo da Católica, com a supervisão dos professores Carlos Benevides, Andréa Moreira e Adriana Dória, que lecionam, respectivamente, as disciplinas Rádio, TV e Edição.

Professores da Católica participam de Encontro das escolas de Comunicação
Por Higor Gonçalves

A Universalização do Ensino Superior e os Cursos de Comunicação Social. Esse é o tema do VI Encontro Pernambuco/Nordeste das Escolas de Comunicação, que acontece nesta terça (23) e quarta-feira (24), na Faculdade Marista, localizada no bairro de Apipucos, no Recife. Promovido pelo Fórum de Professores de Comunicação do Estado de Pernambuco, o evento contará com a realização de palestras, mesas-redondas, conferências e apresentações de grupos de trabalho (GT’s).

A solenidade de abertura do encontro ocorreu no início da noite de hoje, às 19h, com a conferência: “A universalização do ensino superior e o curso de comunicação social”, ministrada no auditório da Faculdade Marista, pela professora Adriana Sales Almeida, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Nesta quarta-feira (24), o evento receberá os professores da Católica Ricardo Mello (de Jornalismo), Rodrigo Duguay (Publicidade) e Alfredo Sotero (do curso de Relações Públicas), que participarão de mesas-redondas específicas, a partir das 9h. À tarde, diversos docentes apresentarão suas pesquisas nos grupos de trabalhos (GT’s), que irão abordar assuntos como “Mídia, Cultura e Tecnologia”, “Publicidade e Marketing”, “Comunicação, Educação e Cidadania”, “Comunicação Organizacional e Relações Públicas”, dentre outros.

O VI Encontro Pernambuco/Nordeste das Escolas de Comunicação tem o apoio da Universidade Católica de Pernambuco e de outras Instituições de Ensino Superior (IES).

5ª Edição - Há cerca de um ano, a Católica sediou, no campus da instituição, o 5º Encontro Pernambucano das Escolas de Comunicação. O evento promoveu palestras, mesas-redondas e apresentações de grupos de trabalho (GTs). Na ocasião, houve o lançamento da Cátedra Luiz Beltrão, uma homenagem da Católica ao fundador do curso de Jornalismo da Universidade.

Acesse a programação do VI Encontro Pernambuco/Nordeste das Escolas de Comunicação pelo link.

Palestra discute alternativa à crise da modernidade proposta por Habermas
Por Glaucio Alves

O Projeto Cinco e Meia, promovido pelo Departamento de Filosofia da Católica, traz a discussão “Alternativa Habermasiana à crise da modernidade: o resgate do ideário da razão Iluminista”. O encontro é aberto ao público e vai acontecer às 17h desta quinta-feira (25) no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas, localizado no primeiro andar do bloco B.

A palestra será ministrada pelo Bacharel em Ciências Jurídicas e em Filosofia pela UNICAP, Dario Rodrigues Leite Oliveira. Na ocasião, será realizada uma exposição visando apresentar a proposta do filósofo alemão Jürgen Habermas para a saída da crise da modernidade, presente nas obras “O Discurso Filosófico da Modernidade, Verdade e Justificação – ensaios filosóficos” e “Pensamento Pós-metafísico – estudos filosóficos”. 

O Projeto Cinco e Meia tem o objetivo de propor um momento de reflexão e debate e um espaço para que professores e alunos possam apresentar pesquisas e aprofundarem conhecimentos na área das Ciências Humanas.

Católica inaugura Núcleo de Estudo e Pesquisa em Direito Processual Civil
Por Higor Gonçalves

A Universidade Católica de Pernambuco inaugura, na próxima quinta-feira (25), o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Direito Processual Civil Professor José de Moura Rocha. A solenidade terá início a partir das 19h, no Auditório Padre Antônio Vieira (G2), com a palestra “A Nova Execução no Processo Civil Brasileiro”, ministrada pelo professor Fredie Didier Júnior. Os debatedores serão os professores Leonardo José Carneiro da Cunha e Alexandre Freire Pimentel, além do ex-mestrando da Católica Roberto Campos.

Realizada pelo Centro de Ciências Jurídicas da Unicap (CCJ), a inauguração do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Direito Processual Civil Professor José de Moura Rocha tem o apoio da Escola Superior de Advocacia (ESA) e do Diretório Acadêmico Fernando Santa Cruz. Informações: (81) 2119-4177.

Mozart, Mendelssohn e Brahms in concert na Católica
Por Higor Gonçalves

O Madrigal Unicap realizará, no próximo sábado, dia 27, a partir das 20h, o Recital Mozart – Mendelssohn – Brahms.  O espetáculo, como o próprio nome sugere, vai apresentar composições dos mestres Johannes Brahms (século XIX),Jakob Ludwig Felix Mendelssohn (século XIX) e do expoente máximo da música clássica, Wolfgang Amadeus Mozart – do século XVIII.  A apresentação, que será marcada pelas interpretações dos solistas Adonis Bezerra, Albery Lins, André Menezes, Mary Ruth, dentre outros, vai acontecer na Capela da Unicap. A entrada é franca.

 

:.Outras Notícias.:

18/10/2007 - Inclusão de pessoas com deficiência marca o último dia de palestras do Tactof
18/10/2007 - Tactof encerra ciclo de palestras
18/10/2007 - Professores de Publicidade da Católica participam de encontro nacional
18/10/2007 - Júri simulado coloca o Orkut do banco dos réus
18/10/2007 - Quinta em Ritmo e Poesia reúne artistas pernambucanos na Católica 
18/10/2007 - Tintas Coral abre inscrição para estágio
18/10/2007 - Ex-aluna da Católica organiza exposição fotográfica
18/10/2007 - Festa da turma de Direito promete agitar o fim de semana
17/10/2007 - Acessibilidade foi o tema de abertura do segundo dia do Tactof
17/10/2007 - Público do Tactof entra em contato com produtos de tecnologia assistiva
17/10/2007 - Preservação dos patrimônios culturais é tema de palestra na Católica
17/10/2007 - Ciclo de vida útil dos produtos é tema do “Quinta na Química”
17/10/2007 - “Ônibus 174” de José Padilhaé exibido na Católica

Impressão  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Débora Ramalho, Glaucio Alves, Higor Gonçalves e Anne Mendes (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

Produção de Vídeo: Luca Pacheco

Designer: Java Araújo

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 

DEZEMBRO

até 2 - Incrições para o Vestibular

9 - Prova do Vestibular

até 28 - Inscrições para os Mestrados

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000