A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 31 de maio de 2007 Ano 6

Católica é tetracampeã no “Marcas que eu Gosto”
Por Raítza Vieira com informações do Diario de Pernambuco

A Universidade Católica de Pernambuco conquistou pela quarta vez consecutiva o troféu da pesquisa “Marcas que Eu Gosto”, no segmento Instituição Privada de Ensino Superior. A pesquisa, promovida pelo Diario de Pernambuco e realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), tem o objetivo de identificar as marcas preferidas do consumidor recifense.

Segundo a pesquisa, a Católica foi a instituição favorita dos recifenses eleita com 31 %, já no quesito de tradição, a Católica atingiu 56 % e em qualidade 42%. Para chegar a esse resultado, o Ipespe entrevistou 600 pessoas que representavam o perfil do consumidor recifense. Todas elas responderam questionários sobre suas marcas preferidas em 31 setores da economia, levando em consideração preço, qualidade e tradição.

A premiação do “Marcas que eu Gosto” ocorreu na noite de ontem (30), na casa de festa Rose Beltrão, em Apipucos.

Católica participa da Semana do Meio Ambiente
Por Higor Gonçalves

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (30), na sala de seminários do sétimo andar do bloco G4, a reunião que discutiu a participação da Universidade Católica de Pernambuco na Semana do Meio Ambiente, que será realizada entre os dias 03 e 08 de junho, no Espaço Ciência.

O representante da Secretaria Executiva do Meio Ambiente, Clemente Coelho Júnior, juntamente com assessor de fomento e inovação tecnológica da Católica, Francisco Luiz dos Santos; a coordenadora do curso de Relações Públicas, Verônica Brayner; o jornalista da Assecom, Daniel França; o coordenador dos cursos de Química e Engenharia Ambiental, Valdemir Alexandre dos Santos; o professor de Meio Ambiente, Sérgio Paiva, e estudantes do curso de Relações Públicas debateram os detalhes da participação da Universidade.

Da reunião, ficou certo que: por meio dos seus alunos e professores, a Católica vai participar efetivamente nos dias 05 (terça-feira), 06 (quarta-feira), 07 (quinta-feira) e 08 (sexta-feira) de junho.

Promovida pelo Governo do Estado, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma), a Semana do Meio Ambiente vai abordar as questões relativas ao aquecimento global. O objetivo principal do evento é motivar os participantes a refletirem e debaterem, de maneira democrática e multidisciplinar, sobre os assuntos relacionados à preservação ambiental.

Três estudantes do curso de Relações Públicas, coordenados pela professora Verônica Brayner, vão distribuir materiais informativos e exibir dois vídeos apresentados no evento “Reciclo” – realizado pela Católica, no último dia 22 de maio, que chamou a atenção para os problemas enfrentados pela natureza.

Além deles, alunos dos cursos de Engenharia Química e Engenharia Ambiental vão participar fazendo o Monitoramento Bacteriológico da Qualidade do Ar – demonstração que acontecerá no próprio local. Coordenados pelos professores Valdemir Alexandre e Sérgio Paiva, os estudantes vão demonstrar “ao vivo” a Neutralização de Efluentes Industriais – tratamento dos líquidos poluentes antes de serem descartados nos rios - e a Determinação do Índice de Cloreto de Névoa Marinha – experimento que indica a corrosão dos materiais (maresia) em relação à distância com o mar.

De acordo com o assessor de fomento e inovação tecnológica da Católica, Francisco Luiz dos Santos, “a participação na Semana do Meio ambiente demonstra a preocupação da Universidade em relação às causas ambientais”, disse. O assessor completa ainda que “faz parte das nossas atividades acadêmicas discutir sobre os temas contemporâneos e de interesse social”, afirmou.

A Semana do Meio Ambiente (Aquecimento Global) acontecerá de 03 a 08 de junho, no Espaço Ciência - localizado no Complexo de Salgadinho, em Olinda.

Informações: (81) 3425-0300.

Cine-debate aborda “Uma Verdade Inconveniente”
Por Débora Ramalho

Cine-debateO Diretório Acadêmico de Direito promoveu hoje (31) um cine-debate sobre o documentário: Uma Verdade Inconveniente. O filme é apresentado pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos da América, Al Gore e retrata os mitos e equívocos, em torno da questão do aquecimento global, através de gráficos, números, imagens de regiões do planeta.

O promotor do meio ambiente, André Felipe, a professora de Direito Ambiental da Católica, Cíntia Cysneiros e o biólogo, Alexandre Araújo, estiveram na exibição e no final da apresentação realizaram um debate com os estudantes. Os principais questionamentos foram sobre o que pode ser feito, diante da situação alarmante em que o mundo se encontra, um questão que é de interesse de toda humanidade.

A participação dos alunos foi válida como atividade complementar (4 horas).

Premiações – O documentário ganhou dois Oscars, nas categorias: Melhor Documentário e Melhor Canção Original ("I Need to Wake Up"), neste ano de 2007.

Católica participa da Semana das Profissões do Colégio Motivo

A Universidade Católica participou do segundo e último dia da Semana das Profissões do Colégio Motivo, em Boa Viagem. Na manhã desta quinta-feira (31), a Católica levou professores, funcionário e alunos dos cursos das áreas de saúde e exatas para apresentar aos estudantes do Ensino Médio e Pré-vestibular, por meio de palestras, o mercado de trabalho e os cursos das profissões de Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia e Física.

Representando a Católica, no evento do Colégio Motivo, estavam os professores Adeildo de França, de Física e Jonia Alves de Lucena e Denise Costa Menezes, de Fonoaudiologia. Participaram também Ana Karina Pessoa, terapeuta ocupacional da Clínica Corpore Sano; a aluna do sétimo período de Fonoaudiologia, Anna Paula Kahn e dois alunos e estagiários da Clínica de Psicologia, Biahnka Oliveira e Willames Santos.

A equipe da Assessoria de Comunicação da Unicap (Assecom), composta pelo jornalista Vlaudimir Salvador e pelos estagiários Thiago César, Gabriela Andrade e Vanessa Fernanda, e que estiveram presentes também ao evento distribuiu folders dos cursos oferecidos pela Católica, exibiu o Vídeo Católica In, onde estudantes dos colégios da Região Metropolitana tiram suas dúvidas sobre a futura profissão, e divulgou o Vestibular 2007.2 da instituição.

Júlio Cezar, aluno do Pré-vestibular do Colégio Motivo comentou sobre a sensação de se ver no vídeo do Católica In. “Foram os meus colegas de classe que me viram e foram me chamar. Fiquei surpreso ao me ver no vídeo e achei interessante a proposta da Católica em produzir esse vídeo”. O estudante disse ainda que pretende prestar vestibular na Católica, para Direito.

Professor da Católica lança “Comunicação de Interesse Público”
Por Débora Ramalho

A segunda edição do livro “Comunicação de Interesse Público” (Editora Bagaço), do professor da Universidade Católica de Pernambuco, Ricardo Mello, será amanhã (1º) às 18h30, no auditório do bloco J.

Haverá um debate com o tema “Comunicação pública: onde já se viu?”, que contará com a participação do apresentador do programa Sopa Diário, Roger de Renor, o professor da Universidade Federal de Pernambuco, Edgard de Rebouças, e o membro do Centro de Cultura Luiz Freire, Ivan Moraes Filho.

O encontro conta, também, com a participação do monitor da Oi Kabum Escola de Arte e Tecnologia, Ailton “Peste”, e da professora da Católica, Andréa Moreira.

O evento é aberto ao público e a entrada é franca.

Projeto Cinco e Meia aborda a “Ética do Consumo”
Por Higor Gonçalves

Nós vivemos para consumir ou consumimos para viver? A resposta para este questionamento será discutida na palestra “Ética do consumo”, que acontecerá nesta sexta-feira, dia 1º, a partir das 17h, dentro do Projeto Cinco e Meia.

O debate, que será realizado no Espaço Loyola da Católica, vai abordar as várias perspectivas do consumo enquanto satisfação de necessidades individuais e de interação social. As diretrizes éticas para se consumir de maneira justa e solidária, além da análise das responsabilidades sociais e ambientais do consumo, também serão debatidas.

Por último, o palestrante do encontro, professor Severino Dias (Católica), fará um “exame” das variadas vertentes do consumismo: exibicionista (desnecessário e fútil), hedonista (associado ao prazer momentâneo) e utilitarista (relativo ao resultado prático imediato).

O Projeto Cinco e Meia é uma iniciativa do curso de Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco e já existe há cerca de17 anos. A entrada para a palestra de amanhã é gratuita. O Espaço Loyola está localizado na sala 005 - térreo do bloco B.

Informações: (81) 2119-4171.

Católica realiza I Encontro de Conscientização Ambiental
Por Higor Gonçalves

A poluição do meio ambiente, o desmatamento das reservas ecológicas e outras práticas típicas do descaso com a natureza estão provocando o aquecimento acelerado da Terra. O documentário “Uma verdade inconveniente” (An inconvenient truth), de autoria do cineasta David Guggenheim e do ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, é uma crítica não-ficcional ao desrespeito humano.

O filme, de aproximadamente uma hora e 40 minutos, será exibido a partir das 18h30, no I Encontro de Conscientização Ambiental Universitário na Católica, que acontece na próxima quarta-feira (6), no auditório GII da Universidade.

Após a sessão, vai ocorrer um debate sobre a questão ambiental que contará com as presenças do vereador e presidente da Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito do Recife, Luiz Helvécio (PT); da coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Católica, Goretti Sônia Silva; da professora de Direito Ambiental da Unicap, Cynthia Suassuna e da professora do curso de Engenharia Ambiental, Maria das Graças Vasconcelos.

O I Encontro de Conscientização Ambiental Universitário na Católica é uma iniciativa da Unicap em parceria com o Grupo “Acorda” – formado por alunos de diversas graduações da Universidade.

Após o evento, serão entregues certificados de atividade complementar (3h/a).

Informações: (81) 8806-3341.

Alunos de Jornalismo abordam, em vídeo, o cotidiano dos moradores de rua
Por Rodolfo Bourbon

“Vi ontem um bicho, na imundície do pátio, catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa, não examinava nem cheirava: engolia com voracidade. O bicho não era um cão, não era um gato, não era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem.” O poema do pernambucano Manuel Bandeira é o texto de abertura do vídeo produzido por estudantes de Jornalismo da Universidade Católica. O cotidiano dos moradores de rua do Recife foi o tema do Projeto Experimental.

Orientados pelo professor Cláudio Bezerra, os estudantes Sérgio Peres, Sarah Rachel e Fábia Raposo, que estão no último período do curso, enfocaram no vídeo “No Olho da Rua” um tema considerado “polêmico” sem abusar do sensacionalismo. “Observamos fatos impressionantes e comoventes. No entanto, entendemos que isto já é veiculado em demasia pela mídia. Portanto destacamos um novo olhar, a partir da percepção dos próprios moradores de rua”, explica Sarah.

Os fatos surpreendentes foram observados nitidamente pelo aluno Sérgio Peres. Com o intuito de conhecer melhor a rotina das pessoas que vivem à margem da sociedade, o estudante passou uma semana inteira dormindo nas ruas do Centro do Recife. “Pude sentir na pele as dificuldades enfrentadas. É complicado você passar o dia e não saber nem onde irá dormir. Pior ainda é não ter a certeza de que irá acordar”, revela.

Uma semana antes das gravações, um fato chocou os estudantes e os personagens do vídeo. Um morador de rua foi assassinado à pedradas. Na ausência de documentos e dos familiares, a vítima foi enterrada como indigente. “Isto atrapalhou um pouco a nossa produção, pois as pessoas ficaram temerosas com o acontecimento”, conta Sérgio, revelando que conhecia parte da realidade social, já que é padre há mais de 10 anos, mas não tinha a abrangência de toda situação.

Mitos – Um dos objetivos bem-sucedidos do trabalho foi a desmistificação de certos paradigmas sociais, como a idéia de que os chamados “mendigos” não possuem capacidade intelectual. “Alguns deles têm, inclusive, formação acadêmica. Um dos moradores possuía diploma de graduação em Filosofia e Letras. Além disso, muitos são leitores assíduos de jornais e revistas”, revela Sérgio.

Outra antítese revelada pelo grupo foi a demonstração de que os moradores de rua não são “vagabundos” ou acomodados a sempre pedir esmolas. “Alguns deles trabalham como engraxates, camelôs e outras atividades, mas mesmo assim não conseguem pagar um aluguel de casa. Sem contar a deficiência estrutural dos abrigos públicos”, concluem os integrantes da equipe, revelando que o Recife possui mais de 1400 moradores de rua.

O projeto experimental em jornalismo será avaliado, pela banca examinadora, no dia 26 de junho.

 

:.Outras Notícias.:

30/05/2007 - Católica homenageia Padre Theodoro Peters com o título de Doutor Honoris Causa
30/05/2007 - Pe Theodoro Peters: mais que um educador, um humanista
30/05/2007 - Alunos de Relações Públicas da Católica promovem o 9º ENEERP
30/05/2007 - Forró é tema de Projeto Experimental de Jornalismo
30/05/2007 - 11º Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica termina amanhã
30/05/2007 - Católica participa da Semana das Profissões do Colégio Motivo
30/05/2007 - Neal discute a crise ética nos dias atuais
30/05/2007 - Alunos de Jornalismo realizam a festa “Imprensa que eu Gosto”
30/05/2007 - Católica participa do Pernambuco Verde
30/05/2007 - Prêmio Internacional concede 18 mil euros aos vencedores
29/05/2007 - Alunos de Publicidade e Propaganda ficam em segundo lugar no Prêmio Asserpe
29/05/2007 - Estudantes de História promovem minicurso
29/05/2007 - Alunos de Arquitetura realizam APO no Conjunto Habitacional da Torre

  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bruna Lima, Débora Ramalho, Higor Gonçalves, Raítza Vieira e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


JUNHO

25 a 31 de Julho - Biblioteca muda o horário de funcionamento durante as férias

JULHO

Julho - Cursos de Extensão: boa pedida para as férias

26 a 31 - Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais divulga programação de defesas das dissertações

29 - Grupo Flor de Maracujá realiza apresentação na Livraria Cultura

31 - Avaliação Institucional da Católica tem prazo prorrogado

AGOSTO

2 - Aulas começam no dia 2 de agosto

SETEMBRO

10 a 14 - Católica realiza a 5ª Semana de Integração em setembro

 

 

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000