A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 29 de maio de 2007 Ano 6

Alunos de Publicidade e Propaganda ficam em segundo lugar no Prêmio Asserpe
Por Higor Gonçalves

Alunos de Publicidade

Imagine um copo de cerveja sendo cheio. Agora a frase: “as pessoas passam horas e horas tentando convencer você..., a TV só precisa de 30 segundos”. A idéia fez parte de um vídeo de 30 segundos, elaborado por dois alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Católica, que ficou em segundo lugar (Categoria Universitário) na sétima edição do Prêmio Asserpe de Rádio e TV - realizado na última quinta-feira (24), no Rose Beltrão Recepções, em Apipucos.

Assista o video >>

Os autores Leonardo Rodrigues e Emmanuel Felipe (ambos do 5° período) ficaram surpresos e satisfeitos com o prêmio. O vídeo deles disputou no segmento “televisão” e concorreu com outros seis trabalhos inscritos. De acordo com Leonardo, “o prêmio gera muito orgulho”. Emmanuel afirma que “é um ‘ponto’ a mais para o currículo”.

A filmagem e fotografia do trabalho foram feitas pelo cinegrafista Ricardo Max, da Católica. A edição de imagens e finalização ficou por conta de João Maria, também da Unicap.

Premiação - O 7º Prêmio Asserpe de Rádio e TV foi promovido pela Associação das Empresas de Radiodifusão de Pernambuco (Asserpe) e teve o objetivo de premiar as melhores produções publicitárias criadas por profissionais e estudantes do Estado.

No total, foram inscritos 253 trabalhos entre profissionais e estudantes. Todo o material foi julgado no último dia 19 por uma comissão formada por profissionais da área de comunicação. Os três primeiros colocados (profissionais de atendimento, mídia e criação) foram contemplados com certificado Ouro, Prata e Bronze, além do prêmio para as produtoras, agências e anunciantes. Os vencedores na categoria universitário receberam certificados de honra ao mérito.

Estudantes de História promovem minicurso
Por Débora Ramalho

Os estudantes, do 4º período de Licenciatura em História, José Lourenço Neto e Renildo Milet, ambos estagiários do Museu de Arqueologia da Universidade Católica, irão promover o minicurso “Nosso Patrimônio Pré-histórico como Proposta”. A atividade faz parte da programação do “Encontro de práticas e estágio curricular”, que se encerrará amanhã (30), na Universidade Católica de Pernambuco.

Orientados pela professora Mariza Lins Sposito, os alunos pretendem incentivar estudantes de outros cursos a se aproximarem da realidade e dos problemas sociais existentes, de acordo com a lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. O encontro está marcado as 18h30, no 3º andar do bloco B do Campus, onde além de ministrar o minicurso, os alunos vão articular sobre a proposta pedagógica elaborada.

MUSEU - Baseados na lei que defende o direito à memória como parte da cidadania cultural e enriquecendo a programação do encontro, os estudantes promoveram, hoje, uma expedição ao Museu Arqueológico da Universidade, para apresentar o acervo local aos visitantes.

Informações pelo telefone (81) 2119-4169.

Alunos de Arquitetura realizam APO no Conjunto Habitacional da Torre
Por Raítza Vieira

Com o objetivo de fazer o alunado vivenciar na Universidade a prática profissional, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco realizará uma Avaliação de Pós-ocupação (APO) no Conjunto Habitacional da Torre. A visita, que ocorrerá na manhã do próximo sábado, dia 2, faz parte da disciplina Materiais e Tecnologia da Construção III, lecionada pela professora Paula Maciel.

Vinte e cinco alunos do 5º período irão visitar o conjunto. Eles, durante a experiência, entrevistarão os moradores do conjunto habitacional, a fim de saber a opinião deles em relação aos aspectos de moradia, como dimensão, localização, acústica e conforto térmico. Além disso, os alunos identificarão o perfil social desses moradores.

De acordo com Paula Maciel, o objetivo do trabalho é fazer um diagnóstico sobre a situação atual do conjunto habitacional, identificando aspectos positivos e negativos de forma a contribuir com a elaboração de novos projetos. “Esse diagnóstico será enviado à Prefeitura da Cidade do Recife, através da pesquisa ‘Sustentabilidade em Habitação Popular’ que desenvolvo em conjunto com o professor do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Pernambuco, Jéferson Silva”, acrescentou.

Para a professora essa visita ao Conjunto Habitacional da Torre é importante, pois faz com que o aluno tenha um contato com uma realidade diferente da que ele vive. “Esse foi um dos motivos da escolha do local. Antes, a APO era realizada em edifícios residenciais de classe média”, disse Paula. Ela destaca que a visita é uma oportunidade dos alunos desempenharem atividades, como a APO que hoje está sendo solicitada pelo mercado de trabalho.

Segundo Paula, as expectativas para a visita são as melhores. “Espero que o grupo possa contribuir para um modelo de habitação popular mais adequado.”

Estudantes de turismo visitam a cidade alagoana de Piranhas
Por Raítza Vireira

Cinqüenta e cinco alunos do 5º e 6º período do curso de Turismo da Universidade Católica de Pernambuco farão uma viagem, no próximo dia primeiro, para o município de Piranhas, localizado no oeste de Alagoas.

Durante os três dias de permanência em Piranhas, os alunos irão ao Rio São Francisco, já que ele banha o município. Além de visitar a Usina Hidroelétrica de Xingó, fazer trilhas, visitar museus e passear de catamarã.

“A intenção é fazer com que os alunos tenham um contato com o Rio, aprendam sobre o meio ambiente e a realidade sócio-econômica da região. Dessa forma o turismo pode estimular o desenvolvimento econômico da região e a preservação do meio ambiente”, disse a coordenadora do curso de Turismo da Católica, Roberta Cajaseiras.

Segundo Cajaseiras, a dinâmica será multidisciplinar, envolvendo várias disciplinas do curso, como Ecodesenvolvimento, Organização das Empresas Turísticas I e II e Estudos Históricos e Turísticos do Nordeste. “É sem dúvida de grande importância uma viagem como essa, porque os alunos irão aprender em in loco a questão da responsabilidade social e ambiental”, completou.

Ainda durante a viagem, os alunos farão exercícios para identificar os problemas da região, e assim passar esses dados aos gestores do local.

Os alunos viajarão acompanhados do professor da disciplina Ecodesenvolvimento do curso de Turismo da Católica, Jorge Araújo, e da coordenadora do curso, Roberta Cajaseiras.

D.A. de Engenharia Civil promove a 1ª Semana de Impermeabilização
Por Rodolfo Bourbon

Impermeabilização é o ato de tornar algum material, área ou objeto impermeável, isto é, de fazer com que a água ou outro fluido não consiga atravessar estes componentes. Para além da definição do dicionário, o assunto deve ser analisado não só pelos engenheiros civis, já que a função desta técnica está diretamente ligada à segurança dos patrimônios.

O aumento da durabilidade dos edifícios e casas, impedindo a corrosão das armaduras do concreto e a garantia da salubridade do ambiente são resultados do processo de impermeabilização e comprovam a necessidade do debate coletivo em torno do tema. Por este motivo, o Diretório Acadêmico do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica promove a 1ª Semana de Impermeabilização, com o intuito de analisar diversas diretrizes sobre o assunto.

Amanhã (30), a partir da 17h30, os engenheiros Arlyton Silva e Marcos André, consultor técnico e gerente técnico-comercial da Vedacit, respectivamente, abordarão em uma palestra o tema “Sistemas de impermeabilização”. Na quinta-feira (31), às 20h30, o também engenheiro Luiz Fernando Bernhoeft, da Petrus Consultoria, mostrará como conseguir sucesso na técnica de impermeabilização.

Os encontros, com duração média de uma hora, acontecem na Sala Multiuso do bloco D (1º andar) da Católica. A participação no evento é gratuita. Informações pelo telefone (81) 2119-4178.

Alunos participam do 11º Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica
Por Rodolfo Bourbon

Pesquisa e Prática PedagógicaA inserção do aluno no mundo do trabalho e na prática social, um dos objetivos programados pelo 11º Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica, está sendo cumprido satisfatoriamente. Esta é a opinião dos próprios estudantes, como no caso de Alexsandra Nunes, 7º período do curso de Pedagogia da Universidade Católica. “Este é um momento bastante enriquecedor, pois temos a oportunidade de apresentar nossos trabalhos, que foram frutos de muito empenho e compromisso.”

A estudante, junto com as colegas de turma Ana Paula Cavalcanti e Margareth de Oliveira, desenvolvem há mais de um ano um trabalho educativo com alunos do ensino fundamental de uma escola pública. “Ler por Prazer” é o título da atividade, que visa estimular a leitura entre os jovens. “Mesmo com os recursos escassos, os colégios podem promover o interesse das pessoas, utilizando técnicas lúdicas, como fantoches e contação de histórias”, revela Ana Paula.

Este e muitos outros trabalhos, como os intitulados “Produção textual: linguagem e criatividade” e “Aquecimento global – compreendendo as causas para evitar as conseqüências”, podem ser conferidos em uma sessão de pôsteres no hall do bloco A. Esta atividade faz parte do Seminário promovido pelo curso de Pedagogia. O evento, que também conta com oficinas e palestras, vai até a próxima quinta-feira (31).

CLIQUE AQUI e confira a programação completa do evento.

Centro Cultural abriga exposição de arte com 77 obras
Por Higor Gonçalves

Centro CulturalO Centro Cultural Padre Francisco Tavares de Bragança vai abrigar, até esta sexta-feira, dia primeiro, uma exposição coletiva com 77 obras artísticas. Nomes como Cláudio Brito, Marta Pessoa, Jorge Farias, Paterson Cristovam, Zenaide Ferreira, Ozir Santos e Chico Laranjeiras participam com seus trabalhos na mostra.

Além das tradicionais telas de pintura, haverá quadros montados em acrílico, cerâmica e juta. Os temas vão desde paisagens a ícones da cultura pernambucana.

O Centro Cultural Padre Francisco Tavares de Bragança está localizado no estacionamento dos professores e funcionários da Católica. O prédio fica aberto para visitação das 16h às 22h.

Informações pelo telefone: (81) 2119-4186.

Diario de Pernambuco promove série de debates sobre comunicação
Por Higor Gonçalves, com informações do Diario de Pernambuco

O universo dos veículos de comunicação, muitas vezes desconhecido da maioria do público, será o tema de uma série de palestras que o Programa Leitor do Futuro, do jornal Diario de Pernambuco, vai promover a partir de amanhã (30). O projeto Mesas Temáticas, que acontecerá uma vez por mês, nas quartas-feiras, tem o objetivo de debater sobre as várias formas de comunicação, além da construção e veiculação das notícias.

As palestras serão direcionadas aos estudantes universitários, do ensino médio, acadêmicos e profissionais da área de comunicação. Os interessados também vão poder participar dos debates – onde haverá interação simultânea entre os palestrantes e o público.

De acordo com a coordenadora do Leitor do Futuro, Conceição Cavalcanti, o dia-a-dia das profissões precisa ser desmistificado. “O cotidiano da redação de um jornal, por exemplo, é pouco conhecido. Queremos aproximar os profissionais de comunicação do público e mostrar que eles estão a serviço da comunidade”, afirmou.

O projeto Mesas Temáticas vai ser realizado, todos os meses, até dezembro. A primeira palestra, que será amanhã, dia 30, vai abordar o tema: “A arte no jornal – A linguagem visual na transmissão da informação”. O encontro, que acontece das 16h às 18h, no auditório dos Associados, em Santo Amaro, vai contar com a participação do editor de arte do DP, Christiano Mascaro, além dos cartunistas Samuel Rubens (Samuca) e Jarbas Domingos. Logo após, vai haver um show da banda de pop rock Jonny Bravo.

As inscrições para o projeto Mesas Temáticas são gratuitas e podem ser feitas, no horário das 9h às 12h e das 15h às 18, pelos telefones: (81) 2122-7862/ 7580.

Informações e inscrições também pelo e-mail: leitordofuturo@dpnet.com.br .

As vagas são limitadas. No final de cada palestra, os participantes receberão certificados de participação.

Clique aqui e veja a programação completa dos debates.


:.Outras Notícias.:

28/05/2007 - Reitor da Católica integra o Conselho Estadual de
                Desenvolvimento Econômico e Social
28/05/2007 - Celebração da Luz reúne mais de cem fiéis na Católica
28/05/2007 - Pesquisa mapeia a situação da Psicologia Infantil no Recife
28/05/2007 - Game Design em debate na Católica
28/05/2007 - Auto-avaliação na Católica é o assunto do Quinta na Química
28/05/2007 - Madrigal Unicap homenageia Waldemar Henrique
25/05/2007 - João Moreira Salles debate Jornalismo Narrativo na Católica
25/05/2007 - Católica participa da IX Jornada das Profissões do Colégio Visão
25/05/2007 - Psicóloga da Colônia Penal do Recife debate na Católica
25/05/2007 - Professor José Orlando tem tese aprovada na USP
25/05/2007 - Vencedor do concurso de fotografia viaja para Fernando
                de Noronha

25/05/2007 - Católica promove o 11° Seminário de Pesquisa
                e Prática Pedagógica
25/05/2007 - Encourados é tema de bate-papo na Católica
25/05/2007 - Alunos de Relações Públicas da Católica realizam o 9º ENEERP

  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bruna Lima, Débora Ramalho, Higor Gonçalves, Raítza Vieira e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


JUNHO

25 a 31 de Julho - Biblioteca muda o horário de funcionamento durante as férias

JULHO

Julho - Cursos de Extensão: boa pedida para as férias

26 a 31 - Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais divulga programação de defesas das dissertações

29 - Grupo Flor de Maracujá realiza apresentação na Livraria Cultura

31 - Avaliação Institucional da Católica tem prazo prorrogado

AGOSTO

2 - Aulas começam no dia 2 de agosto

SETEMBRO

10 a 14 - Católica realiza a 5ª Semana de Integração em setembro

 

 

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000