A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 25 de maio de 2007 Ano 6

João Moreira Salles debate Jornalismo Narrativo na Católica
Por Higor Gonçalves

O cineasta João Moreira Salles, idealizador da aclamada Revista Piauí, participará de uma palestra sobre Jornalismo Narrativo, no próximo dia 6 de junho, na Universidade Católica de Pernambuco. O debate, que vai acontecer a partir das 14h, no auditório GI, discutirá o uso das técnicas da literatura na captação, redação e edição de reportagens e ensaios jornalísticos. No mesmo dia, o cineasta vai exibir, às 19h, no Cine Apolo, o premiado documentário “Santiago” – que narra as histórias do mordomo de sua família.

João Moreira Salles é o conhecido diretor de “Nelson Freire” (de 2002, sobre o pianista brasileiro) e “Entreatos” – documentário que acompanhou passo-a-passo a campanha de 2002 do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República.

Irmão mais jovem do cineasta Walter Salles Jr. (Central do Brasil), João Moreira Salles começou a carreira em 1985 fazendo roteiros e textos para séries de TV. A consagração veio em 2000, com “6 Histórias Brasileiras” - uma série documental exibida pelo canal GNT.

A palestra sobre Jornalismo Narrativo terá como público-alvo os alunos do curso de Jornalismo e da especialização em Jornalismo Cultural, mas qualquer pessoa interessada no tema poderá participar do encontro.

Informações pelo telefone: (81) 2119-4016.

Católica participa da IX Jornada das Profissões do Colégio Visão

O Colégio Visão realizou ontem (24) e hoje (25) a nona edição da sua Jornada das Profissões e a Universidade Católica de Pernambuco marcou presença nos dois dias do evento. No primeiro dia foi realizado o Encontro com Profissionais, das 19h às 21h, onde participaram o professor Valdemir Alexandre, chefe do Departamento de Química; a professora Andréa Câmara, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, e Leonie Asfora, professora do curso de Engenharia Ambiental, todos da Católica.

Hoje (25) aconteceu, das 9h às 11h, workshops e palestras. A Universidade Católica representada pela sua equipe da Assessoria de Comunicação (Vlaudimir Salvador, Vanessa Fernanda, Gabriela Andrade e Thiago César) distribuiu entre os visitantes folders dos seus cursos contendo informações sobre a Universidade, mercado de trabalho, o curso, corpo docente, pesquisas e laboratórios. Na ocasião foram exibidos vídeos da Católica que fizeram o maior sucesso entre os visitantes e, inclusive, os representantes das outras instituições de ensino superior presente ao evento.

Psicóloga da Colônia Penal do Recife debate na Católica
Por Higor Gonçalves

O Diretório Acadêmico do curso de Psicologia da Católica realizou na noite desta quinta-feira (24), no auditório do 8° andar do bloco B, a palestra: “Papel do Psicólogo no Sistema Prisional”. Para debater sobre o tema, foi convidada a psicóloga da Colônia Penal Feminina do Recife, Maria Carolina Batista Gomes.

De acordo com a palestrante, não existe rotina no dia-a-dia da profissão. “Sempre tem algum fato inusitado com o qual temos que lidar. Muitas vezes, alguma detenta que perde o bebê e em outros casos, quando outra presidiária tem receio da liberdade, após cumprir longo tempo de pena. O nosso trabalho é de acompanhamento”, disse.

Segundo Maria Carolina, a desvalorização profissional é a principal dificuldade enfrentada pelas pessoas que optam em trabalhar com a psicologia jurídica. “Não se dá à devida importância para esse tipo de trabalho. Os psicólogos não são reconhecidos dentro das penitenciárias”, afirmou.

Formada pela Universidade Católica de Pernambuco. há sete anos, Maria Carolina Batista Gomes se especializou em Psicologia Jurídica no ano de 2004. Antes de atuar na Colônia Penal Feminina do Recife - antigo Bom Pastor, a psicóloga trabalhou na Penitenciária Barreto Campelo. Segundo Maria Carolina, existem diferenças significativas no acompanhamento psicológico direcionado aos detentos. “Eles são mais introspectivos. As mulheres falam mais dos seus problemas”, revelou.

Professor José Orlando tem tese aprovada na USP
Por Rodolfo Bourbon

O diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Católica de Pernambuco, professor José Orlando, teve sua tese de doutorado aprovada na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). O trabalho foi desenvolvido na área da Engenharia de Construção Civil e Urbana, sob a orientação do presidente do Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracom), Paulo Roberto do Lago, que leciona no Mestrado em Engenharia Civil da Unicap.

A tese “Avaliação da Resistência à Compressão do Concreto Através de Testemunhos Extraídos” foi aprovada por unanimidade pela banca examinadora. O tema é explicado pelo docente. “O trabalho foi feito com o intuito de demonstrar contribuições à estimativa do coeficiente de correção, devido aos efeitos do bloqueamento”. Não entendeu? Ele resume: “basicamente, é facilitar a avaliação de resistência das estruturas prontas, como prédios e casas.”

Vencedor do concurso de fotografia viaja para Fernando de Noronha
Por Raítza Vieira

O vencedor do concurso de fotografia “100 anos de Frevo, a Católica no passo da história”, Ivan Alecrim, aproveitou o final de semana para desfrutar o prêmio que recebeu por ter faturado o primeiro lugar na competição.

Ivan passou o fim de semana em Fernando de Noronha curtindo o local, mas também aproveitou a estada para tirar belas fotos. “Os concursos estimulam as pessoas a produzirem materiais, faz com que elas ‘se oxigenem’. O prêmio é apenas uma conseqüência desse trabalho”, disse.

As passagens para Fernando de Noronha foram patrocinadas pela Agência Renata Victor e a hospedagem e os passeios pela Agência RS.

Católica promove o 11° Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica
Por Rodolfo Bourbon

De acordo com as diretrizes e bases da educação nacional, as instituições de ensino devem refletir sobre o estágio como mecanismo de articulação da universidade com a sociedade e de inserção do aluno no mundo do trabalho e na prática social. Consciente desta posição, a Universidade Católica, através do curso de Pedagogia, realiza, entre os dias 28 e 31 de maio, o 11º Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica.

Entre outros objetivos, o encontro visa discutir a necessidade do fortalecimento dos processos de integração entre a Universidade e os campos de estágio, a socialização da produção científica e a contribuição destas atividades na formação do aluno. Com palestras, mesas-redondas, oficinas pedagógicas e sessão de painéis, o evento também divulgará a produção dos alunos nas escolas campos de estágio, estimulando o desenvolvimento da consciência crítica e do compromisso político com a educação.

No primeiro dia, com início programado às 19h, no Espaço Cultural do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), a professora Maria Cecília Antunes abordará o tema “Saberes e significados do conceito de localização espacial na interação criança-criança”. Para os outros dias, estão marcadas as sessões de painéis (das 15h às 18h – hall do bloco A) e as oficinas pedagógicas (19h às 21h30 – salas do 3º andar do bloco B).

O último dia do evento tem início às 19h, simultaneamente, com as oficinas pedagógicas e uma mesa-redonda que tratará da contribuição do estágio na formação profissional. Após estas atividades, serão desenvolvidos trabalhos de comunicações orais.

A participação no evento é gratuita e conta como atividade complementar, com entrega de certificado. Informações pelo telefone (81) 2119-4184.

CLIQUE AQUI e confira a programação completa do evento.

Encourados é tema de bate-papo na Católica
Por Raítza Vieira

Com a missão de revelar um Sertão nordestino que muitos brasileiros desconhecem é o que propõe o livro Encourados, da jornalista Adriana Victor e do fotógrafo Geyson Magno. A obra será o tema da palestra, que acontece no próximo dia 31, às 19h, no auditório GI.

No encontro, Adriana Victor e Geyson Magno irão falar sobre a experiência e o processo de produção do livro que contém uma investigação sonora, fotos e registros escritos sobre o vaqueiro e a lida com o gado. “Muitos têm a imagem sombria do Sertão, queremos mostrar um Sertão vivo, forte e alegre sob o olhar do vaqueiro”, explicou Adriana.

O lançamento do livro Encourados ocorreu em janeiro deste ano, mas antes da publicação, houve uma exposição fotográfica com mais de 200 registros sobre o universo do vaqueiro. A mostra passou por Recife, Fortaleza e Salvador.

O encontro é aberto ao público e a entrada é franca.

Alunos de Relações Públicas da Católica realizam o 9º ENEERP

“Responsabilidade é um espetáculo Social”. É com esse tema que os alunos do oitavo período de Relações Públicas da Universidade Católica de Pernambuco realizam o 9º Encontro de Estudantes e Egressos de Relações Públicas – ENEERP. O evento que acontece nos próximos dias 29 e 30, às 19h, no auditório Padre José de Anchieta (GI), reunirá profissionais que desenvolvem trabalhos na área de responsabilidade social.

A realização do 9º ENEERP é uma atividade da disciplina Prática em Relações Públicas II, lecionada pela professora Theresa Sampaio. “Este evento tem como proposta mostrar os trabalhos de alunos e egressos de Relações Públicas, em parceira com a Escola Superior de Relações Públicas – Esurp”, explica Theresa.

Todas as instituições que foram convidadas desenvolvem trabalhos de Responsabilidade Social e as entidades artísticas participantes realizam projetos sociais com crianças e jovens de comunidades carentes de Recife e Olinda.

Clique aqui e veja a programação do 9º ENEERP.

Informações na Agência Experimental em Relações Públicas (Agerp), da Católica, pelo fone: 2119.4444.

:.Outras Notícias.:

24/05/2007 - Professor da Católica integra Federação Mundial
                de Terapeutas Ocupacionais

24/05/2007 - Reitor participa de evento na Colômbia
24/05/2007 - Dia Nacional da bebida mais querida dos brasileiros
24/05/2007 - Alunos do Liceu-Nóbrega participam de oficina de orientação
                profissional

24/05/2007 - Palestra ensina como planejar a abertura da sua empresa
23/05/2007 - Professor Marcelo Labanca assume coordenação do curso de Direito
23/05/2007 - Mestrado em Direito tem novo coordenador
23/05/2007 - Dia Internacional da Biodiversidade é tema de mesa-redonda na Católica
23/05/2007 - Professor de Jornalismo da Católica lança livro
23/05/2007 - Ex-aluna da Católica levará cultura pernambucana aos EUA
22/05/2007 -
Inscrições abertas para os cursos de MBA da Católica
22/05/2007 - Alunos de Relações Públicas realizam “O Reciclo”
22/05/2007 - A dinâmica da violência é tema de encontro na Católica
22/05/2007 - Padre Jacques assume Ouvidoria Comunitária da Católica
22/05/2007 -Mandacaru Unicap homenageia Antônio Carlos Nóbrega

  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bruna Lima, Débora Ramalho, Higor Gonçalves, Raítza Vieira e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


JUNHO

25 a 31 de Julho - Biblioteca muda o horário de funcionamento durante as férias

JULHO

Julho - Cursos de Extensão: boa pedida para as férias

26 a 31 - Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais divulga programação de defesas das dissertações

29 - Grupo Flor de Maracujá realiza apresentação na Livraria Cultura

31 - Avaliação Institucional da Católica tem prazo prorrogado

AGOSTO

2 - Aulas começam no dia 2 de agosto

SETEMBRO

10 a 14 - Católica realiza a 5ª Semana de Integração em setembro

 

 

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000