A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 23 de maio de 2007 Ano 6

Professor Marcelo Labanca assume coordenação do curso de Direito
Por Rodolfo Bourbon

A graduação de maior número de alunos da Universidade Católica tem um novo coordenador. O professor Marcelo Labanca, 32 anos, assume a coordenação do curso de Direito, oficialmente, no dia 20 de junho. Até a posse, quem exercerá o cargo é a diretora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Mirian de Sá Pereira.

O professor aceitou o convite para o novo cargo com muita satisfação. “Estou muito feliz e ao mesmo tempo ciente da responsabilidade desta nova função.” Labanca pretende fazer uma análise geral do curso para, posteriormente, definir planos e possíveis mudanças. “É sempre importante inovar, mantendo a tradição e os trabalhos bem-sucedidos”, revela. Uns dos quesitos citados como destaque são as atividades desenvolvidas no Fórum e na Astepi, pois, segundo Labanca, “a Universidade não pode se fechar em paredes de salas de aula”.

Formado em Direito pela própria Universidade Católica, Labanca é professor de Direito Constitucional na Unicap, há cerca de cinco anos. Mestre na mesma disciplina da qual leciona, o docente está finalizando o doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Além da formação acadêmica, outro fato chama atenção na carreira do professor. Marcelo Labanca é músico e já tocou contrabaixo por mais de oito anos na banda “Flor da Pele”, em companhia do cantor Geraldinho Lins e do Pró-reitor Administrativo da Unicap, Luciano Pinheiro. O grupo misturava o forró a ritmos regionais, como o frevo. “Sempre atuei em trabalhos culturais e de extensão, pois eles complementam a formação das pessoas”, conclui.

Marcelo Labanca assume a coordenação do curso deixada pelo também professor Jayme Benvenuto, que passará a coordenar o Mestrado em Direito.

Mestrado em Direito tem novo coordenador
Por Raítza Vieira

O curso de Mestrado em Direito da Católica está com um novo coordenador. O professor Jayme Benvenuto assumiu a coordenação, substituindo o professor da Católica e juiz do trabalho, Manoel Severo.

Apesar do pouco tempo na coordenação do mestrado, Benvenuto já tem muitos planos. Um deles é abrir o espaço do mestrado para sociedade, promovendo palestras e seminários. “É preciso fomentar a discussão sobre o Direito”, disse.

Outro objetivo de Benvenuto é a criação de um cadastro dos professores do mestrado, que estaria disponível para comunidade acadêmica. “Assim, haveria uma maior ampliação dos trabalhos desenvolvidos pelos docentes. É interessante não só que nomes de ‘fora’ venham a Católica, mas que o inverso também aconteça”, explicou. Ele completa que é necessário mostrar para a sociedade aquilo que a Universidade tem.

Outra idéia de Benvenuto é trabalhar as pesquisas do Mestrado em Direito, associadas à prática. “Como em outros campos do conhecimento, o estudo da realidade está presente na pesquisa. Gostaria que as pesquisas no âmbito do Direito também fossem mais empíricas e não ficassem apenas nos estudos bibliográficos.”

Jayme espera continuar contando com o apoio de todos que compõem a Universidade nesta nova fase de sua carreira. “Acredito que os alunos têm muito a contribuir nisso. Repensarem sobre o curso e melhorar cada vez mais o próprio sentido de se ter um mestrado ou um doutorado. Acho que esse trabalho passa também pela parte de ouvir e solucionar as questões colocadas pelos alunos”, relatou.

Jayme Benvenuto se formou em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1983. Dez anos depois, Jayme se formou em Jornalismo, pela Universidade Católica de Pernambuco. No ano de 2000, fez o Mestrado em Direito pela UFPE e em 2005 o Doutorado em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (USP). Em 2007, Jayme assumiu a coordenação do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco, cargo que deixa em função da Coordenação do Mestrado em Direito.

Dia Internacional da Biodiversidade é tema de mesa-redonda na Católica
Por Higor Gonçalves

O Dia Internacional da Biodiversidade, comemorado em vários países nesta terça-feira (22), foi o tema de uma mesa-redonda que aconteceu na noite de ontem, no auditório do bloco J da Católica – localizado no 1º andar. “Diversidade Biológica” foi o tema da palestra que reuniu os professores Roberto Siqueira (Centro Charles Darwin), Albérico Nogueira (Museu Arqueológico da Unicap) e Goretti Sônia Silva (coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Católica).

No debate, que teve início às 19h30, foram abordadas a diversidade marítima, da Caatinga nordestina e dos Sítios Arqueológicos do Estado Pernambuco. Durante duas horas, a platéia, que lotou o auditório do bloco J, pôde fazer perguntas diretamente aos palestrantes.

Segundo dados de algumas organizações de proteção do meio ambiente, o Brasil é o país da megadiversidade mundial. A nação, segundo pesquisas, agrega um número estimado entre 10 e 20% do total de espécies do planeta. O Brasil reúne sozinho mais de 55.000 das espécies catalogadas - representando 22% do total mundial.

De acordo com os debatedores, os ecossistemas da Caatinga, dos Sítios Arqueológicos e dos oceanos são referências mundiais de diversidade ecológica. “No planeta Terra, estima-se que existam mais de dois milhões de espécies distintas de plantas, animais e microrganismos. O território brasileiro agrega diversidades genéticas e ecológicas inestimáveis, dadas às suas dimensões continentais”, afirmou a professora Goretti Silva.

O curso de Ciências Biológicas da Católica está promovendo diversas atividades ainda neste primeiro semestre.

Informações: (81) 2119-4197.
Veja a programação:

05/06 – Dia Mundial do Meio Ambiente.
Mesa-redonda “Um olhar sobre o Meio Ambiente”.
Horário: das 19h às 22h.
Local: Auditório do bloco J – 1º andar.
26/06 – Dia Nacional do Combate às Drogas.
Palestra: “As Drogas e seus Efeitos”.
Horário: das 19h às 22h.
Local: Auditório do bloco J – 1º andar.

Professor de Jornalismo da Católica lança livro
Por Raítza Vieira

Contribuir com o debate sobre comunicação pública é exatamente o que propõe o livro “Comunicação de Interesse Público”, do professor da Universidade Católica de Pernambuco, Ricardo Mello. O lançamento da segunda edição da obra será no próximo dia 1º, às 18h30, no auditório do bloco J.

A publicação é resultado de um trabalho desenvolvido por Ricardo Mello, quando esteve à frente da Secretaria de Comunicação de Camaragibe. “Na época, instituímos o programa Rádio Comunidade e o informativo Ponto-a-ponto que era produzido pela Prefeitura, mas que levava em conta o repertório de notícias locais da comunidade”, disse. Ricardo explica que a comunidade era a fonte de informações. “Fazíamos um informativo voltado para a cidade, não um informativo com o caráter de prestação de contas”, acrescentou.

E para esquentar a discussão acerca da comunicação de interesse público. No dia do lançamento do livro haverá o debate “Comunicação Pública: onde já se viu?”, participando o apresentador do programa Sopa Diário, Roger de Renor, o professor da Universidade Federal de Pernambuco, Edgard de Rebouças, e o membro do Centro de Cultura Luiz Freire, Ivan Moraes Filho.

Além deles, haverá participação do monitor da Oi Kabum Escola de Arte e Tecnologia, Ailton “Peste”, e da professora da Católica, Andréa Moreira, que realizou um trabalho, junto aos alunos da Católica, na Comunidade Ilha de Santa Terezinha.

Ricardo explica que o objetivo do debate é mostrar as experiências dessas pessoas que fazem comunicação com o espírito público, voltadas para a comunidade e sociedade. “E essa discussão deve passar pela Universidade, afinal ela é um ‘laboratório de experimentos’ a serviço da sociedade”, disse.

Ele conclui dizendo que a Católica pode ser uma excelente articuladora nesse tipo de ação. “Ela tem uma gama enorme de estudantes que querem estudar e pensar em comunicação sob uma perspectiva de bem coletivo.”

O debate “Comunicação Pública: onde já se viu?” é aberto ao pública e a entrada é franca.

Ex-aluna da Católica levará cultura pernambucana aos EUA
Por Rodolfo Bourbon

O estado norte-americano da Geórgia, localizado na região sudeste do país, estará mais próximo do que nunca de Pernambuco. Pelo menos, segundo os planos de uma ex-aluna da Universidade Católica. Valéria Regina, 29 anos, formada em Pedagogia, foi aprovada em uma seleção de mestrado na Georgia State University. A estudante irá desenvolver uma tese no campo da Antropologia, a partir de assuntos ligados à cultura popular nordestina, com ênfase na tradição e nos costumes pernambucanos.

Há cerca de um ano morando nos Estados Unidos, a estudante revela que o interesse em propagar as tradições populares nordestinas foi o motivo da escolha do tema. “Mesmo com um crescimento, ainda é pequeno o interesse dos norte-americanos, particularmente os georgianos, pelos costumes de outros povos.” Além dos estudos, a ex-aluna da Católica tem outra ambição. “Pretendo ser professora universitária de Antropologia.”

Valéria está aproveitando os meses antecedentes ao início da Pós-graduação, previsto para o mês de agosto, para fazer pesquisas no interior de Pernambuco. “Pretendo visitar diversas cidades para coletar dados e materiais, como artesanato e literatura de cordel, bem como vídeos e fotos de nosso folclore e histórias de todos os outros meios de cultura”, afirma.

As visitas que a estudante está realizando, no entanto, não são apenas às cidades do interior. Valéria compareceu à Universidade Católica para matar as saudades de alguns professores e funcionários. “Me formei em 2004, mas, mesmo assim, continuo preservando os laços de amizade que criei com todo o pessoal.” A estudante acrescenta ainda: “é notável a preocupação da instituição com o futuro dos alunos. Mais do que orientadores, consegui encontrar grandes amigos.”

:.Outras Notícias.:

22/05/2007 - Inscrições abertas para os cursos de MBA da Católica
22/05/2007 - Alunos de Relações Públicas realizam “O Reciclo”
22/05/2007 - A dinâmica da violência é tema de encontro na Católica
22/05/2007 - Padre Jacques assume Ouvidoria Comunitária da Católica
22/05/2007 -Mandacaru Unicap homenageia Antônio Carlos Nóbrega
21/05/2007 - Workshop Interdisciplinar discute Doença de Parkinson
21/05/2007 - Católica comemora o Dia do Assistente Social
21/05/2007 - Ex-aluno da Católica é aprovado em concurso público no
                Pará

21/05/2007 - Quinta na Química discute processo de ensino-aprendizagem
18/05/2007 - Inscrições para admissão extravestibular - 2007.2
                começam segunda-feira

18/05/2007 - Termina o 4° Encontro Nacional das Águas
18/05/2007 - Cultura renascentista italiana na Católica
18/05/2007 - Reciclagem e educação ambiental no evento Reciclo

  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bruna Lima, Débora Ramalho, Higor Gonçalves, Raítza Vieira e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


JUNHO

25 a 31 de Julho - Biblioteca muda o horário de funcionamento durante as férias

JULHO

Julho - Cursos de Extensão: boa pedida para as férias

26 a 31 - Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais divulga programação de defesas das dissertações

29 - Grupo Flor de Maracujá realiza apresentação na Livraria Cultura

31 - Avaliação Institucional da Católica tem prazo prorrogado

AGOSTO

2 - Aulas começam no dia 2 de agosto

SETEMBRO

10 a 14 - Católica realiza a 5ª Semana de Integração em setembro

 

 

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000