A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 30 de maio de 2007 Ano 6

Católica homenageia Padre Theodoro Peters com o título de Doutor Honoris Causa
Por Rodolfo Boubon

Padre Theodoro e Pedro

O Padre Theodoro Peters é considerado um dos símbolos da história recente da Universidade Católica de Pernambuco. O reconhecimento máximo do trabalho desenvolvido por ele durante os 20 anos em que ficou à frente da Reitoria se dará na próxima segunda-feira (4), quando ele receberá o título de Doutor Honoris Causa. A solenidade acontecerá no auditório G 2, às 19h30. A sugestão de outorgar o título ao ex-Reitor da Unicap partiu do curso de Pedagogia.

O professor de Relações Públicas, Franklin Santos, será o mestre de cerimônia. Após a abertura e a execução do Hino Nacional, o também professor Zeferino Rocha, do Mestrado em Psicologia, saudará o homenageado em nome de toda comunidade acadêmica. Em seguida, haverá a exibição de um vídeo que narra a história de vida do Pe. Peters. O documentário foi produzido pela Assessoria de Comunicação da Católica.

O diploma de Honoris Causa será entregue pelo Reitor, Padre Pedro Rubens, que sucedeu o Pe. Peters há pouco mais de um ano. Depois da nomeação do novo Doutor, o poeta Antônio Marinho, aluno do curso de Direito da Universidade, recitará versos ao homenageado. Logo em seguida, será realizado o pronunciamento do Pe. Peters. Ainda no auditório G 2, haverá a apresentação do grupo Madrigal. No encerramento, os participantes do encontro serão encaminhados ao Centro Cultural Francisco Tavares de Bragança para um coquetel, ao som do Flor de Maracujá, grupo de chorinho da Universidade.

Pe Theodoro Peters: mais que um educador, um humanista
Por Daniel França

Quando soube que seu nome estava na lista tríplice de indicados para a assumir a Reitoria da Universidade Católica de Pernambuco, em meados de 1985, o Pe. Theodoro Peters mal podia imaginar que se tornaria o Reitor que mais tempo exerceu o cargo em toda a história da Unicap. Foram cinco mandatos consecutivos e duas décadas de dedicação que contribuíram para a formação de uma das maiores instituições de ensino do Nordeste brasileiro. Nascido na cidade de São Paulo, em 6 de dezembro de 1941, filho do contador Theodoro Agostinho Peters e da professora da rede pública Edna França Severino Peters, ele é o segundo mais velho entre oito irmãos. O título de Doutor Honoris Causa enche de orgulho, não só os parentes, mas a família Unicap que ele ajudou a construir. Em entrevista ao Boletim Unicap, Pe Peters se revela mais que um sacerdote educador, um humanista por vocação.

Boletim Unicap – O senhor tem sete irmãos. Eles também seguiram a vocação religiosa?
T.P -Tenho três irmãos e quatro irmãs. Sou o segundo. As idades variam de 66 anos (minha irmã mais velha) a 49 anos (meu irmão mais novo). Todos se formaram no curso universitário. Três fizeram mestrado e doutorado e exercem pesquisa institucional. Dois são advogados e professores. Uma é Matemática e outra é Assistente Social. Eu me formei em Filosofia, Educação eTeologia.

Boletim Unicap - Antes de seguir o sacerdócio, o senhor desenvolveu alguma outra
atividade, profissão ou esporte?
T.P - Não. Decidi seguir a vocação para a vida religiosa muito cedo. Fui para o Seminário no Colégio Anchieta em Nova Friburgo para cursar o colegial ao completar quinze anos. Lá, estudei o curso clássico em tempo integral e no final fui admitido, aos 19 anos, para o Noviciado dos Jesuítas em Itaici, estado de São Paulo, próximo a Indaiatuba e Campinas. Até então estudava, cooperava com meus pais e irmãos em casa. Como um dos primeiros filhos, frequentava natação no clube esportivo, viajava, participava de cursos de formação da juventude, ia ao cinema.

Boletim Unicap – Como se dá a formação do jesuíta?
T.P - Depois do biênio do Noviciado, o jesuíta faz os primeiros votos, que no caso da Companhia de Jesus são perpétuos, e prossegue seus estudos. Um ano de Humanidades denominado Juniorado e a seguir o triênio de Filosofia, seguido por tempo de trabalhos pedagógicos chamado Magistério, (foram três anos no Colégio Santo Inácio do Rio de Janeiro, em Botafogo) depois fui enviado para cursar Teologia. Cursei o primeiro ano em Lisboa na Universidade Católica Portuguesa e a seguir fui transferido para a Universidade Católica de Lovaina, na Bélgica. Este curso teve a duração de quatro anos. No final do terceiro ano regressei ao Brasil para a ordenação sacerdotal no dia 16 de Julho de 1972. Tinha trinta anos de idade. A seguir, retornei à Bélgica para cursar o último ano em Bruxelas. Em setembro de 1973, retornei ao Brasil para começar meu trabalho e fui enviado para São Paulo, no Colégio São Luís onde trabalhei durante 12 anos.

Boletim Unicap - Em que ano o senhor passou a dirigir o colégio São Luís?
T.P - Em 1973 assumi a função de Diretor Pedagógico Comunitário dos cursos de ensino Médio e Fundamental dos turnos manhã, tarde e noite até o dia 28 de Dezembro de 1978, quando assumi a Reitoria do mesmo colégio exercendo-a até 13 de junho de 1985. O Reitor acumulava a função de Superior da Comunidade dos Jesuítas, Diretor Geral do colégio e de duas Faculdades, a São Luís e a Medianeira. No final do meu mandato, fui indicado para compor a lista tríplice de eleição da reitoria da Unicap, razão pela qual em dezembro de 1985 fui transferido para o Recife. Assumi a Reitoria aos 17 de janeiro de 1986, cargo que exerci durante cinco mandatos de quatro anos, tendo terminado minha missão no Nordeste aos 17 de janeiro de 2.006.

Boletim Unicap - O senhor tem algum hobby?
T.P - Como religioso vivendo em comunidade não é necessário. Sou continuamente solicitado a intervir em situações e aconselhamentos. tenho bastante senso prático e consigo realizar projetos com certa conaturalidade, de modo que meu tempo é continuamente preenchido. Gosto de ler, analisar trabalhos, acompanhar notícias, incentivar com idéias programas e projetos. Gosto muito da natureza, do ar livre, da brisa, ventania, praias e montanhas, frio e calor, quietude, placidez e movimento, viagens, novas paragens, conhecer pessoas, cultivar amizades, desenvolver lealdades com franqueza e sem vacilação.

Boletim Unicap - O senhor coleciona alguma coisa?
T.P - Não, tenho os livros necessários para minha atualização profissional, pastoral, bíblica, pedagógica e legislativa. Percebo detalhes, mas não me fixo neles. Olho com certa ironia coleções de selos cuidadas com tanto zelo e que depois ficam esquecidas ou mesmo vendidas a qualquer preço. Hoje em dia é necessário racionalizar espaços nas casas, comunidades. Não se deve descurar de objetos importantes, artísticos, mas é necessário sobriedade, bom gosto e facilidade de manuseio. Mais coisas a gente queira guardar mais o coração fica dividido, a mente preocupada. Vivo um momento de leveza, de usar e reter o que é necessário para a devida finalidade. Evidente que falo da austeridade monacal religiosa, onde basta a busca e a resposta à vontade santa de Deus. Quem vive em família deve ter os meios necessários para garantir e prever o futuro ou qualquer eventualidade. "Guardai tesouros nos céu, onde a traça não rói e o ladrão não rouba". Esta frase de Jesus guarda a atualidade de nossos tempos. Toda aparência de ganância, de riqueza só desperta cobiça e vontade de apropriação. Sinto-me bem, à vontade, não tendo nada e tendo tudo ao mesmo tempo. A minha grande coleção são as amizades, de todas as idades, de todas as latitudes. Quando no Recife sou chamado alhures, quando alhures sou chamado ao Recife e aqui estou: amigo, franco,colaborador leal e despojado, como espero ser lembrado. Como vê, coleciono esperanças, ideais, vontade de comunicar a felicidade que me é dada viver "cem vezes mais" como promete Jesus no mesmo Evangelho "e tudo mais... vos será acrescentado...".

Boletim Unicap - O que o senhor gosta de fazer nas horas de lazer?
T.P - Nada! Descanso, durmo bem, passeio, desenvolvo atividades de pastoral na Igreja: casamentos, primeiras comunhões, crismas, batismos, sepultamentos, missas de memória. Ajudo a quem necessita, a quem recorre aos meus préstimos. O que mais tenho feito é dar informações e orientações sobre como tratar os temas e assuntos que preocupam as pessoas. Jogo muita conversa fora.

Alunos de Relações Públicas da Católica promovem o 9º ENEERP
Por Higor Gonçalves

ArricircoTeve início na noite desta terça-feira (29), no auditório Padre José de Anchieta (GI), o 9º Encontro de Estudantes e Egressos de Relações Públicas – 9º ENEERP. Promovido por alunos do curso de Relações Públicas da Católica, o evento faz parte da disciplina Prática em Relações Públicas II, lecionada pela professora Theresa Sampaio, da Unicap.

Durante o encontro, cujo tema foi “Responsabilidade é um espetáculo social”, aconteceram apresentações de trabalhos de alunos e ex-alunos da Católica e da Escola Superior de Relações Públicas (Esurp).

O estudante José Valdere, da Unicap, apresentou o projeto de sua autoria “Vovozinhos” - desenvolvido no ano passado em uma casa de repouso para idosos do Grande Recife. Paula Muniz, ex-aluna da Esurp, debateu o “Fissurados pela vida” – trabalho implantado na Associação de Fissurados Lábio-Palatares de Pernambuco (Afilappe).

ENEERPParticiparam também do 9º ENEERP, o relações públicas da Organização Não-Governamental Arraial Cultural de Circo do Recife (Arricirco), Marcos Lima, que comentou sobre o funcionamento e as áreas de atuação da ONG; além da professora de Relações Públicas Elisa Barreto, da Católica, que debateu na palestra de abertura sobre “a responsabilidade social empresarial com foco no voluntariado”.

Forró é tema de Projeto Experimental de Jornalismo
Por Débora Ramalho

As alunas Ilana Ventura e Clarice Santiago, concluintes do curso de Jornalismo em 2007.2, promoveram uma mesa-redonda, hoje (30), no estúdio de rádio da Universidade Católica. O debate contou com a presença do compositor Xico Bezerra, do cantor Maciel Melo e do integrante da Forrozão Produções, Jósimo Costa.

Questões como os aspectos positivos e negativos do Forró, a prática do “jabá” pelas produtoras e a importância do ritmo musical na formação das pessoas, foram os principais temas abordados pelos participantes.

Segundo Maciel Melo, é através da música que se conhece a personalidade de alguém. A mesa-redonda foi concluída com uma homenagem a dois grandes nomes da música regional, falecidos recentemente: Sivuca e Marinês.

Projeto - Com o Projeto Experimental em Rádio que se chama “Para Todos”, as futuras jornalistas abordam a influência da poética na letra das músicas de Forró e a função social que o gênero retrata. Além da diferença na estrutura dos shows de Forró pé-de-serra e estilizado, a dupla também destaca a influência da mídia no gênero. O projeto experimental das alunas está dividido em três blocos, com duração completa de uma hora. A orientação do projeto é do professor Carlos Benevides.

11º Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica termina amanhã
Por Rodolfo Bourbon

A participação dos alunos no 11º Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica vem surpreendendo os organizadores. Estudantes de diversas graduações estão marcando presença no evento, que teve início na última segunda-feira e se encerra amanhã (31). “Este é um momento de aprendizado e socialização das experiências. Estamos muito satisfeitos com o empenho dos participantes”, revela a coordenadora de estágios das licenciaturas, professora Maria Helena Carvalho.

O Seminário conta com palestras, mesas-redondas, sessão de pôsteres e oficinas na programação. Na abertura do encontro, realizada no dia 28, a diretora administrativa do Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano, professora Thereza Barreto, fez um relato das experiências da reestruturação da instituição. Em seguida, a professora da Católica Maria Cecília Antunes apresentou sua tese a respeito do conceito espacial na interação entre as crianças.

As sessões de pôsteres e as oficinas pedagógicas foram promovidas pelos alunos das graduações e os estudantes participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Entre os temas abordados em ambas as atividades estão a questão da ética, aquecimento global e a Revolução Pernambucana de 1987.

Amanhã (31), o evento será realizado apenas no turno da noite, onde, além das oficinas pedagógicas, será realizada uma sessão de comunicações orais, que acontece no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) – 1º andar do bloco B, a partir das 20h20. Outra atividade a ser desenvolvida no último dia do Seminário, às 19h, é a mesa-redonda “A contribuição do estágio na formação profissional”, com a coordenação de estudantes concluintes da disciplina Estágio Curricular.

A participação no 11º Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica é gratuita. Informações pelo telefone (81) 2119-4184.

CLIQUE AQUI e confira a programação completa do evento.

Católica participa da Semana das Profissões do Colégio Motivo
Por Higor Gonçalves

A Universidade Católica de Pernambuco participou na manhã de hoje (30) da Semana das Profissões, promovida pelo Colégio Motivo, localizado em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. A equipe da Assessoria de Comunicação da Unicap (Assecom) - coordenada pelo jornalista Vlaudimir Salvador e formada pelos estagiários Thiago César, Gabriela Andrade e Vanessa Fernanda - distribuiu folders dos cursos oferecidos pela Universidade Católica e divulgou o Vestibular 2007.2 da instituição.

Ainda de manhã, foram apresentados os vídeos do Minuto Unicap e do Católica In Formação Profissional – evento realizado entre os dias 23 e 27 de abril. De acordo com a estudante do pré-vestibular Mayra Freire, “a divulgação proporcionou uma ampliação dos conhecimentos acerca dos cursos oferecidos”. Segundo Aila França, do 3° ano, “os materiais ajudaram a conhecer mais sobre os cursos das outras universidades, não se limitando apenas às federais”, afirmou.

Durante a Semana das Profissões do Motivo, a equipe da Católica sorteou várias agendas, camisetas e canetas com a logomarca Asa Branca – símbolo da instituição. Nesta quinta-feira (31), a Unicap também participa, a partir das 8h30, do segundo dia do evento.

Neal discute a crise ética nos dias atuais
Por Rodolfo Bourbon

De um lado o avanço da democracia e do respeito aos direitos humanos. De outro, relações interpessoais violentas em uma busca incessante pelo poder e aquisições materiais, independente dos meios. O paradoxo da ética nos dias atuais abre o constante debate em torno desta questão, afinal, o senso ético não pode se restringir a um mero ponto de vista, já que ele diz respeito à própria sobrevivência humana.

Dando continuidade as suas atividades, o Núcleo de Estudos para a América Latina (Neal) convida todos os interessados para participar de uma palestra, cujo tema será “Ética, cultura e crise ética nos dias atuais”. Quem irá debater o assunto com o público é o professor Zeferino Rocha, que leciona no curso de Filosofia da Universidade Católica.

O evento acontece na próxima sexta-feira (1), a partir das 14h, na Sala de Seminários – 7º andar do bloco G4 da Católica. A participação é gratuita. Informações pelo telefone (81) 2119-4067.

Alunos de Jornalismo realizam a festa “Imprensa que eu Gosto”
Por Rodolfo Bourbon

Para aqueles que desejam curtir a sexta-feira com muito forró, axé e música eletrônica, a pedida é a festa “Imprensa que eu Gosto”. Promovida por alunos do 5º período do curso de Jornalismo da Universidade Católica, a balada acontece na próxima sexta-feira (1), a partir das 22h30, no bar e restaurante Jardins.

O forró do Trio Nois 4 e o axé dos alagoanos da Bora Bora agitarão o público presente. Nos intervalos, os DJ’s Sardinha e Paulinho BH comandarão as picapes com muita música eletrônica. O bar e restaurante Jardins fica na avenida Domingos Ferreira, 2045, Boa Viagem. Vendas de ingresso e informações pelo telefone (81) 8804-1355.

Católica participa do Pernambuco Verde
Por Raítza Vieira

Para marcar a Semana do Meio Ambiente, promovida pela Agência Estadual do Meio Ambiente e Recursos Humanos (CPRH), que acontece de 4 a 8 de junho, a Universidade Católica de Pernambuco irá plantar dois Ipês amarelos na próxima terça-feira, às 15h30, em frente à biblioteca.

A professora da Católica, Arminda Saconi, explica que todas as instituições que estão envolvidas na Semana do Meio Ambiente irão fazer o plantio de alguma árvore, sendo esse dia chamado de Pernambuco Verde. “Essa é uma contribuição simbólica com a finalidade de minimizar o aquecimento global, pensar no meio-ambiente e na qualidade de vida”, disse Arminda. Ela acrescenta que essa é uma forma de mostrar que a Universidade está preocupada com a sociedade.

Além do plantio dos Ipês, a Católica estará com stands dos cursos da instituição relacionados ao meio ambiente no Espaço Ciência durante a Semana do Meio Ambiente.

Prêmio Internacional concede 18 mil euros aos vencedores
Por Raítza Vieira com informações do Portal Universia

Estão abertas, até o dia 31 de julho, as inscrições para o Prêmio Internacional Escola Corporativa de Riscos Santander, que irá premiar – no valor de 18 mil euros – trabalhos relacionados ao Risco e Setor Financeiro.

Podem participar pesquisadores acadêmicos, profissionais e qualquer pessoa ou instituição que tenha realizado uma descoberta relevante no âmbito do Risco e do Setor Financeiro. Os trabalhos devem ser originais e inéditos, podendo ter sido publicados ou editados, e apresentados tanto individualmente quanto por grupo.

Para participar é necessário preencher a ficha de inscrição na seção “apresentação de trabalhos”, no site da Fundação. As pesquisas podem ser enviadas por e-mail ou por correio, direcionado ao Diretor Geral da Universidade de Cantabria para o Estudo e Pesquisa do Setor Financeiro (UCEIF), na sua Sede Operativa (El Solaruco, Paseo de Menéndez Pelayo 94-96, código postal 39006, Santander – Cantabria – Espanha).

O Prêmio Internacional Escola Corporativa de Riscos Santander é uma parceria da Escola Corporativa de Riscos, que comemora seu 150º aniversário, em conjunto com a Fundação UCEIF.

Informações: http://fundacion-uceif.org/piecrs2007/index.html.

 

:.Outras Notícias.:

29/05/2007 - Alunos de Publicidade e Propaganda ficam em segundo lugar no Prêmio Asserpe
29/05/2007 - Estudantes de História promovem minicurso
29/05/2007 - Alunos de Arquitetura realizam APO no Conjunto Habitacional da Torre
29/05/2007 - Estudantes de turismo visitam a cidade alagoana de Piranhas
29/05/2007 - D.A. de Engenharia Civil promove a 1ª Semana de Impermeabilização
29/05/2007 - Alunos participam do 11º Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica
29/05/2007 - Diario de Pernambuco promove série de debates sobre comunicação
28/05/2007 - Reitor da Católica integra o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social
28/05/2007 - Celebração da Luz reúne mais de cem fiéis na Católica
28/05/2007 - Pesquisa mapeia a situação da Psicologia Infantil no Recife
28/05/2007 - Game Design em debate na Católica
28/05/2007 - Auto-avaliação na Católica é o assunto do Quinta na Química
28/05/2007 - Madrigal Unicap homenageia Waldemar Henrique

  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bruna Lima, Débora Ramalho, Higor Gonçalves, Raítza Vieira e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


JUNHO

25 a 31 de Julho - Biblioteca muda o horário de funcionamento durante as férias

JULHO

Julho - Cursos de Extensão: boa pedida para as férias

26 a 31 - Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais divulga programação de defesas das dissertações

29 - Grupo Flor de Maracujá realiza apresentação na Livraria Cultura

31 - Avaliação Institucional da Católica tem prazo prorrogado

AGOSTO

2 - Aulas começam no dia 2 de agosto

SETEMBRO

10 a 14 - Católica realiza a 5ª Semana de Integração em setembro

 

 

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000