A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 5 de julho de 2007 Ano 6

Viagens aumentam interação entre os funcionários da Católica
Por Rodolfo Bourbon

MicaNão importa para onde você vá, viajar é sempre um aprendizado. Conhecer novos costumes, apreciar a culinária e desfrutar do ambiente natural são alguns dos atrativos para quem decide seguir estrada e fugir da rotina. Juntando estas razões ao intuito de possibilitar a interação entre os colegas de trabalho, pode-se entender a iniciativa do funcionário da Universidade Católica de Pernambuco Valdemir Fernandes.

O popular “Mica” atua na instituição há cerca de 36 anos e é auxiliar da Clínica de Fisioterapia e Terapia Ocupacional Corpore Sano. Em 1976, ele iniciou o projeto das excursões. “O Padre José, que trabalhava no Colégio Nóbrega, gostava muito de viajar. A partir daí, eu comecei a organizar alguns passeios”, revela o funcionário.

Fernando de Noronha, Fortaleza, Salvador e diversas cidades do interior do Estado fazem parte da lista de locais visitados. Basta anunciar a organização de uma viagem que as vagas são rapidamente preenchidas. “Felizmente as excursões são sempre agradáveis, fazendo com que o grupo se reúna outras vezes, trazendo parentes e amigos”, afirma Mica.

A organização das viagens rendeu ao funcionário um novo apelido: Mica Tour. “A brincadeira e o bom humor são o espírito do trabalho”, conta Mica, revelando que, nas excursões, o grupo acaba se tornando uma espécie de família.

O funcionário já perdeu as contas de quantas viagens já organizou. “Só este ano, foram cerca de dez.” O próximo roteiro está programado para o dia 13 deste mês, onde será realizada uma excursão para a cidade de Triunfo, sertão pernambucano.

NEAL promove mini-conferência sobre a influência do pensamento de Hegel
Por Higor Gonçalves

HegelO Núcleo de Estudos da América Latina (NEAL), da Universidade Católica de Pernambuco, vai realizar nesta sexta-feira (6), a partir das 15h, uma mini-conferência sobre a influência do pensamento de Georg Friedrich Hegel na Filosofia dos últimos 200 anos.

O encontro será realizado na sala de seminários do bloco G 4 - localizada no 7º andar. Para ministrar a conferência, foi convidado o professor Jesus Vazquez, do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A entrada é gratuita

Informações: (81) 2119-4067.

Consultoria realiza expedição fotográfica na terral natal de Ariano Suassuna
Por Higor Gonçalves

Se você é fotógrafo profissional, ou, simplesmente, amante da fotografia artística, esta informação poderá lhe interessar. Estão abertas as inscrições para uma expedição fotográfica com destino a cidade de Taperoá, na Paraíba, terra natal do escritor Ariano Suassuna.

O foco está na beleza natural do “cenário” que inspirou o escritor em sua obra. O evento, que também vai prestar uma homenagem aos 80 anos de Ariano, será promovido pela Consultoria Rubroveio – responsável pela edição das revistas Flores de Pernambuco e Fotoimagem-NE. A expedição sairá do Recife no sábado (14) e vai retornar no domingo (15).

Após a viagem, haverá uma seleção de todas as fotografias feitas durante o passeio. As melhores ficarão expostas em uma galeria e serão publicadas na Revista Fotoimagem-NE.

Informações e inscrições sobre a expedição fotográfica através do telefone (81) 9946-1900, ou pelo e-mail: rubroveio@gmail.com.

Professor da Católica integra delegação da Intercom que vai à China amanhã
Por Higor Gonçalves

Prof. Alexandre FiguerôaO professor Alexandre Figueirôa, coordenador das especializações em Jornalismo Cultural e Estudos Cinematográficos da Universidade Católica de Pernambuco, vai participar da delegação de pesquisadores em comunicação que embarca amanhã dia 06 de julho, para uma viagem de 13 dias à República Popular da China, na Ásia.

O objetivo da delegação, formada pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), é comemorar o “Ano Luiz Beltrão”, idealizado pela Intercom como uma homenagem ao jornalista pioneiro nos estudos das Ciências da Comunicação no Brasil.

O convite para a viagem partiu da Câmara de Comércio Brasil-China de Desenvolvimento Econômico (CBCDE). No país, os pesquisadores vão refazer o percurso feito por Beltrão em 1958. Naquele ano, o jornalista foi convidado pela União dos Jornalistas Chineses para uma viagem à nação. Na volta, ele reuniu suas impressões no livro “Itinerário da China”, publicado no ano seguinte.

O roteiro que a delegação da Intercom fará, inclui as cidades de Shangai, Shenzhen, Hong Kong e Macau, onde o grupo visitará universidades, organizações de mídia, pólos industriais, centros de cultura, monumentos históricos, museus, galerias e centros comerciais.

De acordo com Alexandre Figueirôa, a viagem será uma oportunidade para conhecer um país que vem se projetando, nos últimos anos, como uma relevante potência emergente. Segundo o professor, a visita abrirá portas para um grande intercâmbio cultural entre os países.

No sábado (21), os pesquisadores deixarão o território chinês, dividindo-se em dois grupos. O primeiro segue para a África do Sul. Já a segunda equipe, da qual Figueirôa faz parte , toma o destino de Paris, onde vão acontecer as comemorações do 50º Aniversário da International Association for Media and Communication Research (IAMCR).

HISTÓRICO - Alexandre Figueirôa graduou-se no curso de Jornalismo da Católica em 1984. Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo (USP), o professor concluiu, em 1999, seu doutorado em Estudos Cinematográficos e Audiovisuais, pela Universidade Sorbonne-Nouvelle (Paris III), em Paris. Além de professor e coordenador das especializações em Jornalismo Cultural e Estudos Cinematográficos da Unicap, Alexandre Figueirôa também coordena o Núcleo de Pesquisa em Comunicação Audiovisual da Intercom.

 

:.Outras Notícias.:

04/07/2007 - Alunos de Direito da Católica se destacam no exame da OAB
04/07/2007 - Segundo encontro do Fórum de Direitos Humanos acontece na Católica
04/07/2007 - Especialização em Estudos Cinematográficos da Católica promoveu palestras
04/07/2007 - Feras do Vestibular 2007.2 da Católica têm até dia 6 para pegar o Cartão de Identificação
03/07/2007 - Católica brilha na festa de premiação do 10º Prêmio de Mídia Estadão
03/07/2007 - Católica ganha o prêmio máximo na categoria estudante no concurso do Estadão
03/07/2007 - Alunos de Jornalismo são aprovados para estágio na TV Globo
03/07/2007 - Laureado em Engenharia recebe prêmio da Odebrecht
03/07/2007 - Inscrições para os cursos de MBA da Católica vão até sexta-feira

Impressão  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bruna Lima, Débora Ramalho, Higor Gonçalves, Raítza Vieira e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


JUNHO

25 a 31 de Julho - Biblioteca muda o horário de funcionamento durante as férias

JULHO

Julho - Cursos de Extensão: boa pedida para as férias

26 a 31 - Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais divulga programação de defesas das dissertações

29 - Grupo Flor de Maracujá realiza apresentação na Livraria Cultura

31 - Avaliação Institucional da Católica tem prazo prorrogado

AGOSTO

2 - Aulas começam no dia 2 de agosto

SETEMBRO

10 a 14 - Católica realiza a 5ª Semana de Integração em setembro

 

 

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000