A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 4 de julho de 2007 Ano 6

Alunos de Direito da Católica se destacam no exame da OAB
Por Higor Gonçalves

Advogados

A Ordem dos Advogados do Brasil Secção Pernambuco (OAB-PE) divulgou o resultado do Exame Prático-Profissional (2007.1) realizado no último dia 3 de junho. A Universidade Católica de Pernambuco, através dos seus estudantes, demonstrou, mais uma vez, um ótimo resultado.

Sessenta e nove alunos da Católica passaram com notas entre nove e dez. De acordo com a diretora do Centro de Ciências Jurídicas da Católica (CCJ), professora Miriam de Sá Pereira, o fato revela a seriedade e o comprometimento tanto dos estudantes, quanto do curso – que, em 2001, recebeu o selo de qualidade oferecido pela OAB a cursos com excelência.

O número completo dos aprovados no Exame da OAB só será divulgado após a interposição de recurso, que acontece a partir do próximo dia 20 de julho.

As inscrições para o Exame 2007.2 devem começar ainda na segunda quinzena deste mês. As normas e procedimentos previstos no edital estarão à disposição dos candidatos, a partir do dia 18, através do site: www.oabpe.org.br.

Exame – O exame obrigatório da Ordem dos Advogados do Brasil trata-se de uma série de provas que os estudantes se submetem para receber licença para atuar como advogado. Dentre as exigências para pertencer aos quadros da Ordem, o aluno deverá ser aprovado no Exame, que é realizado três vezes por ano em todos os estados do Brasil.

Clique aqui e veja a lista com os nomes de todos os aprovados. http://www.oabpe.org.br/downloads/20071/AprovadoPraticoProfissional20071.pdf.

Segundo encontro do Fórum de Direitos Humanos acontece na Católica
Por Raítza Vieira

Fórum de Direitos HumanosHá uma semana, jovens de classe média espancaram uma empregada doméstica no Rio de Janeiro. Eles justificaram o ato, afirmando que bateram na vítima, pois pensavam que ela fosse uma prostituta. Essa situação pode demonstrar como as profissionais do sexo são discriminadas e estigmatizadas no país. E, justamente, para combater esse preconceito é que o II Fórum de Direitos Humanos do Recife promoveu, na manhã de hoje (4), a oficina “Profissionais do Sexo”. O evento ocorreu no auditório G II, da Católica.

Antes de começar a oficina, houve a exibição de um vídeo, produzido em Salvador, que mostrou como funcionava a Associação de Profissionais do Sexo da Bahia. Em seguida, teve início a oficina, que foi coordenada pelo titular da Diretoria de Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, José Cirilo.

A mesa de discussão ficou por conta da representante da Associação Pernambucana de Profissionais do Sexo (APPS), Laudenice da Silva, e da coordenadora geral do Uiala Mukagi - Sociedade das Mulheres Negras de Pernambuco, Vera Baroni.

Na ocasião, Vera Baroni forneceu dados e informações sobre os direitos fundamentais, sobre as mulheres e a violência sofrida pelas profissionais do sexo. “Esse segmento da sociedade é bastante marcado pelo preconceito das pessoas. Quero fortificar a dignidade, o respeito dessas mulheres e os princípios básicos encontrados na Constituição Federal, em especial o da liberdade”, disse Vera.

Além disso, Vera, durante a oficina, explicou a importância do evento ser realizado na Católica. “A Universidade é um “locus” de formação de pessoas e profissionais. É importante que ela esteja aberta para reconhecer a sociedade. Na hora que a Universidade abre as suas portas para debater assuntos como este, ela termina por aproximar a instituição da sociedade. Além disso, ela contribui para uma transformação da sociedade”, afirmou.

Laudenice da Silva, da APPS, explicou como funcionava o Movimento das Prostitutas do Brasil, que é um movimento centrado nos direitos humanos e respeito dessas profissionais.

O Fórum de Direitos Humanos do Recife é um evento promovido pela Prefeitura da Cidade do Recife em parceria com o Conselho Municipal de Direitos Humanos e com a Universidade Católica de Pernambuco. O próximo encontro do Fórum acontece no dia 15 de agosto. O tema discutido será “Saúde e Direitos Humanos - Redução de Danos - Soropositividade.”

Especialização em Estudos Cinematográficos da Católica promoveu palestras
Por Higor Gonçalves

A Especialização em Estudos Cinematográficos da Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e o Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), promoveu nas noites desta segunda-feira (2) e terça-feira (3), na Sala Aloísio Magalhães, da Fundaj, palestras sobre cinema documentário.

Na segunda-feira (2), o professor do Departamento de Cinema da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Fernão Ramos, ministrou a palestra “O que é documentário? O caso do Direto brasileiro”. Na ocasião, ele debateu o atual estudo do documentário e o impacto dos cinemas diretos no documentarismo brasileiro. Depois da palestra, Ramos lançou os dois volumes do livro “Teoria Contemporânea do Cinema” (Senac, 2005), que traz textos de teóricos da área, traduzidos pela primeira vez para o português.

Na noite de ontem (3), O debate contou com a presença do teórico cinematográfico e professor do Departamento de Cinema e Audiovisual da Universidade Sorbonne Nouvelle (Paris III), Michel Marie. A tradução simultânea foi feita pelo coordenador das Especializações em Jornalismo Cultural e Estudos Cinematográficas da Católica, professor Alexandre Figueirôa.

Durante aproximadamente duas horas e meia, Michel Marie exibiu trechos de alguns documentários de Jean Rouch e Jean-Luc Godard, além de abordar as relações entre “Cinema Direto e Nouvelle Vague”. Para o teórico, o cinema documentário de Jean Rouch, etnólogo que se tornou cineasta ao defender a quebra das fronteiras entre ficção e realidade, acabou por influenciar de maneira decisiva a modernidade cinematográfica de autores importantes.

As duas palestras realizadas na Fundaj marcaram o início da disciplina Cinema Documentário, que será lecionada na Especialização em Estudos Cinematográficos da Católica pelo professor Cláudio Bezerra.

Feras do Vestibular 2007.2 da Católica têm até dia 6 para pegar o Cartão de Identificação
Por Rodolfo Bourbon

A Comissão para Aplicação do Vestibular (Coave) está entregando os Cartões de Identificação do Vestibular 2007.2, até a próxima sexta-feira (6), das 8h às 17h, na sua sede no hall do bloco A. Os feras podem, também, baixar O Cartão pela Internet.

As provas serão realizadas no sábado, dia 14. As informações sobre o local de prova constam no Cartão de Identificação. Este ano a Católica realiza seu Vestibular em apenas um dia, tornando o processo ainda mais rápido.

Todos os candidatos inscritos no vestibular da Católica terão direito a uma camisa exclusiva e acesso à Biblioteca Central para realizar seus estudos. A exemplo do que foi feito no Vestibular do final do ano passado, no dia da prova, os pais e acompanhantes dos candidatos contarão com uma programação especial, que inclui oficinas de relaxamento, exibição de filmes e leitura de jornais e revistas.

 

:.Outras Notícias.:

03/07/2007 - Católica brilha na festa de premiação do 10º Prêmio de Mídia Estadão
03/07/2007 - Católica ganha o prêmio máximo na categoria estudante no concurso do Estadão
03/07/2007 - Alunos de Jornalismo são aprovados para estágio na TV Globo
03/07/2007 - Laureado em Engenharia recebe prêmio da Odebrecht
03/07/2007 - Inscrições para os cursos de MBA da Católica vão até sexta-feira
02/07/2007 - Católica divulga lista dos classificados, pelo Enem, no Vestibular 2007.2
02/07/2007 - Fonoaudiologia finaliza oficinas sobre Saúde Vocal no Sítio da Trindade
02/07/2007 - Professores e alunos da Católica apresentam trabalhos no Epenn
02/07/2007 - Professor da Católica aborda diálogo inter-religioso na Unipaz

  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bruna Lima, Débora Ramalho, Higor Gonçalves, Raítza Vieira e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


JUNHO

25 a 31 de Julho - Biblioteca muda o horário de funcionamento durante as férias

JULHO

Julho - Cursos de Extensão: boa pedida para as férias

26 a 31 - Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais divulga programação de defesas das dissertações

29 - Grupo Flor de Maracujá realiza apresentação na Livraria Cultura

31 - Avaliação Institucional da Católica tem prazo prorrogado

AGOSTO

2 - Aulas começam no dia 2 de agosto

SETEMBRO

10 a 14 - Católica realiza a 5ª Semana de Integração em setembro

 

 

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000