unicap home fotolog agenda edições anteriores busca no site
 
 

Coração em Festa
Pe. Theodoro Peters, S.J

Exmo. Sr. Deputado Romário Dias, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco.
Exmo. Sr. Deputado Sebastião Rufino, autor do requerimento 3581.
Exma. Sra. Maria Lúcia Cavalcanti Galindo, Diretora da Escola do Legislativo desta Assembléia.
Exmos. Srs. Deputados do Estado de Pernambuco.
Autoridades Acadêmicas, Senhoras e Senhores.

Sinto-me profundamente honrado com a iniciativa da Casa de Joaquim Nabuco de promover esta reunião solene quando estou completando 20 anos de vida dedicados ao Estado de Pernambuco e à Nação Brasileira, em prol da formação cidadã, qualificação profissional, opção por valores autênticos da cultura, bravura e espiritualidade solidária de nosso povo. Minha plataforma de trabalho foi a Unicap, a partir da qual foi possível projetar o serviço além das fronteiras, fincando nossa bandeira nos mais distantes confins do mundo onde se constituísse fórum adequado para refletir, propor e criar novos modos de proceder, atuar e induzir nossos processos de ensino, pesquisa e extensão. Aceito esta homenagem com o coração em festa, a mente em articulação e a energia para enfrentar os desafios que a nossa conjuntura não cessa de criar, incentivar e desafiar.

1) Coração em festa para celebrar vinte anos que encerram um ciclo de dedicação diária. O tempo desfia-se, escapando das mãos pela intensidade de tarefas envolvedoras. Foi, sem dúvida e sinceramente, uma oportunidade vivida com paixão, discernimento, provocação e vontade de acertar partilhada com a Comunidade Universitária. Ao longo da vida, a grande meta educacional é aprender a viver em Sociedade, a planejar em equipe, a defender propostas em vista do Bem Comum. O Bem atrai nossa vontade, gerando a capacidade de colaborar, promover e colocar em prática o que é percebido e gestado. Neste momento, quero expressar o que aprendi em Pernambuco, com seu povo, com sua elite: seus problemas, suas soluções, suas limitações a serem superadas. Pernambuco é vida, festa, poesia, areia, mar, rios, coqueiros, música, seresta, carnaval, alegria, vontade de viver. Pernambuco é trópico inspirador, ardente e irresistível.

Vim para Pernambuco, para a Universidade aqui cheguei. Na Universidade, cada pessoa é relativizada prevalecendo os argumentos racionais, as estratégias adequadas, a metodologia aconselhada. Viver a Unicap, amá-la, torná-la parte da vida é uma experiência sem igual. Viajarei para São Paulo carregando as marcas felizes das saudades desta terra, natureza, gente e beleza. Ao lembrar Pernambuco, rezarei ao Criador para que proteja, inspire e mantenha no bom rumo as decisões a serem tomadas neste Brasil para que todos tenham vida em plenitude.

2) A Mente em articulação: A capacidade de pensar leva-me para a construção do futuro desejado para toda a Sociedade Brasileira. Pernambuco, com suas universidades, recebendo cidadania nesta Casa do Povo, Casa de Nabuco, espera a delineação de políticas públicas que possam ser implementadas para o Bem de todos, para a universalização da Cidadania, para o acesso de todos a todos os bens da terra. O final do ano faz o povo ferver nas ruas, vindo de todos os recantos, caminhando como ovelhas sem pastor. É necessário que se promovam debates, que se evolua em legislação a serviço de todos. Desejo que se possa demarcar passos para o bem do povo. Nossas ruas estão sem segurança, o código de trânsito não é respeitado como se esperava, as vidas não são levadas a sério. No entanto, a vida é sagrada, é o bem por excelência confiado por Deus a cada um de nós; o problema, portanto, não é somente preservar a minha vida, mas, sobretudo, a vida sob qualquer hipótese, em qualquer tempo, em qualquer lugar.

Minha mente ferve com a necessidade de articular todas as forças vivas da Sociedade, os representantes dos poderes constituídos, as Academias com a vontade de avançar para um futuro melhor, pleno de dignidade conquistada para todas as pessoas. A tarefa é grande, a vontade de implementar boas soluções não fica aquém. Que esta casa possa ser propulsora das expectativas de toda a nossa população: eis o meu desejo, auspício e segura esperança.

3) Com energia revigorada para prosseguir no trabalho que a Companhia de Jesus me confia na formação da cidadania, da juventude, na evangelização de nosso povo. Estarei sediado na cidade de São Paulo, mas não abandonarei a nossa Universidade. Faz parte do ofício do reitor jesuíta carregar sua Comunidade na oração e nos bons desejos, para que ela acerte nas suas decisões e caminhos. Ao transmitir o cargo, em janeiro, ao P. Pedro Rubens, continuarei disponível para a assessoria e apoio que a ele melhor parecer nas oportunidades e tempos que mais ajudarem. Desse modo, a minha despedida não é lacrimosa, mas portadora da esperança segura numa comunidade amadurecida pelo trabalho e pelo estudo, capaz de apoiar sua emergente nova liderança na busca contínua da qualidade que se propôs. Sinto-me muito gratificado porque a Unicap ficará em excelentes mãos, caminhando com segurança à procura das respostas a serem dadas à nossa sociedade.

Meu nome associado à Unicap fortificou-se pela corporação institucional. Uma instituição universitária é de alta complexidade. Faz parte da Universidade reconstruir, reinventar, projetar e transformar a Sociedade. A Universidade é uma comunidade de pessoas motivadas pelo saber e sua busca incessante. Seus sábios mestres, seus laboratórios, sua biblioteca conformam o claustro necessário para a atmosfera exigente de auto-superação dos próprios limites e fronteiras. Ninguém é feliz sozinho. O ser humano foi criado para a comunhão solidária e fraterna com o semelhante, mulher e homem, imagens do Criador e para a partilha da eternidade feliz. Deus nos criou para a felicidade, cabe a cada um de nós responder a esta vocação. Foi assim que tudo começou, partilhar na seriedade objetiva do trabalho, na austeridade necessária do autocontrole pessoal e dos meios disponíveis, que os pioneiros fundadores ofereceram a Pernambuco sua Universidade Católica, nascida do Coração da Igreja local, concretizada pela Companhia de Jesus, associadora de leigos e leigas, pessoas esclarecidas, para que nossa juventude se formasse em nossa terra e se preparasse aqui para viver em níveis regional, nacional e internacional.

A Unicap foi fundada como Escola Superior; a seguir, constituiu-se Universidade de pleno direito. A Faculdade de Filosofia Ciências e Letras P. Manoel da Nóbrega celebrou os 60 anos de sua primeira formatura em História e Geografia, completou seus 54 anos como Universidade e prepara-se para comemorar solenemente os 55 anos no dia 27 de setembro de 2006. Desse percurso fui honrado com a participação íntima dos últimos 20 anos. A Unicap continua respondendo aos desafios colocados e continuamente se aperfeiçoa para acelerar o ritmo da História Pernambucana. É necessário fazer justiça e confessar que a comunidade pernambucana me acolheu, desafiou, adotou e incentivou-me a dar o melhor, para que a Unicap avançasse com segurança em meio aos vendavais, calmarias, tsunamis que agitaram nosso oceano social tropical. Sou muito reconhecido a toda a comunidade unicapiana: docente, discente e funcional, laica e jesuíta, pela adesão aos projetos e sua implementação segura e sustentável. Foi um longo aprendizado institucional através das semanas de estudos docentes, laboratório institucional de avaliação e de implementação natural e progressiva do planejamento participativo. Nosso modelo de trabalho torna-se patrimônio social induzindo outras universidades do Brasil e do continente a abrir a discussão de sua Identidade, Missão e Vocação, em grandes plenárias, constituídos espaços e momentos ideais facilitadores da apresentação, justificação argumentativa das idéias e propostas de sua sustentabilidade e progressividade contínua. Nossa festa solene é direcionada para a Unicap, que veio para ficar em Pernambuco. À Unicap dedico meu amor a Pernambuco. Agradeço a distinção da homenagem e a atenção de todos. Recebam o meu abraço e fraternidade companheira. Muito obrigado.


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE) e Daniel França (3120-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Christiano Vasconcellos, Eduardo Travassos, Rafael Sales, Sophia Marvão e Manuela Ferreira (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Júlia Fraga, Malika Rouff e Vanessa Ramos (Estagiárias).

PUBLICIDADE: Danilo França e Jonathan Alves (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP email

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para email

 

 

 

       
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap