Intercâmbio – Estudo e trabalho no exterior

Uma das mais positivas experiências que a época de juventude pode proporcionar a uma pessoa é a possibilidade de participar de uma das inúmeras modalidades de intercâmcio. Essas viagens de estudo ou trabalho (ou as duas coisas juntas), geralmente feitas em países estrangeiros, vem crescendo em popularidade no Brasil das últimas décadas. O intercâmbio representa, muitas vezes, uma forma mais inteligente de conhecer outras culturas, fugindo um pouco da pressa e do consumismo envolvidos nas viagens turísticas tradicionais.

Esta edição do jornal laborarótio O Berro é dedicada justamente a essas diversas formas de conhecer outras culturas e trata do aumento no número de pessoas que realizam viagens em busca de aprendizado.

Seja com o intuito de estudar ou trabalhar, mas sempre focada na troca de conhecimentos, a viagem de intercâmbio vem, aos poucos, tornando-se acessível a mais pessoas no Brasil. Entre as muitas novas maneiras de concretizar um intercâmbio, existem programas que atendem às necessidades dos clientes e se adaptam ao seu perfil financeiro.

Como uma maneira de prevenir aqueles que planejam concretizar a viagem, durante a abordagem do tema as reportagens não deixaram de expor as dificuldades que alguns intercambistas enfrentaram ao entrar em contato com hábitos distintos daqueles em que sempre viveram. O assunto pode ser conferido na reportagem que trata da volta para casa.

Por autro lado, os avanços na viariedade de opções oferecidas por agências e organizações especializadas em intercâmbio, nos últimos anos, são aspectos positivos tratados nesta edição. Eles podem ser encontrados na reportagem sobre o trabalho voluntário realizado em outros países, e no texto sobre brasileiras que se inserem nas famílas norte-americanas para uma temporada de trabalho cuidando de crianças e aprendendo melhor a língua inglesa.

Aspecto curioso neste tema tem sido a vinda de estrangeiros para o Brasil, realidade que vem sendo solidificada nos últimos anos. Para ilustrar essa emigração, o jornal foi buscar o exemplo de angolanos que vieram a Pernambuco para estudar em universidades e outros visitantes que chegam até aqui atraídos pela vontade de aprender a língua portuguesa.

O resultado desse contato dos brasileiros com outras culturas é, acima de tudo, o aumento no número de pessoas que aprendem a respeitar as diferenças. Dessa maneira, ao regressar para seu país de origem, no caso o Brasil, o intercambista geralmente traz em sua bagagem uma nova forma de encarar a realidade.

Nesta edição, o leitor também poderá encontrar histórias de relacionamentos que sobreviveram a distância, conhecer diversas formas de pagamento e casos de pessoas que não se adaptaram ao país escolhido e voltaram para casa antes do tempo previsto.

Veja a versão digital.