Desenho – Da parede das cavernas ao LCD

O ato de desenhar é uma das atividades mais antigas praticadas pela espécie humana. O ancestral rabisco na parede das cavernas vem sendo desdobrado, aos longo dos séculos, numa grande variedade de possibilidades. É esse universo do desenho que é o tema escolhido para ser alvo de reportagens nesta edição do jornal laboratório O Berro.

Curiosamente, num momento em que as plataformas digitais são o assunto da moda (tablets, smartphones, computadores), os velhos e bons lápis e papel continuam sendo usados numa infinidade de atividades, seja por tradição, comodidade ou, sobretudo, por sua extrema funcionalidade (estão sempre à mão, não precisam de energia, são muito baratos). Até os arquitetos, há décadas munidos de softwares que ajudam nos seus desenhos e cálculos, muitas vezes ainda rabiscam no papel seus primeiros esboços.

Não que o papel seja o único suporte e o lápis o unico instrumento para o desenho. Como mostram algumas reportagens, tecidos para roupas, vidro e paredes, tudo pode ser vir de base para a lúdica atividade dos rabiscos.

Ao longo das próximas páginas, o leitor vai encontrar reportagens que tratam de temas como a luta das poucas escolas de arte para sobreviver. Aqueles que se formam, têm de enfrentar outra batalha que é a luta pelo reconhecimento num mercado profissional muitas vezes limitado.

Sendo uma das expressões mais completas da arte do desenho, os quadrinhos têm sido usados em campanhas educativas desenvolvidas por várias instituições sérias. Apesar de não ser uma coisa nova – nos anos 40 os quadrinhos já erm utilizados com esse fim – iniciativas recentes como campanhas do trânsito reforçam o papel social que a atividade pode desempenhar.

Um dos lados mais visíveis da atividade de desennhar são os caricaturistas que divertem as pessoas esboçando desenhos faciais que ressaltam os traços mais marcantes de cada um.

O jornal também aborda, em uma reportagem, o uso terapêutico do desenho, em crianças e pessoas na terceira idade.

E mostra como algumas empresas já entederam que ter uma ambiente colorido e ilustrado por desenhos pode até influenciar na criatividade e na produtividade de seus funcionários.

Da litografia, que gravava na pedra os traços, à suave tela do computador, manuseada com a ponta dos dedos e sem tinta, riscar e reproduzir o mundo ao redor será sempre um prazer para as pessoas.

Veja a versão digital.