Pesquisadores da Unicap e a cultura religiosa dos axós

Pesquisadores da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) iniciaram a segunda etapa do projeto guarda-chuva A Reconversão Cultural dos Axós das Religiões Afro-brasileiras da Região Metropolitana do Recife (RMR), da prof. Drª Zuleica Dantas Pereira Campos. Nessa etapa, participam três alunas do curso de História, aprovadas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da Universidade.

Ariane Ingrid da Silva Botelho tem como plano de trabalho a Representação e Consumo Culturais das Indumentárias Litúrgicas na Caminhada de Terreiros de Pernambuco, orientado pelo professor Alfredo Sotero Alves Rodrigues. Rebeca Afonso Torres está pesquisando sobre O Mercado de Indumentárias Litúrgicas Afro-brasileiras no Recife e Karla Aparecida Vasconcelos Ribeiro tem como objeto de estudo: Costurando os Axós: os Bastidores das Religiões Afro-brasileiras no Recife, ambos orientados pela profa. Zuleica Campos

Foram realizadas duas pesquisas de campo: a primeira na 9ª Caminhada de Terreiros de Pernambuco (bairro do Recife Antigo), acontecida no dia 9 de novembro e, a segunda, com o início das festividades de Yemanjá no Terreiro Ilê Obá Ogunté (Sítio de Pai Adão), bairro de Água Fria, Recife,  no último 28 de novembro.

9ª Caminhada dos Terreiros

Festa de Iemanjá

 

Conteúdo relacionado:

Nagô para os pesquisadores do Pibic Unicap






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...