Roberto Benjamin: 730 dias…!

Benjamin 2 anos - corpo RP

… Roberto (Emerson Câmara) Benjamin foi egresso da primeira turma do curso de Jornalismos da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap); posteriormente, professor do mesmo curso, de Relações Públicas* e de Turismo da Instituição. “Aposentou-se” como docente da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Ufrpe). Militante intelectual das culturas de contextos populares, de acordo com Tereza Halliday: “pesquisador alentado e autor de livros na área da Folkcomunicação – menina dos olhos de Beltrão”.

Os registros acima são “datados” (relativamente conhecidos)! Lembramos esses dois anos (20 de outubro de 2013) sem Benjamin, com alguns depoimentos** de expoentes nacionais e internacionais sobre a importância do pesquisador:

Os seus livros, a que recorro com regularidade, têm também um espaço especial nas minhas estantes. Ontem mesmo, dia 14 de outubro de 2010, recebi outro dos seus livros, que já tem um lugar reservado junto aos demais: O Romanceiro da Tia Beta, em que participam outros dois nomes importantes (o segundo é também um amigo que muito prezo desde as minhas primeiras viagens ao Brasil): Altimar de Alencar Pimentel e Braúlio do Nascimento. Carlos Nogueira, Ph.D. Universidade Nova de Lisboa.

Roberto foi longe ao encomendar a Dila as pranchas do álbum sobre Bernardo Del Carpio. Também se interesso pelas rabecas. Sempre tratou com seriedade os temas que pesquisou. Não foi avaro e sempre divulgou o resultado de suas pesquisas, socializando saberes e tornando possível outros olhares e angulações a partir do que estudos, Ano passado, escreveu sobre Patativa do Assaré, no volume que marcou o centenário de nascimento do poeta pássaro. Gilmar de Carvalho, Doutor em Semiótica, Universidade Federal do Ceará.

Roberto conseguiu fazer uma espécie de escola acadêmica cujos seguidores fazem o efeito multiplicador de suas ideias ora reproduzindo, mas principalmente reelaborando o conhecimento do mestre, como é o caso de Luiz Custódio (na Universidade do estado da Paraíba) e Marcelo Sabattini (na Universidade Federal de Pernambuco). Irenilda de Souza Lima, Doutora em Comunicação social, Universidade Federal Rural de Pernambuco.

… as informações, dicas, anedotas e reminiscências do seu convívio com a cultura popular, especialmente no tocante ao mundo do cordel, da cantoria e dos folguedos, serviram de inestimável fonte de aprendizagem não só para mm, mas para todo o Fonds Raymond Cantel do Centre de Recherches latino-Américaines da Universidade de Poitiers, na França. John Rex Amuzu Gadzekpo, Ph.D. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Dele admiro, e tento imitar, o gesto generoso de compartilhar saberes, bem no sentido de Clarice Lispector de que amar ou outros é a única salvação individual que conheço. Maria Salett Tauk Santos, Doutora em Ciência da Comunicação, Universidade Federal Rural de Pernambuco.

 

* A placa foi homenagem dos alunos/egressos de Relações Públicas há exatos 10 anos. Foto: Flávio Santos.

** Algumas citações de vários depoimentos organizados em publicação especial pela Doutora da Ufrpe, prof. Doutora Betânia Maciel e pelo jornalista José Fernando Souza.

 

Conteúdos relacionados:

– Roberto Benjamin, um pesquisador maior

Roberto Benjamin e o Curso de Relações Públicas da Unicap

As Sombras do Recife

ALAIC ’98: registros inéditos!






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...