Roberto Benjamin e o Curso de Relações Públicas da Unicap

Sem título-2

O curso de Relações Públicas da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), iniciou suas atividades em 1970 na gestão do coordenador de Jornalismo, professor Roberto Emerson da Câmara Benjamin. Com a implantação de Relações Públicas foi criado o Departamento de Comunicação Social (DCS) com chefe e assessor(es). A partir de 17 de janeiro de 2007, por meio da Portaria nº 006 da Presidência da Instituição, passa a vigorar a Administração Setorial com Coordenadores de Curso/Habilitações, hierarquizados ao Centro de Ciências Sociais (CCS).

Roberto Benjamin além de professor do curso de Jornalismo nas disciplinas Radialismo, Comunicação Rural, entre outras, lecionou no curso de Relações Públicas a disciplina Folkcomunicação, objeto de estudo que permeou sua trajetória de pesquisador por décadas. A última turma que iniciou e compartilhou os estudos da folkcomunicação foi a de Relações Públicas, no segundo semestre de 1986.

Tiveram oportunidade dessa “iniciação” os docentes da Unicap: a Coordenadora Geral de Graduação e Coordenadora do curso de Tecnologia em Eventos, profª Verônica Maria Brayner de Oliveira Lira e o Coordenador de Relações Públicas, prof. Alfredo Sotero Alves Rodrigues. Ambos fizeram mestrado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no atual Programa de Pós-graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (Posmex). Direta ou indiretamente, puderam apropriar-se dos conteúdos de contextos populares compartilhados pelo Dr. Roberto Benjamin.

Prof. Roberto Benjamin ou Benjamin – nominalmente denominado por alunos e docentes – em parceria com Tereza Halliday, amiga de turma e colega de docência na Unicap e na UFRPE, idealizaram homenagem a “Luiz Beltrão: contribuição da Universidade Católica de Pernambuco para as ciências da comunicação”, por ocasião do IV Congresso Latino-americano de Ciências da Comunicação – o ALAIC ’98. A exposição teve o apoio do prof. Alfredo Sotero e de Breno José Andrade de Carvalho (aluno de Relações Públicas a época), por meio da Agência experimental em relações Públicas (Agerp).

Placa Roberto Benjamin - 1

Foto: Flávio Santos.

A “última” contribuição do professor à Universidade foi ao prof. Alfredo Sotero, em 2011, colaborando com informações para a exposição: “Máquina (In)Orgânica de (In)Formação-Mundo! 50 anos de Jornalismo Unicap, 1961/2011”, realizada por ocasião o XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação (Intercom), acontecido no período de 2 a 6 de setembro de 2011 no campus da Unicap. A exposição foi dedicada ao Prof. Roberto Benjamin, além de outras menções da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

A “Comunicação dos Marginalizados”, legado de Luiz Beltrão – empreendedor local das Relações Públicas com ecos nacionais, entre outras atividades: pesquisas de opinião pública realizadas na Unicap para construir imagem positiva do curso de Jornalismo e na Fundação Nacional do Índio (Funai), – foi dinamizada por Roberto Benjamin nos cursos de Relações Públicas e Jornalismo da Unicap. Atualmente, o conceito da folkcomunicação foi “ressistematizado” aos campos das ciências humanas e sociais, da comunicação e das disciplinas de comunicação dirigida.

Ao currículo dos anos 1970, foram somados conteúdos contemporâneos a sua atual matriz curricular dos quais, estabelecem relações às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Relações Públicas, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), e publicadas no Diário da Oficial da União, em 12 de junho deste ano. O curso é premiado com mais de 50 títulos – cerca de 80% com 1º Lugar em nível nacional. Em 2012, Relações Públicas da Unicap foi qualificado com quatro (4) estrelas pelo Guia do Estudante.

RP 4 Estrelas

As conclusões do Ato Regulatório para Renovação de Reconhecimento de Curso da comissão do Ministério da Educação (MEC), realizadas em 2013, dispõem “considerações sobre cada uma das três dimensões avaliadas e sobre os requisitos legais, todas integrantes [do] relatório e, considerando também os referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente (diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior e este instrumento) atribui [o] CONCEITO FINAL 4” ao curso de Relações Públicas da Unicap. O conceito do organismo federal de educação está institucionalizado em escala até cinco.

 






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...