Reconhecimento docente, o Intercom 2015 e o Rio de Janeiro!

ORGULHO ACADÊMICO! Relatos de reconhecimento das alunas que representaram o curso Relações Públicas da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO (Intercom 2015*), acontecido no período de 4 a 7 de setembro na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Para Karolina de Melo Silva,

Não há satisfação maior que encerrar um ciclo como este da graduação tendo a felicidade de defender dois trabalhos no Intercom Nacional. O primeiro, vencedor na etapa regional, trata-se de um evento que testou nossa capacidade de sair da zona de conforto, inserindo o relações públicas num cenário de mercado contemporâneo, “futurista”. Com ele conquistamos o primeiro prêmio de reconhecimento da nossa atuação como profissional, o que dispensa qualquer palavra.

O segundo, fruto de um período intenso e prazeroso de pesquisas ao lado da minha orientadora Zuleica Dantas, da qual me conduziu na iniciação científica e a um universo simbólico encantador, que conquistou a admiração da banca debatedora do Intercom Júnior. Enfim, perceber o resultado desses trabalhos, fruto da minha dedicação a eles e do apoio das pessoas que nos orientaram e motivaram, como os professores Alfredo Sotero e Carla Teixeira, marca com muita alegria o fim de uma graduação e o início de uma vida profissional.

De acordo com Julliana de Almeida Guimarães,

Participar do Intercom Nacional proporcionou uma experiência maravilhosa. Poder apresentar o artigo no Intercom Jr., “O universo on-line e o consumo das indumentárias do povo de santo” resultado do Pibic/Unicap, orientado pelo professor Alfredo, foi bastante gratificante receber um feedback tão positivo de profissionais como os que lá estiveram; não há como explicar.

Outro trabalho que apresentei junto com Karolina e Thayling na Expocom, foi resultado do evento Ciclo de debates na Economia Criativa: Ideias e oportunidades, orientado pela professora Carla, nos mostrou que podemos sempre mais e, passar para a etapa nacional, nos fez ver que cada esforço na construção do evento e do projeto valeu muito a pena. Enfim, o Intercom só agregou experiências na minha vida a acadêmica e futuro profissional, o que me motiva a continuar pesquisando.

Segundo Maria Gabriela Barbosa,

O Intercom Rio como um todo foi muito bom. Alguns palestrantes me trouxeram grandes reflexões: agradeço as professoras Simone Tuzzo e Lívia Marques Ferrari de Figueiredo por avaliarem minha pesquisa. Confesso que foi um contentamento indescritível e que suas intervenções oportunizaram melhorias significativas no meu trabalho. Foi muito proveitoso estar com pessoas com imensa maturidade intelectual, além de me senti muito feliz por ter a presença de amigos da Unicap e familiares dividindo tal momento comigo.

Com certeza aumentou muito meu crescimento pessoal e minha experiência profissional. Recomendo aqueles alunos que ainda não participaram de um congresso de comunicação apresentando seus trabalhos, que não percam a oportunidade. É muito enriquecedora e fortalece laços de amizade. Parabéns a todos que fizeram parte do Intercom Rio 2015 e… quero voltar ao próximo evento!

E, para Thayling Bárbara Teodósio de Moura, com euforia e maturidade competitiva,

Participar do Intercom Rio foi uma experiência enriquecedora e gratificante. Mesmo não conseguindo trazer o prêmio nacional para casa, foi muito importante para nós alunos competir com tantos outros trabalhos. Desde o início (Intercom Regional) só de termos sido os vencedores, já foi maravilhoso. Afinal, tínhamos a confirmação de que nosso esforço não havia sido em vão.

Ao ter o prêmio do Regional nas mãos, percebemos o quanto éramos capazes e “vimos” a oportunidade de mostrar nacionalmente o nosso projeto, no qual, nos empenhamos muito para realizá-lo. Dessa vez não trouxemos o prêmio, mas tenho certeza de que a nossa bagagem cultural está recheada, pois e além de tudo… “o Rio de Janeiro continua lindo”!

1º slide: Maria, Thayling, a mascote Jaé, Julliana, Karolina e Givyson Rodrigues, egresso de RP/Unicap

… e o Rio de Janeiro…?!

Ratificando (a ratificação) da fala de Thayling com a clássica de Gilberto Gil (Aquele Abraço), vamos ser mais contundentes: o Rio de Janeiro é um “caso perdido”; UNO! Mesmo nublado, chuviscando vez por outra no período do Intercom é um território natural “abençoado por Deus” (País Tropical), eternizado por Jorge Bem Jor! Em 2012 recebeu o título de Paisagem Cultural da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A (re)confirmação da “Cidade maravilhosa” pode ser comntemplada com algumas imagens registradas em poucos intervalos do Congresso – relativamente distantes, mas “acelerados” para não “perder o bonde” -, com objetivos de rever e conhecer alguns outros equipamentos eternamente culturais…!!!

 

Arcos da Lapa, Catedral Metropolitana, Convento de São Francisco, Catedral Presbiteriana e a Candelária.

 

Cristo Redentor visto do Jardim Botânico, o Jardim Botânico, Pão de Açúcar e o Bondinho.

O Bondinho de Santa Teresa, Cinelândia (Teatro Municipal, Biblioteca Nacional, Cine Odeon), Sala Cecília Meireles, Central do Brasil, Sambódromo, Maracanã, Museu de Arte Moderna, Academia Brasileira de Letras e Confeitaria Colombo. Fotos: Alfredo Sotero.

* As ilustrações (do destaque e utilizadas individualmente nos “slides”) foram criadas pelos alunos da Agência Experimental de Publicidade e Propaganda (AÊ) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “O Balão de Fala” com o Cristo Redentor é parte da marca oficial do Intercom 2015.

 

Assinatura RP e Agerp

Conteúdo relacionado:

Alunas de RP da Unicap são elogiadas no Intercom Nacional 2015!






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...