Alunas de RP são elogiadas no Intercom Nacional 2015!

As alunas Julliana de Almeida Guimarães, Karolina de Melo Silva, Maria Gabriela Barbosa e Thayling Bárbara Teodósio de Moura representaram o curso de Relações Públicas da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO (Intercom 2015*), realizado no período de 4 a 7 de setembro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com trabalhos elogiados pelos debatedores das mesas científicas, seja pela contemporaneidade das temáticas, seja pelo textos “elegantemente bem produzidos”.

Foram quatro (4) trabalhos apresentados. Julliana, Karolina e Maria apresentaram produções inéditas, resultados de suas pesquisas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da Unicap; o quarto, foi o vencedor do Expocom Regional 2015 ( produto da disciplina Oficina de Relações Públicas I), na categoria Evento avulso, apresentado também por Thayling.

No dia 5 de setembro de 15 Julliana Guimarães e Karolina Melo apresentaram suas produções na Divisão Temática (DT) Interfaces Comunicacionais:

– Comunicação e o Universo On-Line das Indumentárias do Povo de Santo

Resumo:

O objetivo deste estudo é identificar no universo on-line, os arranjos de comunicação utilizados pelo povo de santo, para o consumo afrorreligioso dos axós e acessórios litúrgicos. A pesquisa centra-se em verificar quais os meios de interatividade – no universo on-line -, são utilizados pelos filhos e filhas de santo da Região Metropolitana do Recife (RMR), para adquirir suas vestimentas e acessórios afrorreligiosos. Também foram realizadas entrevistas com costureiros, aderecista e comerciante dos produtos religiosos, além de aplicadas enquetes com filhos e filhas de santo de quatro terreiros: Ilê Axé Oyá Meguê, Roça Jeje Osún Opará Oxossy Ybualama, Barracão Ilê Axé Ogunrinuwolá e no Ilê Obá Aganjú Okoloyá.

Palavras-chave: Comunicação; consumo cultural; religiões afro-brasileiras; povo de santo; universo on-line.

Autora: Julliana de Almeida Guimarães

Orientador: Prof. Alfredo Sotero

 

– Consumo Cultural de Indumentárias Litúrgicas Afro-Brasileiras na Cidade do Recife e Região Metropolitana

Resumo:

Este artigo é produto da pesquisa de iniciação científica que tem o objetivo de investigar a presença do mercado de indumentárias litúrgicas afro-brasileiras na cidade do Recife e Região Metropolitana (RMR), analisando suas interações com o contexto urbano e o
consumidor, assim como as relações do fiel com este mercado e o processo de produção, venda e aquisição dos produtos. Parte-se da premissa de que as roupas e adereços rituais são para estas religiões elementos de importante valor simbólico, que vêm sofrendo transformações desde o estabelecimento delas na metrópole. Dessa forma, foi realizado um mapeamento das lojas de indumentárias afrorreligiosas no Recife, entrevistas com costureiros, pais de santo e comerciantes, além de pesquisas de campo em quatro terreiros da cidade e RMR.

Autora: Karolina de Melo Silva

Orientadora: Profª Zuleica Campos

1º slide: Julliana; 2º slide Karolina; 3º slide: considerações do debatedor e da coordenadora da Divisão Temática.

Julliana Guimarães, Karolina Melo e Thayling Moura apresentaram no dia 6 de setembro o vencedor do Expocom Regional 2015, categoria Evento avulso:

Comunicação na Economia Criativa: Ideias e Oportunidades

Resumo:

A realização de um ciclo de palestras sobre Economia Criativa abriu espaço para o debate sobre estratégias de comunicação adotadas pelo setor. Também permitiu reunir profissionais de áreas distintas, cujo trabalho tem como eixo comum a criatividade, inovação, empreendedorismo e colaboração. Ao mesmo tempo, ofereceu a oportunidade aos estudantes de Relações Públicas da Unicap de aprofundar o aprendizado e aplicar técnicas de comunicação voltadas para a concretização de um evento. Os resultados demonstraram ser possível consolidar parcerias e que a Economia Criativa está em franca expansão em Pernambuco.

Palavras-chave: economia criativa; comunicação; relações públicas; startups; crowdfunding.

Autores: Eulina Rocha, Felipe Medeiros, Julliana Guimarães, Karolina de Melo, Marcelo Barroso, Maria Tatiana Xavier e Thayling Moura.

Orientadora: Profª Carla Teixeira

Da esquerda para à direita: Karolina, Julliana e Thayling.

E no dia 7 de setembro, Maria apresentou a sua pesquisa na DT Relações Públicas e Comunicação Organizacional:

 

Comunicação Dirigida e o Consumo Cultural das Indumentárias Litúrgicas do Povo de Santo

Resumo:

Esta pesquisa tem como objetivo identificar, na perspectiva da comunicação dirigida, as ferramentas de comunicação utilizadas pelo povo de santo, para o consumo afrorreligioso dos seus axós e acessórios litúrgicos. Busca-se, especificamente, pesquisar quais os meios de comunicação escrita e aproximativa, seja com os fiéis ou os simpatizantes das religiões afro-brasileiras da Região Metropolitana do Recife (RMR). Além de entrevistas com costureiros, aderecista e comerciante dos produtos religiosos, foram realizadas pesquisas de campo em quatro terreiros: Ilê Axé Oyá Meguê, Roça Jeje Osún Opará Oxossy Ybualama, Barracão Ilê Axé Ogunrinuwolá e no Ilê Obá Aganjú Okoloyá.

Palavras-chave: Comunicação dirigida; comunicação; consumo cultural; religiões afro-brasileiras; povo de santo.

Autora: Maria Gabriela Barbosa

Orientador: Prof. Alfredo Sotero

1º slide: Maria Gabriela; 2º slide: debate com os congressistas; 3º slide: Maria com a debatedora e a coordenadora da Divisão Temática. Fotos: Alfredo Sotero.

* As ilustrações (do destaque e utilizadas individualmente nos “slides”) foram criadas pelos alunos da Agência Experimental de Publicidade e Propaganda (AÊ) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “O Balão de Fala” com o Cristo Redentor é parte da marca oficial do Intercom 2015.

É o curso Relações Públicas da Unicap planejando e produzindo conhecimentos técnico e de pesquisa científica! Próximo ano será em São Paulo!

 

Assinatura RP e Agerp






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...