O Recife e o Zeppelin D-LZ127

Simbólica homenagem histórica-contemporânea! Há exatos 85 anos (amanhã, 22 de maio, no fim da tarde), sobrevoou o Recife – o fenômeno dos ares -, o Graf Zeppelin. O balão, direto da Alemanha, atracou na única estação aeronáutica da América do Sul. Construída especialmente para o dirigível, nos arrabaldes da capital de Pernambuco, tinha originalmente 16 m e mais de 3 toneladas de ferro.

Em terras recifenses – pelo Oceano Atlântico -, sobrevoou o Marco Zero, a Praça da República, Teatro Santa Isabel, “margens” do Rio Capibaribe, indo atracar na Torre do Zeppelin ou Jequiá (entre os bairros de Afogados e da Mustardinha). Na atualidade, parte da estrutura é original, tombada em 1983 pelo Conselho Estadual de Cultura da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe.

As imagens abaixo, foram produzidas nos últimos 16 e17 deste mês para correlação com as originais (de anônimos), relembrando alguns pontos (patrimônios culturais) sobrevoados pelo D – LZ127. As superposições (nas fotografias) não representam as proporções reais do Zeppelin. Amanhã, os cursos de Tecnologias em Fotografia e Gestão em Turismo da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), irão fazer suas homenagens simbólicas ao evento histórico.

As imagens 1A e 1B são do Marco Zero (bairro do Recife Antigo; edifício destaque é a antiga Delegacia do Trabalho). As 2A e 2B correspondem panoramicamente a Rua da Aurora; o seu Conjunto Urbano é Patrimônio Cultural do estado deste 1985 – no bairro da Boa Vista. Os registros 3A e 3B: à direita, antigo Liceu de Artes e Ofícios e, mais adiante, o Palácio da Justiça, Patrimônios Culturais de Pernambuco desde 1992. Nas imagens 4A e 4B, referência ao Teatro Santa Isabel (na foto histórica, no canto à direta e, na colorida, à esquerda. Os três Bens ficam no bairro de Santo Antônio.

A fotografia 5A é registro após o atracamento no Campo do Jequiá. Fotos (e Superposições): Alfredo Sotero. Os registros históricos em P&B, foram selecionados dos: MundoBit e Pr. Ramos Silva.

 

Fontes consultadas

Cultura Aeronáutica. Os Zeppelins nos céus brasileiros. Disponível em: <http://culturaaeronautica.blogspot.com.br/2011/07/os-zeppelins-nos-ceus-brasileiros.html>.

MundoBit. RetroBit: primeira viagem do Zeppelin ao Brasil completa 85 anos.
Disponível em: <http://blogs.ne10.uol.com.br/mundobit/2015/05/15/retrobit-primeira-viagem-do-zeppelin-ao-brasil-completa-85-anos/>.

Pr. Ramos Silva. Recife em fotos dos séculos XIX e XX. Disponível em:
<http://srfsilva.blogspot.com.br/2011/11/recife-em-fotos-dos-seculos-xix-e-xx.html>.

VAINSENCHER, Semira Adler. Zeppelin. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife, 2009. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=120:zepelim-&catid=60:letra-z&Itemid=1>.

Assinatura RP e Agerp






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...