Exposição fotográfica inspirada em poema de Carlos Pena Filho

Na última quinta-feira(16), os alunos do curso de Fotografia da Unicap, homenagearam os 90 anos de Carlos Pena Filho, com uma exposição fotográfica inspirada no poema “Soneto do Desmantelo”. A mostra aconteceu no evento “A Palavra do Dia” idealizado pelo curso de Letras da mesma instituição.

Fotos: Adelson Alves

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Saída Fotográfica para Tamandaré

No dia de hoje (11), os alunos do primeiro módulo do Curso de Fotografia e os alunos de Arquitetura, que pagam a disciplina de Introdução á Fotografia com a professora Renata Victor, visitaram o Forte de Tamandaré a convite de Lizete Maioli, da Secretaria de Turismo.

 

Publicado em Passeio Fotográfico, Visitas | Deixar um comentário

Alunos do Terceiro módulo visitam a ADI – Atelier de Impressão

Na última quinta-feira (02), os alunos do terceiro módulo do Curso de Fotografia visitaram a ADI – Atelier de Impressão. Acompanhados do Prof. Paulo Souza, que ministra a disciplina de Gerenciamento de Cor e Impressão, a visita foi enriquecedora para os alunos.

Publicado em Visitas | Deixar um comentário

Aula de flash com Ana Cecília Furtado

Os alunos do primeiro módulo de fotografia receberam hoje (02) a fotógrafa Ana Cecilia Furtado, do projeto “Outras Leituras”. A aula trouxe exemplificações de como usar o flash e depois os alunos fizeram uma atividade prática sobre o aprendido.

 

 

Publicado em Aulas | Deixar um comentário

Bate-papo com o fotógrafo Rafael Aguiar

Os alunos do primeiro módulo do Curso de Fotografia receberam na noite de hoje(29), o fotógrafo Rafael Aguiar, que falou do seu trabalho e sua experiência em participar do primeiro reality show sobre fotografia no Brasil.

https://www.rafaelaguiarfoto.com.br/

@rafaeaguiar

Publicado em Palestras | Deixar um comentário

Exposição Abril Pras Artes

Quem passar pela rua do Príncipe, vai ter a oportunidade de conferir a exposição dos alunos do curso Superior de Tecnologia em Fotografia da Unicap, em homenagem ao 1º Abril Pras Artes. Na próxima semana, as imagens estarão expostas na rua do Lazer (dentro do Campus).

Foto: Niedja Dias

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Fotografia e Cultura de Raiz no Abril Pras Artes na Unicap

Na noite de hoje (25), recebemos os fotógrafos Roberta Guimarães, Ana Araújo, Luciana Dantas e Heudes Régis para uma palestra sobre Fotografia e Cultura de Raiz, evento Abril Pras Artes na Unicap.

Heudes Régis – Não Deixe o Brinquedo Morrer

Instagran: @Jhregis

Luciana Dantas – Feminino Farinha

http://femininofarinha.wixsite.com/site

Instagran: @femininofarinha

Ana Araújo – As Loiceiras de Tacaratu

Instagran: @fotoanaaraujo

Roberta Guimarães

http://www.facebook.com/roberta.guimaraes.946

Renata Victor, Luciana Dantas, Heudes Régis, Ana Araújo e Roberta Guimarães

Publicado em Eventos da Universidade, Palestras | Deixar um comentário

Bate-papo com o fotógrafo e ex-aluno Lucas Fernandes

Na noite de hoje(22), os alunos do Curso de Fotografia receberam o ex-aluno e fotógrafo Lucas Fernandes, que falou um pouco da sua vida e de como tem sido sua trajetória com a fotografia e o audiovisual fora de Recife. Lucas veio acompanhado do seu parceiro de trabalho daqui de Recife, nosso ex-aluno Pedro Perreira.

Fotos Adelson Alves

 

 

Publicado em Aulas, Palestras | Deixar um comentário

Abertura e palestra da Exposição Fotográfica “Identidade JIRIPANKÓ”

Na noite de hoje (15), recebemos José Adelson Lopes Peixoto, Professor da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, Pós-Doutorando do PNPD/CAPES/PPGCR-UNICAP para uma palestra sobre sua Exposição Fotográfica “Identidade JIRIPANKÓ”, que estará na biblioteca da Unicap até o dia 04/05.

Fotos Adelson Alves

Publicado em Exposições, Palestras | Deixar um comentário

Exposição Fotográfica Identidade e Religião JIRIPANKÓ Através da Fotografia

Esta exposição reúne um conjunto de 30 fotografias produzidas na Terra Indígena denominada de Ouricuri, pertencente a etnia Jiripankó, na zona rural do município de Pariconha, sertão de Alagoas. As imagens foram capturadas entre 2016 e 2018, durante pesquisa de campo para a escrita da tese de doutoramento defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião/PPGCR, na Universidade Católica de Pernambuco/UNICAP, sob a orientação da Profa. Dra. Zuleica Dantas Pereira Campos.

As atividades retratadas fazem parte do conjunto de rituais e festas do referido povo indígena, destacando atividades denominadas como o Flechamento do Umbu, a Puxada do Cipó, a Queima do Cansanção e o Menino do Rancho (pagamento de promessas). São descritas como diacríticos identitários na Tese denominada: Minha identidade é meu costume: religião e pertencimento entre os indígenas Jiripankó – Alagoas.

José Adelson Lopes Peixoto

Professor da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL

Pós-Doutorando do PNPD/CAPES/PPGCR-UNICAP

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em Exposições | Deixar um comentário