Fotografia de gastronomia foi tema de aula nesta terça-feira

Quem quiser que diga que comer não é bom. E quando vamos aos restaurantes e vemos aquelas fotos que dão logo água na boca? Difícil, né? Nesta terça-feira, durante a aula do professor João Guilherme, os fotógrafos e ex-alunos da Unicap, Victor Muzzi e Thais Carvalho, conversaram com os alunos do primeiro e terceiro módulo sobre fotografia de gastronomia, desde a montagem, o foodstyling, até o resultado final.

Victor e Thais palestraram sobre como funciona o mercado da fotografia de gastronomia em Recife. Segundo eles, o processo começa desde o primeiro contato com o cliente, onde decidem a linguagem, locação até a luz que vai ser utilizada no processo.

Os fotógrafos também conversaram sobre o espaço que existem no mercado da fotografia de gastronomia em Pernambuco. Segundo eles, poucos são os fotógrafos que têm o conhecimento em foodstyling, principalmente, o que traz ao profissional que domina essa área em específico um diferencial frente aos demais.

_DSC0004 _DSC0006 _DSC0008 _DSC0016Fotos e texto: Augusto Cataldi

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Curso de Fotografia promove 1ª gincana do saber fotográfico

Na manhã deste sábado (21), aconteceu, na Universidade Católica de Pernambuco, a 1ª Gincana do Saber Fotográfico, promovida pelo Curso Superior de Tecnologia em Fotografia da instituição.  Foram dadas atividades aos alunos, que foram divididos em 11 grupos. O grupo que obteve maior pontuação nas avaliações ganhou 1 ponto nas provas do GQ (Grau de Qualificação) e cada participante da equipe vencedora ganhou uma impressão em formato A3 de qualquer foto sua.

Além das atividades pedagógicas, o evento foi composto por uma feira do Troca e outra de artigos fotográficos e também um varal fotográfico, com fotos dos alunos professores e colaboradores. A coordenação do curso considerou o evento um sucesso e agradece a participação efetiva dos professores e alunos na empreitada.

Confira algumas fotos da gincana:_DSC8202_editDSC8254_DSC8270_DSC8034_DSC8224 _DSC8261 _DSC8266

Fotos: Adelson Alves e José Nunes

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Lançamento de nova edição da revista Unicaphoto e aula inaugural do curso de especialização marcam a noite da sexta-feira

Nesta sexta-feira (20), aconteceu a aula inaugural da especialização “As Narrativas Contemporâneas da Fotografia e do Audiovisual”, ministrada pela a Professora Doutora Simonetta Persichetti, promovida pelo Curso Superior de Tecnologia em Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco. O local do evento foi o auditório do bloco G4, na instituição.
O evento contou com a apresentação dos professores que farão parte do corpo docente do programa de especialização. Antes disso, houve um coquetel de lançamento da 6ª edição da revista UnicaPhoto, uma publicação semestral do curso de fotografia da universidade.

_DSC7928

_DSC7927

_DSC7969

_DSC7973

_DSC7976

Fotos Pedro Pereira  Pós de Fotografia-1 (4)

Fotos Pedro Pereira  Pós de Fotografia-1 (17)

Fotos Pedro Pereira  Pós de Fotografia-1 (19)

_DSC8000

_DSC8007Fotos: Karina Rocha/ Pedro Pereira / Suann Medeiros

 

 

Publicado em Especialização, Lançamentos, revista | Deixar um comentário

Aluno visita à Exposição Genesis de Sebastião Salgado

O aluno Rautemberg Nóbrega, aproveitou sua ida para Campinas-SP e foi conferir a belíssima Exposição do Fotógrafo Sebastião Salgado. “Sou fã de seu trabalho por sua técnica, composição e qualidade das fotografias impressas em preto & branco. Além disso boa parte dessas fotos são analógicas, ver o grão impresso é maravilhoso”, afirma Rautemberg.

“As lentes de Sebastião Salgado testemunharam, ao longo das últimas décadas, facetas tão preciosas quando desconhecidas do mundo. E o mundo, por meio de suas fotografias, pôde refletir sobre essas facetas, até então veladas. Isso é especialmente verdade no caso de Genesis, exposição que reúne imagens captadas, de 2004 a 2011, em regiões que permanecem alheias à velocidade vertiginosa das mudanças implementadas pelo homem.”

Crédito: Danilo Santos
Diretor Regional do Sesc São Paulo

IMG-20160518-WA0054

IMG-20160518-WA0052

IMG-20160518-WA0053

IMG-20160518-WA0049 IMG-20160518-WA0050IMG-20160518-WA0051

Fotos Rautemberg Nóbrega

Publicado em Exposições | Deixar um comentário

Último dia do Photoshop Conference

O nosso aluno Rautemberg Nóbrega se despede de Campinas -SP. Depois de três dias, ele volta para casa com sua mala cheia de conhecimentos.

IMG-20160516-WA0004

IMG-20160518-WA0023

Fotos Rautemberg Nóbrega

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Projeto Meus Retratos por Daniel Guimarães

Com intuito de presentear as pessoas que gosta, tem afinidade, e da necessidade de mostrar ao mundo esses incríveis seres brilhantes que conheceu e anda conhecendo entre 2015 e 2016, o aluno Daniel Guimarães, do terceiro módulo, lançou na plataforma instagram o “Projeto Meus Retratos”.

“Esse projeto é uma apresentação das pessoas que conheci entre 2015 e 2016 – que estão sendo retratadas por mim. Uma espécie de agradecimento por construir, lapidar, e acrescentar novos conceitos e/ou até valores, na minha vida. Sendo uma homenagem crua que faço a cada um retratado, é fazer com que minha memória (ao rever as fotos) seja alimentada com gratidão, respeito por cada um deles”, disse Guimarães.

O projeto, que iniciou ano passado, mas só este ano que as imagens começaram a ser divulgadas, teve o planejamento para começo, meio e fim. “Este projeto para em algum momento? Creio que sim! Porém, sinto a necessidade de expandir mais e retratar famílias. Quem sabe esse seja meu próximo passo ao finalizar esse projeto”, complementa o aluno.

Seguindo a todo vapor o projeto, Daniel nos diz: “Será que vou ver essas pessoas novamente? Parei e pensei: quantas pessoas já não passaram na minha vida e eu não as agradeci? Por não ter tido tempo ou coragem até pra dizer o quanto elas foram e são importante para mim? É através desse projeto, do momento que vivi com essas pessoas, de forma prazerosa ou não, que precisa ser lembrado e registrado e documentado como um retrato, tão bem representado no início da fotografia. 

Carlito Person por Daniel Guimarães

Carlito Person por Daniel Guimarães

Renata Victor por Daniel Guimarães

Renata Victor por Daniel Guimarães

Suann Medeiros por Daniel Guimarães

Suann Medeiros por Daniel Guimarães

Sophia Silva por Daniel Guimarães

Sophia Silva por Daniel Guimarães

Lorena Rodrigues por Daniel Guimarães

Lorena Rodrigues por Daniel Guimarães

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Aluno Rautemberg Nóbrega participa do Photoshop Conference 2016

Nesta segunda-feira (16), começou em São Paulo, na cidade de Campinas, o Photoshop Conference, evento que reúne profissionais de fotografia e de imagem para compartilhar conhecimento sobre o software de edição e tratamento de imagem mais usado no mundo. O evento vai até a próxima quarta-feira (18) e um pedacinho do Curso de Fotografia da Unicap está lá no encontro promovido pela Adobe.

E quem nos representa na conferência é o aluno Rautemberg Nóbrega, do terceiro módulo. Rautemberg ganhou da Prograf, empresa recifense parceira do evento, um passaporte ouro para os três dias do evento. Segundo o aluno, o Photoshop Conference não é só direcionado à ferramenta que dá nome ao evento, mas também às outras que fazem parte do hall de produtos da empresa.

De acordo com ele, a Adobe procura investir em serviços e não mais em produtos. O suporte para aplicativos desktop e mobile tornaram-se uma única interface de entrada através da solução CC ( Creative Cloud). Iniciar ou finalizar um trabalho via dispositivo mobile com as ferramentas da Adobe agora independe, tendo em vista que até as configurações desktop, além dos dados, são armazenados na nuvem.

Estamos vivendo uma convergência e independente da área (fotógrafo, designer, ilustrador, editor) possuir conhecimento sobre tecnologia mobile é imprescindível.

IMG-20160516-WA0028IMG-20160516-WA0021IMG-20160517-WA0011IMG-20160516-WA0013IMG-20160517-WA0004Fotos Rautemberg Nóbrega

 

 

Publicado em Cursos | Deixar um comentário

Alunos do projeto “Adote um fotógrafo” participam de aula sobre cianotipia

Alexandre Batista, do terceiro módulo do curso de fotografia, é um dos alunos que participam do programa Adote um fotógrafo. A iniciativa foi montada pelo D.A do Curso de Fotografia, que resolveram adotar novos fotógrafos para ajudar na formação do conhecimento. Em uma das aulas, Alexandre conversou e praticou com os seus alunos Douglas Fagner e Rafaella Boa viagem  a técnica da cianotipia.

A cianotipia, processo fotográfico desenvolvido no século XIX, foi um dos pioneiros em impressão fotográfica em papel. Ele tem esse nome pois as imagens produzidas são em tons de azul, de ciano. E isso se dá pelos sais de ferro usado durante o procedimento e não os de prata como na maioria dos demais processos fotográficos.

Para se produzir um cianótipo é necessário basicamente dois compostos químicos: o iodeto de amônio férrico e o ferrocianeto de potássio. Mistura-os e proporções iguais, emulsiona-se o papel (de preferência papel aquarelável) em ambiente ausente de raios ultravioletas (UV). Após emulsionados, aguarda-os secar e em seguida expõe, juntamente com o negativo que se deseja imprimir por contato, aos raios UV. Para revelação lava-se com água, mergulha em uma solução de água oxigenada na proporção de 1:20 e enxagua novamente em água corrente. Aguarda secar. Está pronto o cianótipo.

IMG-20160505-WA0019

IMG-20160505-WA0013

IMG-20160505-WA0016

IMG-20160505-WA0014

IMG-20160505-WA0018

IMG-20160505-WA0020

Fotos: Alexandre Batista / Rafaella Boa viagem

 

Publicado em Atividades dos alunos | Deixar um comentário

Oficinas de Lightpaint e Pinhole no Católica In

O curso de fotografia da Unicap ofereceu, na tarde desta terça-feira (10), uma oficina de Lightpaint e outra de fotografia Pin-hole. As oficinas aconteceram durante o primeiro dia do Católica In. A primeira foi ministrada pela coordenadora e professora do curso Renata Victor e a segunda ficou no comando dos palestrantes e também alunos do curso Rautemberg Nóbrega e Pedro Pereira.

O Católica In é um projeto da Universidade Católica de Pernambuco destinado a alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares da Região Metropolitana do Recife. O evento tem como objetivo mostrar aos alunos como funcionam os cursos e tirar dúvidas sobre que área seguir em um futuro próximo. A ação acontecerá até o próximo dia 13, sempre no horário das 13h30 às 17h30 e a entrada é franca.

Confira algumas fotos produzidas pelos alunos durante as oficinas:

_DSC0022

Lightpaint:

_DSC0010   G1_DSC7389 G2_DSC7393 G2_DSC7395 G3_DSC7397 G3_DSC7398 G4_DSC7400 G5_DSC7401 G6_DSC7402 G7_DSC7403 G8_DSC7404 G9_DSC7405 G10_DSC7407 G11_DSC7409

Pin-hole:

_DSC7374

Negativo do Pinhole

Negativo do Pinhole

Positivio do Pinhole

Positivio do Pinhole

 

Fotos: Adelson Alves e Karina Rocha.

Publicado em Eventos da Universidade | Deixar um comentário

Alunos realizam saída fotográfica para Ilha de Itamaracá

No último sábado (7), os alunos dos cursos de Jornalismo e Fotografia, da Universidade Católica de Pernambuco, foram para a Ilha de Itamaracá fotografar. A saída fotográfica contemplou as regiões de Itapissuma, Igarassu, Vila Velha e o Forte Orange. Abaixo, algumas das imagens produzidas pela nossa coordenadora e professora Renata Victor e Adelson Alves.

IMG_8560

IMG_8498

IMG_8903

IMG_8852

IMG_8647

IMG_8926

IMG_8632

IMG_8703

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário