Estúdio Fotográfico

Laboratório de Revelação

Laboratório de Fotografia

Laboratório de Informática

 

Ver Ouvindo 2015 II Festival de Filmes com Audiodescrição do Recife

No dia 8 de abril (quarta-feira) ocorreu na Universidade Católica de Pernambuco a abertura do Ver Ouvindo. O Festival de Filmes com Audiodescrição está na sua segunda edição, encerrando no ultimo domingo (12). Houveram exibições de filmes e debates no Museu Cais do Sertão (9 e 10) e no Cinema São Luis (11 e 12). O Festival contou com a participação de alunos do Curso de Fotografia, como voluntários na cobertura do evento. Mais fotos na página do Ver Ouvindo no Facebook.

Abertura do VerOuvindo na Universidade Católica de Pernambuco

 

Primeiro dia do evento

 

Terceiro dia do evento

 

 

 

Último o dia do evento

Paulo Souza, Thais Carvalho, Jadna Lima, Anna Thamires e Luara Olívia.
Alguns alunos do Curso de Fotografia que fotografaram o evento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Alunos do Curso de Fotografia fotografam o Evento

Aniversariantes do Mês de Abril

Palestra com o Professor José Afonso da Silva Júnior ( Ppgcom- UFPE)

Os estudantes do terceiro módulo receberam, no último dia 07, a visita do professor José Afonso da Silva Júnior, do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (Ppgcom – UFPE). Durante o encontro, José Afonso apresentou para os alunos sua experiência como jurado de um dos maiores prêmios de fotografia da América Latina, o Prêmio Fundação Conrado Wessel – categoria Ensaio Fotográfico. O bate-papo encerrou as atividades do módulo Fotografia Autoral, da disciplina Linguagem Fotográfica II.

 

Fotos: Adelson Alves

Pesquisa de extensão de Relações Públicas, Turismo e Fotografia da Unicap

O professor/coordenador Alfredo Sotero do curso de Relações Públicas, a professora/coordenadora e os alunos de Gestão em Turismo da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), estiveram no último sábado (11) no Hotel Fazenda Engenho Pedra do Rodeadouro(1), município de Bonito – Pernambuco, para “visita técnica” (co)relacionada a ação de extensão acadêmica-sociocultural e a prática dos alunos de Gestão em Turismo.

O objetivo da visita para o prof. Alfredo, foi emponderar-se de informações socioculturais para o desenvolvimento de um projeto de extensão – também de coautoria da profª Renata Victor, coordenadora de Tecnologia em Fotografia -, que contextualizem as vertentes técnico-científica, cidadania e patrimônio cultural imaterial em Pernambuco. A ação é também contribuição acadêmica de tais professores, como integrantes dos Núcleos Docente Estruturante (NDE) dos cursos de Fotografia e Gestão em Turismo da Universidade.

Ação da Red Bull Embromation no Curso de Fotografia da Unicap

Você tem talento para enrolar? Letrado na técnica de improvisar? É mestre na arte de embromar ou é bom de conversa mole?

Foi isso que aconteceu aqui no laboratório de fotografia na última quarta- feria (01), a Red Bull mais uma vez em parceria com o Curso veio trazendo a Ação Embromaiton realizada pela promotora Débora Davi, com a participação dos alunos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto Fasa pelos alunos do Curso de Fotografia da Unicap

Os alunos do Curso de Fotografia, Amanda Melo e Márcio Novellino, deram início às publicações do Projeto Memória. O projeto foi selecionado pela Fundação Antônio dos Santos Abranches (FASA) e tem o objetivo de divulgar imagens histórias da Universidade Católica de Pernambuco, desde seu surgimento até os dias de hoje.

Confiram os Instagram e Facebook do Projeto Memória:

Feliz Páscoa!!!!

Câmera Pinhole Grande Formato

No último sábado (27), uma das turmas do primeiro módulo de Fotografia fez o primeiro teste com a máquina fotográfica artesanal de grande formato (técnica Pinhole), por eles desenvolvida.  Felizes com o resultado inicial, garantem aprimorar as próximas imagens com o ajuste do tempo para que fique ainda melhor.

O trabalho é resultado de um projeto da disciplina de Laboratório Preto e Branco, ministrada por Niedja Dias.

Fotos: Priscila Pereira
Niedja Dias

Alunos de Fotografia da UNICAP visitam Museu da Cidade de Recife

No dia 26 de março de 2015 os alunos do 1º período do Curso de Fotografia da UNICAP visitaram o Museu da Cidade de Recife que fica localizado no Forte São Tiago das Cinco Pontas, no Bairro São José em Recife.
A visita tem por objetivo atender atividades de duas disciplinas do curso  ministradas pela Profª. Ms. Julianna Nascimento Torezani. Em Organização e Preservação da Imagem Analógica e Digital, os alunos conheceram o arquivo do museu, que consta de mais de 200 mil imagens da cidade de Recife do início até o final do século XX, estas imagens estão divididas em grupos: negativos e positivos em placas de vidro, negativos plásticos (filmes), positivos em papel. A equipe de conservação de fotografias com formada por Simone, Lurdes, Sandro e demais profissionais explicaram a importância da climatização (controle de temperatura e umidade relativa do ar), do tipo de material utilizado para acondicionamento das peças, do uso de armários de aço, bem como a maneira correta de trabalhar com estes elementos com luvas e guarda pó.
Além do acervo os alunos puderam visitar, como atividade da História da Fotografia, a “Exposição Fotográfica Capibaribe meu rio” com 50 imagens do acervo do museu e a projeção de imagens de Alexandre Severo, Eduardo Queiroga, Beto Figueiroa e Maíra Erlich, que fazem parte do livro de Gisela Abad intitulado ‘Eu Capibaribe: o rio termina onde a cidade começa’.

Dica: Leia o texto da quarta edição da Revista Unicaphoto “Acervos Fotográficos: dicas de preservação” no endereço: http://www.unicap.br/unicaphoto/
Agradecemos a diretora do museu, Betânia Araújo, e todos os colaboradores da instituição, em especial Simone, Lurdes e Sandro.
Foto: Julianna N. Torezani
Foto: João Luiz Vicente Cavalcanti

Ensaios fotográficos por alunos

por Luara Olívia
O ensaio foi realizado para a disciplina de Iluminação da turma 2014.1, pelo grupo Raquel Melo, Pablo Oliveira, Paloma Barros, Fernanda Leal, Alfeu Tavares, Italo de Lima, Luara Olívia. A proposta do grupo foi realizar um ensaio moda praia no estilo retrö, ‘’Assim que vimos o assunto (moda praia), logo pensamos em retratá-lo em um ensaio vintage, e então começamos a procurar por peças do vestuário de banho da década de 50/60’’, comenta Raquel. As fotos foram feitas na praia de Boa Viagem, aproveitando a luz natural da manhã, além de softbox e rebatedores. ”Aproveitamos bastante a luz dura natural, rebatendo ou preenchendo sombras com o flash dedicado usando um softbox”, completou.

O maior desafio do grupo foi em relação às roupas. Como a equipe não conseguiu patrocínio de alguma loja, a ajuda da modelo Vitória Marciel, que possuía as roupas no mesmo estilo escolhido, foi essencial. Além dela, o ensaio contou com uma integrante do grupo como modelo, a aluna Fernanda Leal.

Confira algumas fotos no ensaio:

 

Content Protected Using Blog Protector Plugin By: Make Money.