Fotografia – Uma nova proposta

A fotografia mudou. A revolução digital trouxe para o campo muito mais do que apenas a substituição dos processos analógicos de captura e obtenção da imagem estática. Os novos equipamentos, softwares e o ambiente de distribuição maciça de conteúdo na internet estão ampliando em muito as oportunidades para a construção de narrativas inovadoras que usam não apenas a fotografia e o vídeo, mas apostam em recursos de interatividade e imersão.

O estado da arte desta produção inovadora pode ser conferido no site do WordPressPhoto que, desde 2011, criou a categoria de Fotografia Multimídia mas agora chama de Digital Storytelling essas narrativas que usam várias linguagens para contar a história do mundo.

No endereço https://www.worldpressphoto.org/collection/digital-storytelling-contest  é possível conhecer os vencedores de anos interiores e indicados deste ano, incluindo trabalhos como Common Ground, um documentário produzido em realidade virtual e outros indicados nas categorias de Interatividade, Longa e Curta metragens. Navegar em cada um desses trabalhos é um excelente e inspirador passatempo para este período de quarentena.

Recomendação da professora Carol Monteiro

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

A fotografia de André Liohn e o filme “Repórteres de guerra”

André Liohn nasceu na cidade de Botucatu, interior do estado de São Paulo, em 1974, e é considerado um dos representantes da vanguarda do fotojornalismo de conflitos, tendo produzido reportagens para as principais publicações nacionais e internacionais, incluindo O Estado de S. Paulo, Revista VEJA, Der Spiegel, L’Espresso, Time, The New York Times, Newsweek, Le Monde e outras.
Liohn viveu em Botucatu durante sua infância e adolescência, mudando-se para a cidade norueguesa de Trondheim no início de sua vida adulta. Começou a fotografar com a idade de 30 e, em seus primeiros anos na fotografia, conheceu o fotógrafo checo Antonin Kratochvil, que viria a se tornar seu amigo pessoal e mentor, influenciando fortemente seu trabalho e seus
pontos de vista sobre a fotografia.
Em 2011, Liohn tornou-se o primeiro fotojornalista latinoamericano a receber o prestigiado Robert Capa Gold Medal pelo Overseas Press Club por seu trabalho sobre a Guerra Civil da Líbia, o mesmo trabalho ganhou grande repercussão e reconhecimento, entre outros, os honrosos Prêmio Bayeux-Calvados Des Correspondants de Guerre, Photographer of the Year e Webby Awards. Também em 2011 juntou forças com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha com base em Genebra para produzir a mostra “Assistência à saúde em perigo no olhar de André Liohn”, que foi apresentada com grande sucesso em Genebra, Nova York, Roma, Brasília e São Paulo.
Em 2012, com os colegas fotógrafos Christopher Morris, Jehad Nga, Bryan Denton, Lynsey Addario, Eric Bouvet e Finbarr O’Reilly, Liohn criou e encabeçou o projeto “Almost
Dawn in Libya”, Quase Amanhecer na Líbia, produzindo quatro exposições fotográficas nas principais cidades líbias de Trípoli, Benghazi, Misurata e Zintan. O projeto ganhou grande cobertura da mídia e foi produzido em parceria com o escritório das Nações Unidas para o
desarmamento e remoção de minas e explosivos e com organizações como o International Medical Corps e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha. A proposta do projeto foi a de usar o fotojornalismo como uma possível ponte para a reconciliação na Líbia após a guerra civil. As
exposições foram curadas pela curadora italiana Annalisa D’Angelo e pelo fotógrafo Paolo Pellegrin

André Liohn no Roda Vida – 30/04/2012 – https://youtu.be/SxDm-xVYk6w

As fotografias da mostra REVOGO, assim como todas as boas fotografias, questionam mais do que respondem. Vistas em conjunto, elas revelam um intenso e ilustrativo retrato de um lugar e de um tempo que o fotógrafo fez sobre seu país.
Durante três anos, André Liohn fotografou as pessoas e os bairros do Brasil, trazendo a mesma audácia de sua já reconhecida e elogiada fotografia de conflitos para uma
missão muito pessoal. Focando sua inabalável atenção em seu próprio país, ele conduz o espectador através de uma narrativa que mantém sua franqueza característica,
expondo o desespero do atual estado e expressando compaixão e ternura sutis que evidenciam de forma nua sua ligação com o lugar.
Ao criar este novo e poderoso trabalho, Liohn, livre das restrições do fotojornalismo rápido, compartilha sua visão do Brasil contemporâneo através de uma extensa coleção de fotografias que permite ao espectador vivenciar a profundidade do tema escolhido e de sua capacidade criativa.
Catálogo André Lohn – Exposição Revogo
Bônus
Repórteres de Guerra – https://youtu.be/3lkYBDbpdjg
Recomendação do professor Paulo Souza
Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Conteúdo sobre fotografia e Audiovisual

A partir do mês de abril postaremos conteúdos recomendados por professores que fazem parte do nosso corpo docente. A ideia é gerar um conteúdo interessante para enriquecer o repertório de quem faz e admira a fotografia e o Audiovisual. Começaremos com um documentário sobre repórteres de guerra e um pouco da história de André Liohn, repórter fotográfico importante no registro de conflitos e guerras.

Foto: André Liohn (fotografia compõe série vencedora do prêmio Robert Capa)

Instagram do curso: www.instagram.com/unicap_fotografia/?hl=pt-br

 

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Foto na live no instagram com Elvio Luiz e Ubira Machado

O Foto na Live da próxima sexta-feira (3) traz o fotógrafo Ubira Machado. Ubira e Elvio vão bater um papo sobre identidade e resistência na fotografia de Editoriais. Às 21h30, no instagram do fotógrafo @elviofoto. Não perde! Tem muito conteúdo bom pra quem é fotógrafo ou apenas um amante da arte fotográfica.

 

 

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Resultado do X Concurso de Fotografia de Carnaval

O resultado do tão esperado concurso de carnaval do curso de Fotografia da Unicap saiu! Confira abaixo os vencedores no Júri popular e técnico. Parabéns a todos os participantes. Agradecemos a participação de todos que mandaram fotografias do lindo carnaval de Pernambuco. 

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Aniversariantes do mês de abril!

01

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Última aula da professora Catarina Andrade com a 4ª turma da Especialização

Ocorreu na última terça-feira (17), a última aula da professora Catarina Andrade com a 4ª turma da Especialização “As Narrativas da Contemporâneas da Fotografia e do Audiovisual”. A professora Catarina lecionou a cadeira Literatura, Fotografia e Audiovisual, que trata do estudo intersemiótico de literatura, fotografia e audiovisual a partir da leitura de obras literárias, de fotografias e de filmes. Expressividade poética na palavra e na imagem: a construção de um discurso. Um agradecimento enorme a professora, que sem dúvidas enriqueceu o repertório dessa turma cheia de energia.

Foto: Adelson Alves

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Visita da turma do 1º módulo à Biblioteca Central da Unicap

Os alunos do 1º módulo fizeram a tradicional visita à Biblioteca Central da Unicap e foram recepcionados pelos funcionários, que explicaram detalhadamente sobre o acervo físico e digital. No fim da visita, fizemos a foto mais esperada pelos calouros.

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Ex-aluna do curso de fotografia é selecionada para expor no Festival de Fotografia de Tiradentes

Alicia Cohim, ex-aluna do Curso Superior de Tecnologia em Fotografia da Unicap, foi uma das fotógrafas selecionadas para expor seu portfólio na décima edição do Festival de Fotografia de Tiradentes, que ocorre entre os dias 18 e 22 de março na cidade de Tiradentes – MG. O festival vai oferecer uma programação cheia de exposições, workshops, palestras, debates, leituras de portfólio, projeções de fotografias e outras atividades ligadas a produção artística no cenário da fotografia brasileira. Confira algumas fotos que fazem parte do portfólio da fotógrafa Alicia Cohim e que vão estar expostas no Festival:

Fotos: Alicia Cohim

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Evento de comemoração dos 10 anos do Curso Superior de Tecnologia em Fotografia da Unicap

A noite da última sexta-feira (28) foi muito especial para o Curso Superior de Tecnologia em Fotografia da Unicap. Completamos 10 anos. Uma década de muitas conquistas e crescimento, de muito trabalho para formação de grandes profissionais no campo da imagem. Agradecemos a todos que fazem parte dessa história e ficamos emocionados e honrados com a presença de tantos ex-alunos queridos. Viva a fotografia e viva ao curso de fotografia! Confira as imagens:


 

 

 

Fotos: Adelson Alves e Maria Eduarda Melo

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário