Corpo de Cor é Pernambuco Nagô

A convocatória é para uma exposição virtual de fotografias que irá compor parte da programação do Abril pras Artes 2021. A iniciativa da FASA/UNICAP é fomentar as práticas de Arte, Ciência e Cultura no campus acadêmico. O tema da exposição é uma homenagem a Guitinho, percussionista do grupo Bongar da Xambá e ativista cultural, que faleceu este ano. Guitinho deixou um legado de arte e resistência que continuará inspirando todas as etnias e gerações. Qualquer estudante da Unicap e funcionário da Unicap, Fasa e Liceu poderá participar com o envio de até 3 obras, que passarão pela seleção de curadores. As fotografias devem possuir no mínimo 3MB no formato JPEG. A exposição virtual será pela plataforma Artsteps, a partir do dia 28 de abril de 2021. Os participantes receberão certificados com carga horária para ATC. Envio das fotografias até 18 de abril, para o e-mail: labfoto002@unicap.br.

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Lives que compõem o 2.° Abril Pras Artes

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Convocatória “Corpo de Cor é Pernambuco Nagô’

CORPO DE COR É PERNAMBUCO NAGÔ A convocatória é para uma exposição virtual de fotografias que irá compor parte da programação do Abril pras Artes 2021. A iniciativa da FASA/UNICAP é fomentar as práticas de Arte, Ciência e Cultura no campus acadêmico. O tema da exposição é uma homenagem a Guitinho, percussionista do grupo Bongar da Xambá e ativista cultural, que faleceu este ano. Guitinho deixou um legado de arte e resistência que continuará inspirando todas as etnias e gerações. Qualquer estudante da Unicap e funcionário da Unicap, Fasa e Liceu poderá participar com o envio de até 3 obras, que passarão pela seleção de curadores. As fotografias devem possuir no mínimo 3MB no formato JPEG. A exposição virtual será pela plataforma Artsteps, a partir do dia 28 de abril de 2021. Os participantes receberão certificados com carga horária para ATC. Envio das fotografias até 18 de abril, para o e-mail: labfoto002@unicap.br.

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Resnascimento

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Aniversariantes de abril

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Série El@s – Fotógrafa Priscilla Buhr

Encerrando o mês dedicado a essas mulheres maravilhosas que usam a fotografia como forma de comunicar e expandir os seus pensamentos e lutas , a série El@s traz a talentosa Priscilla Buhr.
Artista visual, recifense, mãe solo, feminista anti-racista, graduada em jornalismo. Em 2005 começou a trabalhar com fotografia sendo monitora das disciplinas de Fotopublicidade, de Renata Victor da Unicap. Desde então trabalha com fotojornalismo, fotografia documental e realiza projetos de narrativas visuais motivadas pela compreensão e reconstrução do passado e trajetos emocionais da mulher. Foi ganhadora do Prêmio Brasil de Fotografia em 2013 na categoria Revelação, uma das selecionadas do 10° Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia e integra o Clube de Colecionadores de Fotografia do MAMAM. É uma das fundadoras do coletivo 7Fotografia, que desenvolve diversas atividades de produção, pesquisa e debate na área.
https://www.priscillabuhr.com.br/
@priscillabuhr
Confiram um pouco do seu trabalho.
Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Live de lançamento de livro

Amanhã (30), às 19h, a professora do nosso MBA, Ludmila Carvalho vai lançar o seu livro “desarranjos maquínicos: ruído, tecnologia, imagem”, produzido com incentivo da Lei Aldir Blanc. A transmissão será no youtube. Na ocasião, ela vai bater um papo com Nina Velasco e Rodrigo Carreiro, professores da UFPE, e com os artistas Rosângela Rennó, Dirceu Maués, Luiz Alberto Guimarães e Sabato Visconti, sobre tecnologia, imagem, arquivos, teorias, fotografia, processos experimentais, erro, falha, acaso, estética… e logicamente ruído! Tudo isso, fruto de sua pesquisa dos últimos anos.

Link da live: https://www.youtube.com/watch?v=03tEspg__T0

O livro já pode ser baixado no site: https://ludimillacw.wixsite.com/desarranjos

Esperamos vocês!!

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Série El@s – Fotógrafa Helia Scheppa

Graduada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Helia nasceu em 1976 na cidade do Recife e exerce a profissão de fotógrafa desde 1998. Fotojornalista com passagens pela Folha de Pernambuco e pelo Jornal do Commercio. Dona de um currículo consistente, ela coleciona trabalhos, colocações e prêmios significativos tais como: Finalista do prêmio Esso de Jornalismo de 2014; desenvolve trabalho autoral de mobgrafia, fotografia com celular, desde 2012; vencedora por dois anos consecutivos do Mobgraphia(SP), nas categorias Street e Artes Plásticas, em 2015 e 2016, respectivamente. Dos projetos, nasceram as exposições “Paisagens oníricas”, em 2013, com curadoria da Simonetta Persichetti , e “Princípios afins”, em 2018, onde apresentou o ensaio que produziu por 7 anos: o “é cedo!” e teve a curadoria de Maria do Carmo Nino. Entre as publicações, destaque para as edições do Melhor do Fotojornalismo Brasileiro, nos anos 2010, 2011, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019. Atualmente é a fotógrafa oficial do governador de Pernambuco.

@heliascheppa
@helia_scheppa

Foto: Helia Scheppa/JC Imagem
Data: 25 -11- 2007
Assunto: ESPORTES – IX Jogos dos Povos Indigenas, em Bairro Novo – Olinda. Na foto destaque para os indios que participarao da modalidade arco e flecha.

Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem
Data: 28-11-2014
Assunto: CADERNO C – Martelo, o Mateus do cavalo marinho do município de Condado, mata note de Pernambuco.
Palavras-Chaves: cultura popular – interior – mateus ##

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Série El@s – Fotógrafa Amanda Oliveira

Dando continuidade à homenagem ao mês em comemoração as mulheres, seguimos com essas profissionais da fotografia, através da série El@s.

Fotógrafa documental, baiana de Salvador, iniciou na fotografia em 2009. Busca inspiração no olhar do fotógrafo e antropólogo Pierre Verger, ele se tornou uma referência a ponto de guia-la ao caminho da antropologia cultural. Fotos marcantes sobre o cotidiano da sua cidade natal. Enxerga a fotografia como parte da sua vida e sobre isso, ela fala: “(…) Investi em estudos e na minha primeira câmera e busquei me tornar uma profissional de fotografia para viver fazendo o que mais amo fazer.”⠀⠀⠀

https://www.facebook.com/AmandaOliveiraFotografia/
@amandatropicana

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Série El@s – Fotógrafa Aline Mattos

Em homenagem ao mês que comemoramos a mulher, seguimos com a nossa homenagem a essas profissionais da fotografia através da série El@s.

Natural de Nitéroi – RJ, Aline é bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduada em Cinema pela The New School University (NY). Atualmente vive e trabalha em São Paulo. Nas suas produções, as questões raciais estão presentes. Ela imprime diferentes técnicas e práticas artísticas, mesclando fotografia, vídeo, instalação, performance, arte sonora, colagem, impressos e materiais têxteis. Em entrevista à revista Continente, ao abordarem que sem arte não é possível inventar o Brasil, ela diz: “Obras de artistas contemporâneos deveriam figurar em livros didáticos, por exemplo, e acho que não só falta mais pesquisa, mas também a divulgação de trabalhos mais recentes de antropologia visual acerca das imagens do século XIX. Precisamos de um novo vocabulário e olhares críticos em relação às imagens e também aos documentos dessa época para desfazer a noção de subserviência e cordialidade, ainda tão flagrantemente usada no país de hoje para apaziguar nossas tensões raciais e deslegitimar movimentos sociais que buscam ações reparatórias”.

http://alinemotta.com/
@ 1alinemotta

 

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário