Cerimonialistas e alunos aprendizes da Unicap

Cerimonialistas - destaque RP

Hoje, 29 de outubro é o Dia Nacional do Cerimonialista – profissionais e aprendizes do complexo ofício dos: planejamento, organização, realização, controle e avaliação dos cerimoniais de eventos governamentais, não governamentais, empresariais, sociais, culturais.

Fatos, são alguns alunos do curso de Relações Públicas da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), que iniciaram a prática em organismos governamentais estaduais, nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e em Instituição de Ensino Superior (IES). De acordo com a estudante Karolina Melo Silva:

Karolinaesse é o meu segundo estágio na área de RP e todos os dois em um departamento de cerimonial. Aqui, no Núcleo de Cerimonial e Relações Públicas do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, eu realizo a atualização do nosso mailing list, que é de extrema importância, principalmente para a distribuição de convites dos eventos promovidos pelo Tribunal, que vão desde cerimônias de homenagem a cerimônias de posse de novos desembargadores. Nessas ocasiões solenes, também sou responsável por recepcionar as autoridades convidadas que, dependendo da abrangência do evento, podem ser estritamente locais e regionais ou até mesmo federais.

Condição ou patamar elevado, encontra-se Givysson Rodrigues dos Santos e sua atuação na Assessoria de Cerimonial e Projetos Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). De acordo com o estudante:

givyssonparticipo do planejamento e organização de todos os eventos oficiais da UFRPE, tais como: Aniversário de fundação, colação de Grau, Natal Solidário, Aula Magna/Inaugural, Pedra Fundamental, Títulos Honoríficos, Professor Emérito, entre outros.

Nos eventos em que se faz presente a Administração Superior (Reitora e Vice-Reitor),atuo no acompanhamento: verifico as autoridades presentes, se irão ter direito a fala(se tiver preparo o discurso), composição da mesa, informar a panorâmica do evento, informar ao cerimonial local e confirmar a presença… Sabendo que, na maioria das vezes, precisa-se chegar antes para realizar todo esse processo. Além disso, respondo em nome da Administração Superior aos eventos a que não se fizeram comparecer, através de e-mail, cartão ou telegrama.

Sou responsável também, por manter atualizado os Staffs externos, por exemplo: Governo do Estado e órgãos ligados, Prefeitura do Recife e demais cidades que possuírem Campi e Estações Avançadas, Deputados Estaduais, Federais da bancada Pernambuco, Senadores Pernambucanos, Ministros, entre outros.

Além disso: na elaboração de marcas dos eventos, atualização do Facebook, criação e alimentação do site oficial do Cerimonial, hasteamento das bandeiras em dias de lutos ou de eventos oficiais, ordem de precedência (juntamente com a Assessora) em autoridades presentes ou seus respectivos representantes, entre outros.

O curso de Relações Públicas e a Agência Experimental em Relações Públicas (Agerp) da Unicap, prestam homenagens aos nossos alunos-aprendizes, aos egressos e aos profissionais do Brasil, aqui representado pelo docente dos cursos de Tecnologia em Eventos e de Relações Públicas da Instituição, prof. Francklin Bezerra Santos.

 

Publicação relacionada:
Cerimonialista: profissionalismos tradicional e contemporâneo






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...