Cerimonialista: profissionalismos tradicional e contemporâneo

Atividade a “perder de vista” é uma das funções mais dinâmicas das relações sociais e corporativas na atualidade. O processo civilizatório dos antepassados e contemporâneos de comunidades e povos, pode ser panoramicamente relembrados pelas descobertas empíricas, invenções e aprimoramento das técnicas e tecnologias as passadas e as futuras gerações. Somados a esses fatos foram definidos valores, atitudes sociais e organizacionais.

O cerimonialista traduz o engessamento de situações prejulgadas “chatas” em cerimônias dinâmicas, para cada tipo e ocasião de eventos. Profissional clássico-contemporâneo, planeja e realiza o processo do cerimonial e protocolos de eventos institucionais de organizações governamentais, não governamentais e corporativas. Essa ocasião é reservada para relembrar alguns procedimentos que envolvem os cerimoniais público e universitário.

O relações públicas e docente dos cursos de Relações Públicas e Tecnologia em Eventos da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e Chefe do Cerimonial da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, Francklin Bezerra Santos é referência no estado nos seguimentos dos cerimoniais público e universitário. Além da teoria em sala de aula, insere os alunos em atividades práticas no órgão governamental para observarem as sessões solenes. De acordo com o profissional, a prática do cerimonial “é uma atividade que proporciona o emprego das normas protocolares e os ritos consagrados, dando leveza aos atos do cotidianos e mantendo as tradições dos povos, facilitando a convivência social”.

Na mesma Instituição, conduzida pelo cerimonialista foi realizado o lançamento para as indicações do Prêmio Luiz Beltrão 2001 em que, a cada ano, reconhece a “qualidade dos trabalhos acadêmicos realizados no campo das ciências da comunicação” nas categorias: Personalidade, com liderança emergente e maturidade profissional e Instituições: grupo inovador e instituição paradigmática.

digitalizar0002(1)

Prof. Francklin Santos, no centro, com alguns alunos e alunas de Relações Públicas, no dia 15 de outro de 2013, na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco.

O evento foi uma antecipação do XXXIC Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e da Unicap, acontecido no período de 2 a 6 de setembro, na Instituição de Ensino Superior (IES) do estado, com cerimonial de abertura realizado pelo referido profissional

 

O cerimonialista e o cerimonial universitário

Os atos de cerimonial universitários são um dos contextos de reconhecimento do ensino superior. Além das formaturas, colações de grau (oficiais), posse do Reitor, Pró-reitores, Diretores de Centro e Coordenadores de Curso, também são concedidas outorga de título honoríficos a personalidades que contribuíram, direta ou indiretamente com a produção do saber na sua área de conhecimento à causa da IES, além da relevância para a sociedade. Também são atividades dos cerimonialistas realizarem os rituais (com bom senso) para eventos científicos, mostras, premiações, entre outros.

doutor

À esquerda, Profª Mirian de Sá Pereira, representante dos decanatos; à direita, Profª Aline Maria Grego Lins, Pró-reitora Acadêmica. À esquerda, Prof. Luciano José Pinehiro Barros, Pró-reitor Administrativo, no exercício da Reitoria. à direita, Prof. José Marques de Melo. O diploma foi produzido com técnicas digital e pintura a mão. Concepção: Alfredo Sotero. Arte: Java Araújo.

 

A partir da proposta do colegiado do curso de Jornalismo em 2009 e aprovação da Instituição, foi concedido o título de Doutor Honoris Causa ao ex-aluno, jornalista e professor Dr. José Marques de Melo, Diretor da Cátedra Unesco de Comunicação e fundador da Intercom. A solenidade realizado no dia 22 de abril de 2010, no campus da Unicap, teve o apoio estrutural das vestes talares – beca e capelo (chapéu em analogia ao “poder real”), da Secretária da Reitoria, Maria Cristina Silva Carvalho e planejamento dos instrumentos de comunicação dirigida para o cerimonial do prof. Alfredo Sotero. Os atos protocolares foram realizados pelo cerimonialista Francklin Santos.

conviteNa atualidade, existem vários campos de trabalho para outras atividade de cerimonialistas: eventos sociais (batizados, 15 anos, casamentos, entre outros), formaturas, religiosos, esportivos, culturais. Tal ofício é profissionalmente desenvolvido pelos cursos de Relações Públicas e Tecnologia em Eventos da Unicap. Institucionalizado pela Lei nº 12.092, de 16 de novembro de 2009, em 29 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Cerimonialista.

 






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...