Santuário Natural de Pernambuco-Brasil Planetário!

Fernando de Noronha- Fotos - Renata Victor

Hoje, 14 de setembro, o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (Panamar) está completando 26 anos. Sua preservação aconteceu por meio do Decreto nº 96.693. O Arquipélago descoberto em 1503 pela comitiva de Américo Vespúcio, possui 26 km², 21 ilhas e 23 praias (1). Em 2011 recebeu o título de Patrimônio Cultural Natural da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – Unesco (2).

fernando de noronha - marcaDe acordo com a supranacional, o Patrimônio Natural é designação às características físicas, biológicas e geológicas extraordinárias e os habitats de espécies animais ou vegetais em risco e áreas de grande valor do ponto de vista científico e estético ou do ponto de vista da conservação. Foram trêscritérios para a concessão do título ao Arquipélago:

ser exemplos excepcionais representativos dos diferentes períodos da história da Terra, incluindo o registro da evolução, dos processos geológicos significativos em curso, do desenvolvimento das formas terrestres ou de elementos geomórficos e fisiográficos significativos, ou

conter fenômenos naturais extraordinários ou áreas de uma beleza natural e uma importância estética excepcionais, ou

conter os habitats naturais mais importantes e mais representativos para a conservação in situ da diversidade biológica, incluindo aqueles que abrigam espécies ameaçadas que possuam um valor universal excepcional do ponto de vista da ciência ou da conservação.

 

(1) Baía e Porto de Santo Antônio; Praia da Biboca; Praia do Cachorro; Praia do Meio; Praia da Conceição; Praia do Boldró; Praia do Americano; Praia do Bode; Praia da Quixaba; Praia da Cacimba do Padre; Baía dos Porcos; Baía do Sancho; Baía dos Golfinhos; Praia da Ponta da Sapata; Praia do Leão; Praia da Ponta das Caracas; Baía Sueste; Praia de Atalaia; Praia da Enseada da Caeira; Praia do Buraco da Raquel; Praia da Ponta da Air France; Praia da Enseada da Caeira; Praia da Caieira.

Créditos/Fontes:

1 – Fotos do topo: Renata Victor (professora e coordenadora do curso de Tecnologia em Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco – Unicap).

2 – Fotos dos slides: universo on-line (selecionadas no primeiro semestre de 2013 para produção de material didático).

3 – http://portal.iphan.gov.br

4 –http://www.parnanoronha.com.br/.

5 – http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/heritage-legacy-from-past-to-the-future/.

 






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...