Astepi 37 anos (1974 – 2011)

É com muita satisfação que a ASTEPI – Assessoria de Treinamento, estágio, Pesquisa e Integração hoje comemora 37 anos de atuação na prestação de serviço de Assistência Jurídica gratuita, integrante do Programa Social da UNICAP, constituindo-se num atendimento institucionalizado com a devida instrumentação material e humana, em funcionamento regular, visando ao atendimento a pessoas carentes da Região Metropolitana do Recife,ao tempo em que promove a própria formação profissionalizante dos alunos do Curso de Direito, do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Católica de Pernambuco, através da supervisão do Estágio Obrigatório.

Dos projetos desenvolvidos pela Astepi, destacamos os seguintes:

Projeto I – Assistência Judiciária Gratuita à comunidade carente na sede e em 11 (onze) Núcleos de bairro (Recife: Santo Amaro, Afogados, Água Fria, Jardim São Paulo, Linha do Tiro, Alto Santa Isabel, Pina e Ibura .Olinda: peixinhos, Salgadinho, e Água Compridas.)

Projeto II – Assistência Jurídica Preventiva através de programas de informação à comunidade sobre o seu direito de cidadania e Mutirões de assistência social, além das oficinas de atualização e prática conduzidas pelos docentes.

Projeto III – Intervenção através de meios alternativos de solução de conflitos (Mediação, Conciliação e Arbitragem.)

Para a sua plena atuação, a Universidade, através da Astepi através de convênios com outras instituições, como o Tribunal de Justiça de Pernambuco, com o funcionamento do Fórum Universitário composto pelos Juizados Especiais Cível e Criminal e o Juizado de Violência doméstica e Familiar, além do INAMA, Instituto Nacional de Mediação e Arbitragem, através do funcionamento da Câmara de Mediação Conciliação e Arbitragem.

A Astepi prima pelo pioneirismo de sua atividade nas comunidades de bairro, e agora, inova mais uma vez com a implementação da prática Jurídica em Direito Público, ampliando o conhecimento na formação de seus profissionais para o exercício da advocacia pública e outras atividades da área.

Comemoraremos o nosso aniversário juntamente com os eventos planejados para a comemoração dos 60(sessenta) anos da Universidade e 52(cinqüenta e dois) anos do curso de direito.

Desenvolver o conhecimento e a prática do exercício de profissões jurídicas: advogado, delegado, membro do ministério público e magistrado, proporcionando ao aluno os conhecimentos básicos, no plano profissional, cultural, ético e humanitário.

Prestar serviços de assistência jurídica gratuita à população carente.
Integrar o aluno à comunidade, fazendo-o participar na promoção da justiça social e na conscientização dos direitos e deveres do cidadão.

-Atividades Realizadas pelos Estagiários:

I-Prática Jurídica Simulada

A Prática Jurídica Simulada é realizada nos Laboratórios Jurídicos.
Os estagiários são familiarizados com as atividades exercidas pelos advogados, juízes, promotores e procuradores, nas áreas civil, penal e trabalhista, mediante:
● Elaboração de peças processuais.
● Participação na construção de processos simulados.
● Realização de audiências e júris simulados.

II – Prática Jurídica Real

A Prática Jurídica Real é realizada nos escritórios modelo da ASTEPI, localizados na sede e nos bairros de Recife e de Olinda, bem como no Fórum Universitário: os Juizados Cível, Criminal e Juizado Especial de Violência Doméstica contra a mulher.