A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
 Edições Anteriores
 Minuto Unicap
 Fotolog
 Católica na Imprensa
 Agenda

Recife, 30 de setembro de 2009 - Ano 8

Católica vai promover 7ª Semana de Integração em outubro
Tiago Cisneiros

A 7ª Semana de Integração Universidade Católica de Pernambuco e Sociedade será realizada entre os dias 19 e 23 de outubro, no campus da instituição. A programação inclui conferências, seminários, painéis e debates acerca do tema “Segurança: uma questão de cidadania”, além de atividades didáticas organizadas por cada um dos cinco centros da Unicap. O evento, promovido em parceria com a Rede Globo, através do programa Globo Universidade, contará, ainda, com apresentações artísticas e culturais.

As inscrições para as palestras, fóruns, oficinas e debates oferecidos pelos centros da Universidade já estão abertas. Os interessados devem acessar o site http://www.unicap.br/siucs/index.html , preencher o formulário e escolher as atividades das quais deseja participar. Os detalhes de horários, locais, professores e valores do investimento, também, estão disponíveis na página do evento.

A programação geral da 7ª Siucs, que será realizada no auditório G2 da Católica (primeiro andar do bloco G), não requer inscrições dos participantes. Entre os palestrantes, estão o assessor especial do Governo de Pernambuco para Segurança Pública, Prof. Dr. José Luís Ratton, o especialista em segurança da informação, professor Antônio Rubens Lapa Coelho, e o repórter da Rede Globo César Tralli. Confira as sessões:

Dia 19

19h: Abertura da Semana de Integração, com o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens

19h30: Palestra “Segurança: uma questão de cidadania”, com José Luís Ratton, assessor especial do Governo de Pernambuco para a área de Segurança Pública e professor da Universidade Federal de Pernambuco.

Dia 20

Das 9h às 12h: 5º Seminário Direito e Literatura, promovido pelos Centros de Ciências Jurídicas e Centro de Teologia e Ciências Humanas.

19h30: Painel “Violência e direitos cibernéticos”, com o professor Antônio Rubens Lapa Coelho, especialista em segurança da informação.

Dia 21

19h: Painel “Sistema penitenciário: a análise psicológica”, promovido pelos Centros de Ciências Biológicas e Saúde e Centro de Ciências Jurídicas.

Dia 22

19h: Painel “A crise da pena de prisão: (res)socialização ou (des)socialização”, promovido pelos Centros de Ciências Sociais e Centro de Ciências Jurídicas.

Dia 23

9h: Palestra “Segurança: uma questão de cidadania”, com o repórter da Rede Globo César Tralli.

16h: Sessão de Encerramento, com a apresentação da Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque

Oportunidade para universitários

Os estudantes da Católica interessados em trabalhar, como voluntários, na organização da 7ª Siucs podem se inscrever na Assessoria de Comunicação (Assecom), localizada na Rua Afonso Pena, 179, defronte ao prédio da Reitoria (bloco R). Os alunos do curso de Jornalismo têm a oportunidade de experimentar a profissão, realizando a cobertura dos eventos para o Boletim Unicap. Todos os participantes receberão certificados de atividades complementares.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 2119 4242 e pelo site http://www.unicap.br/siucs/index.html .

Projeto construindo o pensar promove mesa-redonda sobre diversidade étnica e cultural
Rebeca Kramer

A segunda etapa da versão 2009 do Construindo o Pensar foi realizada na noite desta terça-feira (29), no auditório G1 da Universidade. Idealizada com o objetivo de fazer com que os temas contemporâneos, como inclusão social, biodiversidade, multiculturalismo e violência sejam debatidos, o projeto promoveu a mesa-redonda intitulada: Sociodiversidade: Multiculturalismo, tolerância, inclusão. Especificamente voltada para os alunos que serão submetidos ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o evento contou com a participação da coordenadora Geral de Graduação da Universidade Católica, professora Aline Grego, do coordenador do Mestrado em Ciências da Religião, Gilbraz Aragão, e do sociólogo e professor da Unicap Nadilson Silva.

A mesa-redonda foi iniciada com a fala da professora Aline Grego, enumerando alguns pontos importantes acerca do Enade, que já acontece desde 2006. Neste ano de 2009, pela primeira vez, o Enade irá avaliar os alunos ingressantes e concluintes, que, automaticamente, foram inscritos pela Universidade. No mês de outubro, os alunos já podem esperar em casa dois documentos do MEC. Um é o cartão de identificação e um questionário socioeconômico. “O questionário é uma forma de avaliar a instituição quanto ao curso que a pessoa está frequentando. Também é uma maneira de avaliação pessoal, porque algumas empresas buscam saber as notas dos alunos na hora da contratação. Além disso, quem tem interesse em mestrado, a nota do Enade funciona como critério de desempate”, afirmou Aline.

Ainda de acordo com Aline Grego, o estudante que estiver matriculado em dois cursos, mesmo que em instituições distintas, deverá fazer a escolha de qual prova irá realizar e comunicar ao MEC e à instituição. Na ocasião do exame, os alunos deverão chegar às 11h15 da manhã no local da prova para o efetivo início às 12h15. Farão a prova do Enade os estudantes da Católica dos cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas e Psicologia.

Os alunos selecionados para fazerem a prova do Enade 2009 são os que o Ministério da Educação (MEC) identificar como ingressantes, ou seja, que já cumpriram entre 7% e 22% do currículo de seus cursos e os que considerar concluintes, aqueles que já cumpriram, pelo menos, 80% do currículo dos seus cursos. A prova acontecerá no dia 8 de novembro. O período de inscrição de estudantes para o Enade será encerrado no dia 31 de agosto de 2009. “É interessante que o aluno procure saber se o seu nome consta, realmente, nessa lista, porque ele pode achar que não se enquadra no perfil, mas, na verdade, está lá”, explicou Aline.

Em seguida, Nadilson exibiu um vídeo cujo personagem principal era o antropólogo Darcy Ribeiro a fim de introduzir a temática da diversidade cultural. O objetivo foi o de relatar novos dados na historiografia oficial sobre a formação do povo brasileiro. Segundo o sociólogo, o Brasil era tido como uma fantasia no imaginário europeu, onde a ideia do pecado se estabelecia. “O Brasil, assim denominado em 1500, foi, muito mais do que colonizado, invadido”. Com a chegada do europeu,  começou a acontecer o que Nadilson definiu como extinção biológica do povo nativo. “Os portugueses vinham em navios sujos, cheios de doença. Os índios foram, então, dizimados também dessa forma. E a guerra também não fazia parte de sua cultura”.

Quando houve a incorporação da violência ao processo migratório brasileiro, Nadilson explicou que esse processo não se deu como na novela das oito, com momentos de amor. Os europeus pegavam as jovens africanas de 13 e 14 anos para ter relações. “A miscigenação deve ser vista como um caso de estupros e de violência e a obra O Povo Brasileiro, de Darcy Ribeiro, retrata isso perfeitamente. Lá, são apontadas as reais matrizes fundantes do povo brasileiro. A miscigenação forçada teve consequências muito grandes para a construção da identidade nacional”. Para o palestrante, o brasileiro quer vender a imagem de um povo pacífico, apesar da contradição de ser um dos povos que mais se matam no mundo. O povo europeu, finalmente, só passou a se misturar com pessoas de etnias diferentes de forma pacífica a partir da 2ª Guerra Mundial. “Mas, o que há de errado com a miscigenação?”, questionou Nadilson.

Sobre o brasileiro não ter conflitos religiosos, Nadilson encara esse fato como um mito. “Até há pouco tempo eram proibidos os cultos afro no Brasil. As religiões precisavam se adequar às cristãs. A própria cultura indígena era subjugada dentro de uma ideia de bem e de mal e essa forma maniqueísta, bastante utilizada pela Igreja Católica, é repetida hoje por outras instituições”. No mundo contemporâneo, houve um imaginário de embranquecimento do povo brasileiro, um ideário de um Brasil cada vez mais branco. “Com o genocídio do jovem negro e do mestiço, talvez a poligamia seja até mais tolerável entre os pobres por conta da morte desenfreada de tantos negros”.

Muitas pessoas afirmam que o povo brasileiro fala somente o português e que o Brasil é um país peculiar pelo seu território continental. E esse é o orgulho do povo brasileiro, segundo Nadilson. “Isso é pura mentira. E os dialetos indígenas? Eles não podem ser vistos como um povo à parte. O que acontece é um processo de exclusão dessas línguas”, expôs.

A exclusão dos negros acontece também em sala de aula, o que reflete o processo de um sistema capitalista de democracia representativa extremamente confusa e sem embasamento. “Nunca tive em sala de aula mais de três negros para ensinar. Muito menos índio. Daí a gente questiona: onde fica a diversidade?”, indagou.

Na ocasião, o professor ainda chamou a atenção para o manguebeat, movimento cujo maior representante foi Chico Science, que traz reflexões acerca da questão da etnia e das diversidades. Nadilson trouxe o segundo CD do músico e tocou a terceira faixa, equivalente à música intitulada Etnia.

Etnia

Somos todos juntos uma miscigenação
E não podemos fugir da nossa etnia
Índios, brancos, negros e mestiços
Nada de errado em seus princípios
O seu e o meu são iguais
Corre nas veias sem parar
Costumes, é folclore é tradição
Capoeira que rasga o chão
Samba que sai da favela acabada
É hip hop na minha embolada

É o povo na arte
É arte no povo
E não o povo na arte
De quem faz arte com o povo

Por de trás de algo que se esconde
Há sempre uma grande mina de conhecimentos
e sentimentos

Não há mistérios em descobrir
O que você tem e o que gosta
Não há mistérios em descobrir
O que você é e o que você faz

Maracatu psicodélico
Capoeira da Pesada
Bumba meu rádio
Berimbau elétrico
Frevo, Samba e Cores
Cores unidas e alegria
Nada de errado em nossa etnia

Para finalizar a mesa-redonda, o professor Gilbraz Aragão abordou a temática Diversidade Religiosa e Direitos Humanos. Na ocasião, trouxe alguns artigos da Constituição onde constam alguns aspetos de interesse do assunto. Segundo o professor, toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião. Nisso, estaria incluído a possibilidade de mudar de religião ou de convicção. “No mundo, são sete bilhões de pessoas com diferentes histórias de vida, sonhos, crenças e religiosidades. Todos temos o direito de buscar o melhor para nós. Ninguém é melhor do que ninguém, embora algumas pessoas pensem que são”.

Para Gilbraz, as diferenças de religião contribuem para semear o ódio e a intolerância, quando deveria servir de elo entre as pessoas. Segundo o artigo 5° da Constituição, é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.

Segundo a Proposta 113 do Programa Nacional dos Direitos Humanos, deve-se incentivarodiálogo entre movimentos religiosos sob o prisma da construção de uma sociedade pluralista com base no reconhecimento e no respeito às diferenças de crença e culto. Colonizadores europeus trouxeram outras divindades, crenças e cultos. Vivenciamos uma enorme mistura de cores que compõe a diversidade humana do povo brasileiro”, argumentou Gilbraz. “A intolerância também faz parte da nossa geografia, embora houvesse a necessidade do respeito e do se colocar no lugar do outro. O ser humano agredido e humilhado poderia ser a própria pessoa”.

Gilbraz colocou, ainda, o fato de que ninguém nasce odiando a outra pessoa pela cor ou pela religião. “As pessoas aprendem a não gostar das outras. Por que não ensiná-las a amar o diferente?”, perguntou-se. “Toda cultura cultiva as dimensões segundo um certo costume ou ethos”.

Existencialismo é tema da última aula do curso de Introdução à Filosofia para jornalistas
André Amorim

O curso de extensão de Introdução à Filosofia para jornalistas e estudantes de Jornalismo, ministrado pelo coordenador do curso de Filosofia da Católica, professor Karl Heinz-Efken, teve seu último encontro nesta quarta-feira (30), no auditório do 1º andar do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH). O minicurso é o segundo de uma série de quatro, que estão sendo realizados pela Universidade Católica de Pernambuco em parceria com o Sindicato de Jornalistas de Pernambuco (Sinjope).

No último encontro, os alunos, juntamente com o professor Karl, debateram o existencialismo de Jean Paul Sartre. A aula trabalhou temas da filosofia contemporânea como a existência humana e o sentido da vida. Além disso, a situação do homem que se sente desafiado para realizar sua vida sem recorrer a Deus ou a qualquer outro referencial também foi abordado.

Para o professor Karl, trabalhar com jornalistas, dialogando sobre temas da atualidade a partir do ponto de vista da filosofia, é uma experiência muito rica. “Esse minicurso foi muito bom porque mostrou que há uma abertura para a discussão de muitos temas sob a luz da filosofia”, disse.

A engenheira aposentada do Ministério da Fazenda, Berenice Ramalho, concluinte do curso de Teologia da congregação dos Carmelitas e a única não-jornalista da turma, disse que nunca tinha estudado filosofia e que achou ótima a oportunidade. Além disso, destacou a clareza e objetividade do professor. “Acredito que todos gostaram muito”, disse.

A estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Ana Luiza Marques disse que gostou muito do curso e da forma como o professor conduziu as aulas. “Ele é bem didático e eu gostei da ideia de retomar a história da filosofia desde o começo. Além disso, ele enfoca bastante na filosofia moderna, o que normalmente não é bem discutido em alguns locais”, disse.

Turma de especialização em Administração Esportiva vai conhecer modelo de gestão do Náutico
Tiago Cisneiros

Os estudantes do curso de Especialização em Administração Esportiva da Católica visitarão, no dia 3 de outubro (sábado), a sede, o estádio e o centro de treinamento do Clube Náutico Capibaribe. A iniciativa visa a apresentar aos alunos o modelo de gestão de atletas de base, das dependências e das modalidades esportivas da instituição.

A visita terá início às 9h, no Centro de Treinamento Wilson Campos, no bairro da Guabiraba, na Zona Norte do Recife. Às 10h30, os alunos conhecerão o Salão do Conselho Deliberativo, o Museu e a Sala de Troféus, localizados na sede do clube, nos Aflitos. Em seguida, irão passar pelas demais dependências da entidade, inclusive o Estádio Eládio de Barros Carvalho, e assistir a palestras de membros da diretoria e de treinadores dos esportes amadores do Náutico.

As aulas da primeira turma do curso de Especialização em Administração Esportiva, iniciadas em abril, devem ser encerradas em junho de 2010, cabendo aos alunos a apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no mês de setembro. As inscrições para a segunda turma, cujo começo está previsto para março do próximo ano, estarão abertas a partir de novembro ou dezembro de 2009.

Grupo Hegel e curso de Filosofia promovem minicurso “Winnicott e o Psiquismo”
Tiago Cisneiros

O Grupo Hegel Unicap e o curso de Filosofia da Católica irão promover, entre os dias 7 e 9 de outubro, o minicurso “Winnicott e o Psiquismo”. As aulas, ministradas pela professora do Doutorado em Psicologia Clínica da Unicap Consuêlo Passos, acontecerão das 14h às 17h, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), localizado no primeiro andar do bloco B. As inscrições custam R$ 20 e podem ser feitas na secretaria do curso de Filosofia, também localizado no primeiro andar do bloco B. Mais informações, pelo telefone (81) 2119 4171.

O minicurso abordará a obra do pediatra e psicanalista britânico Donald Woods Winnicott. Durante a segunda metade do século 20, ele estudou o processo de constituição infantil e da relação entre bebês e mães.

D.A. de Letras promove em outubro o II Circuito Literário
André Amorim

O Diretório Acadêmico do curso de Letras Rachel de Hollanda Costa promoverá, entre os dias 6 e 8 de outubro, o II Circuito Literário que, neste ano, tem como tema a “Literatura Africana: entre olhares”. Nos dias 6 e 8 o evento será realizado no auditório GI da Universidade Católica de Pernambuco, enquanto no dia 7 a programação será realizada nas salas 311 e 410 do bloco B.

No dia 7 será realizada uma oficina em que histórias africanas serão contadas. Além disso, um angolano participará do evento. O encontro contará com a presença de uma mestra em Literatura Africana pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)e com alunos da pós-graduação da Fafire.

Alunos de Jornalismo realizarão a cobertura da VII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco
André Amorim

Alunos do 4º e 5º períodos das turmas de Jornalismo da Católica, orientados pelos professores Ana Veloso e Vlaudimir Salvador, realizarão a cobertura da VII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. A atividade faz parte do conteúdo das cadeiras de Radiojornalismo II e III e contará como atividade para nota.

A VII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que será realizada entre os dias 2 e 12 de outubro no Centro de Convenções com o tema “Literatura do Princípio ao Fim”, homenageia neste ano o escritor pernambucano Raimundo Carrero. Além de Carrero, o jornalista Geneton Moraes Neto, o deputado federal pelo Rio de Janeiro Fernando Gabeira, a escritora Luzilá Gonçalves, entre outros, confirmaram presença.

Mestrado em Psicologia Clínica irá promover congresso franco-brasileiro sobre adoção
Victor Bastos

O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco irá promover em parceria com o Laboratório de Pesquisa de Parentalidade e Pequena Infância da Universidade de Paris o Congresso Franco-brasileiro sobre Psicanálise, filiação e sociedade. O evento será realizado entre os dias 17e 21 de agosto de 2010, no Recife Palace Hotel, em Boa Viagem.

O tema do Congresso, organizado pela professora Edilene Queiroz, será “Adoção: da criança à filiação”. Dúvidas e informações entrar em contato com o Cejem, através dos telefones 3466-5551 / 3465-8594 ou pelo e-mail cejem@elogica.com.br.

_________________________________________________

  Confira mais Notícias

Curso de Publicidade da Católica é o grande vencedor do 8º Prêmio Asserpe

Curso de Ciências Contábeis promove 2º Ciclo de Palestras em novembro

D.A. de Administração da Católica vai promover 1º Encontro Pernambucano dos Estudantes de Administração

C.A e curso de Filosofia da Católica promovem semana de palestras e debates sobre política

Curso de Jornalismo da Católica está no Twitter

Prefeitura do Recife promove eleição para Conselho de Políticas Públicas de Juventude

Estudante de Jornalismo participa de concurso de jornalismo ambiental

Professor da Católica ministra curso sobre história política contemporânea

Seminário Internacional marcará relançamento do Neal Unicap

Católica promove 2º Congresso Pernambucano de Direito Civil

Artigos de ex-alunos e professores do Mestrado em Psicologia serão reunidos em livro

Topo  

_________________________________________________

  Edições Anteriores

29/09/2009 Curso de Publicidade da Católica é o grande vencedor do 8º Prêmio Asserpe

28/09/2009 Católica promove 1º Passeio Ciclístico pela Paz

25/09/2009 Inscrições para bolsa de assistência social começam nesta segunda-feira

Outras Edições >>

Edições de Agosto >>

Topo 


  Boletim Unicap

Expediente

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza , André Amorim, Beatriz Lacerda, Diego Ximenes, Lílith Perboire, Rebeca Kramer, Tércio Amaral, Tiago Cisneiros e Victor Bastos.

RELAÇÕES PÚBLICAS: Rodrigo Lyra.

PUBLICIDADE & WEB: Armindo Simão Filho e Marina Rodrigues.

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
   
Agenda  
Busca  
   
Twitter
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000