A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
 Edições Anteriores
 Minuto Unicap
 Fotolog
 Católica na Imprensa
 Agenda

Recife, 03 de dezembro de 2009 - Ano 8

Reitor e gestores da Unicap visitam Suape
Por André Amorim

Uma comitiva formada pelo Reitor, Padre Pedro Rubens, pelos Pró-reitores Miguel Martins (Comunitário), Junot Matos (Acadêmico) e Luciano Pinheiro (Administrativo), diretores de centro, coordenadores de cursos e gestores da Universidade Católica de Pernambuco visitaram, quarta-feira (02) o Complexo Industrial Portuário de Suape. A visita foi intermediada pelo Reitor e pelo coordenador Geral de Estágio, professor Hélio Lima.

A comitiva foi recebida no Centro Administrativo pelo diretor da Suape Global, empresa que gerencia o complexo, Sílvio Leimig. O contato inicial para organizar o encontro foi articulado em agosto deste ano, durante o Café com Energia, evento realizado pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Na ocasião, o Reitor teve a oportunidade de conhecer Sílvio Leimig.

Segundo Sílvio Leimig, o objetivo do complexo é transformar Pernambuco em provedor de bens e serviços para o mundo. “Nossa visão não é apenas o Brasil, mas o mundo”, disse. O diretor da Suape Global falou, ainda, sobre as constantes revisões que são feitas no Plano Diretor do porto, realizadas em parceria com o porto de Roterdam, na Holanda, para trazer melhorias ao projeto.

Outra preocupação da direção do porto é a de formar profissionais pernambucanos capazes de assumir os postos de trabalho que estão sendo criados. “Nós não queremos apenas que o porto esteja em Pernambuco, queremos os pernambucanos fazendo parte desse projeto”, disse.

Em seguida, o Reitor e os demais integrantes da Unicap acompanharam a apresentação de um vídeo institucional mostrando a infraestrutura portuária, dados técnicos a respeito da quantidade de investimentos, o número de empresas que compõem o complexo portuário e industrial e a capacidade que o porto ainda tem de absorver investimentos.

Depoimentos

A preocupação com a falta de mão de obra qualificada em Pernambuco também é compartilhada pelo coordenador Geral de Estágio, professor Hélio Lima. Ele aponta a capacitação como a alternativa para que não seja preciso buscar trabalhadores em outros estados. Para o professor, a visita serviu para que a Católica identificasse a demanda de Suape e analisasse como pode contribuir.

“O Porto de Suape é o maior investimento do Governo Federal em nosso estado. A Universidade Católica de Pernambuco estando situada no mesmo estado que Suape e os investimentos estando direcionados para esse local, nada mais natural que a Católica procure conhecer como está se desenvolvendo o trabalho e como pode participar desse processo”, disse o professor.

Para o diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), professor José Orlando, a Unicap pode firmar parcerias com Suape principalmente nas áreas de meio ambiente, através do curso de Engenharia Ambiental, e em temas relacionados a petróleo e gás, por intermédio do curso de Engenharia Química. O professor destacou, ainda, a colaboração que pode ser dada pelo curso de Engenharia Civil através das pesquisas que são desenvolvidas.

Para a professora de Engenharia Ambiental Leoni Asfora, o curso pode fazer convênios com empresas instaladas em Suape e oferecer serviços de capacitação e qualificação para os funcionários.

O Reitor, Padre Pedro Rubens, destacou a dinamicidade do projeto de Suape e a necessidade de acompanhar de perto o processo evolutivo do local. Ele destacou, ainda, a possibilidade de interação entre a Universidade e Suape nas áreas de sustentabilidade social e ambiental. Para Padre Pedro, o primeiro contato serviu como o início da formação de uma agenda em comum entre Suape e a Unicap.

Porto de Suape

Com mais de 30 anos desde a sua criação, o Porto de Suape foi construído para substituir o Porto do Recife. Localizado 40km ao sul da capital pernambucana, entre os municípios do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, o porto possui uma posição privilegiada em relação aos demais portos da região Nordeste.

Ao contrário do que muitos pensam, a palavra Suape não é nenhuma sigla institucional terminada com a palavra Pernambuco. De origem indígena, o nome fala sobre os ‘caminhos sinuosos’ que os rios da região fazem. Hoje, os caminhos sinuosos vistos são os que os caminhões que operam no porto trafegam. Por conta do grande número de empresas que estão se instalando, a estrutura de acesso e logística, que já conta com mais de 40km de rodovias e 30km de ferrovias, está sendo ampliada.

Segundo matéria publicada pela versão online da revista Exame, o porto de Suape  é o maior polo de investimentos no país. Até 2010, os 23 projetos que estão em curso absorverão 6,2 bilhões de dólares. São eles: a Refinaria Abreu e Lima, construída em parceria pela Petrobras e a empresa estatal Petróleos de Venezuela (PDVISA), o complexo Petroquímico, o Estaleiro Atlântico Sul e o moinho da Bunge, o maior da América Latina.

Outro atrativo do porto são os incentivos fiscais oferecidos nas esferas federal, estadual e municipal. Até 2010 o número de trabalhadores deve chegar a 18 mil. No último mês, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, anunciou a criação de mais um estaleiro, sendo este último capaz de construir plataformas de petróleo.

No ano passado, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apontou o Porto de Suape como o terceiro melhor porto do Brasil, sendo o primeiro quando avaliados apenas os públicos.

Sustentabilidade Ambiental

Uma preocupação do grupo Suape Global é a criação de reservas ambientais. De acordo com o Plano Piloto, 45% dos 13.500 hectares que compõem o Complexo Industrial Portuário de Suape não podem ser retirados. Além dessas reservas, o Porto mantém estufas onde são produzidas mudas da vegetação de mangue e enviadas para áreas danificas.

Católica e Iphan vão inaugurar a Casa do Patrimônio no dia 17
Por André Amorim e Diego Ximenes

A Universidade Católica de Pernambuco e a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vão inaugurar no dia 17 de dezembro, às 17h, a Casa do Patrimônio, localizada no antigo Palácio da Soledade. Além de abrigar a nova sede da Superintendência do Iphan em Pernambuco, o espaço terá áreas para exposições de longa duração, auditório, biblioteca e locais para oficinas.

A parceria entre a Católica e o Iphan vai viabilizar projetos e ações como a Oficina de Educação Patrimonial para professores do Liceu de Artes e Ofícios; roteiros de visitação turística e cultural no bairro da Boa Vista; exposição “O Sopro do Tempo: patrimônio nacional em Pernambuco”; e mediações culturais com professores das redes públicas e privada com o objetivo de prepará-los para visita do público escolar à exposição.

Marcando a inauguração da Casa do Patrimônio em Pernambuco, será realizada a I Jornada do Patrimônio, um evento que vai contar com uma feira de cultura para divulgação das atividades e produtos realizados durante a Oficina de Educação Patrimonial, apresentações de grupos artísticos e um seminário com o tema “Gestão do Patrimônio e Co-responsabilidade”.

O seminário tem como objetivo discutir novas formas de parcerias para atuar na área e, também, divulgar experiências bem-sucedidas de educação patrimonial. Além disso, será instalado um Balcão de Parceiros com o propósito de dar visibilidade às ações de preservação do patrimônio cultural pernambucano desenvolvidas pelo Iphan e por seus parceiros, bem como informar ao público sobre os mecanismos de apoio disponíveis.

A Casa do Patrimônio fica na Rua Oliveira Lima, 824, no bairro da Boa Vista. A entrada para as exposições é gratuita. Outras informações pelo fone: 3228.3011 ou pelo e-mail casadopatrimonio@hotmail.com

Livro sobre Padre Airton é lançado na Católica
Por Rebeca Kramer

Orgulho. Esse é o sentimento de Saulo Vinícius de Sá e de Emanoel Alfredo Bezerra, respectivamente filho e sobrinho de Cátia Luciene Laranjeira de Sá, autora do livro Um Outro Olhar sobre um Homem que crê, lançado na noite desta quarta-feira (02), no salão receptivo da Universidade Católica de Pernambuco. A obra retrata a vida e obra de Padre Airton Freire, criador da Fundação Terra, em 1984. O evento foi organizado pela professora Elizabete Siqueira e pela coordenadora do curso de Relações Públicas, Verônica Brayner. O dinheiro arrecadado com a venda dos livros será destinado à  Comunidade Vida dos Servos de Deus, integrante do mesmo corpo social e espiritual conhecido como Obras da Terra, da qual faz parte a Fundação Terra.

Cátia Luciene é juíza e trabalha, atualmente, no Fórum Joana Bezerra. Escrevendo pela primeira vez um livro, a temática que a inspirou vem desde sua adolescência, em Arcoverde, quando conheceu Padre Airton Freire. “Ele é uma pessoa muito corajosa. Foi morar na Rua do Lixo e transformou um lugar que era depósito de lixo, onde as pessoas disputavam comida com os porcos, em algo completamente diferente. Com os 25 anos de Fundação Terra, a gente percebe que ele converteu em alegria uma realidade que era penosa”, falou. Cátia revelou, ainda, que uma maior aproximação entre ela e Padre Airton aconteceu mais ou menos há dois anos, num retiro espiritual em um povoado próximo a Arcoverde.

Segundo a professora Elizabete Siqueira, o livro, com a bibliografia extensa, apresenta inúmeras citações de escritos da autoria do próprio Padre. Tratando-se, assim, de obra de pesquisa feita com carinho e cuidado, buscando ser o mais fidedigna possível. “A sua fidedignidade fica clara aos olhos do leitor, não só pela impressão de que a narradora parece conhecer bem o personagem principal, assim como pela perceptível preocupação de se manter fiel à realidade dos fatos ocorridos”, comentou.

Ainda de acordo com a professora Elizabete, na primeira parte do livro há um diálogo com o personagem principal o tempo todo, durante o percurso da história. “Até poderia classificar como obra-testemunho, se tal classificação existisse no campo da teoria da literatura. E a cronologia e a sequência apresentam-se de modo fluido, bem ao estilo das escritas pós-modernas. Com uma escrita ágil e direta, mas de uma enorme beleza, a obra repleta de metáforas tem brilho próprio”, expôs. Na segunda parte do livro, contou a professora, os textos trazem a história e a assinatura de diversas pessoas, de diversos lugares, em tempos diferentes. “É como se desejassem dizer: eu vi, eu cri, eu senti e estou aqui para testemunhar”, afirmou.

Na ocasião, o professor de Comunicação e Expressão Eduardo Gomes foi convidado para ser o orador do lançamento do livro. Ele integra a ONG Arte e Vida, no Recife Antigo, que realiza trabalhos com crianças carentes. A fim de homenagear o personagem principal da festa, Padre Airton, Eduardo realizou a leitura de alguns textos poéticos da vasta obra do religioso. Do CD As Mais, foram escolhidos dois poemas de amor, respectivamente, Falando em Você e Amar faz sentido.

Do segundo CD, Vida Simples, o texto selecionado foi Filipe, uma história contada em prosa poética. “Filipe é um garotinho que não tem nem 7 anos ainda e que caminha eternamente ao lado de Cristo. Ele chega com os pés sangrando e não chora. Mas, quando escuta o Eu te amo de Deus, ele chora”, contou Eduardo. Os outros textos proferidos, em forma de oração, integram a parte do livro Preces ao Pai, editado pela Bagaço em 2002.

No dia 3 de setembro de 2009, Padre Airton esteve na Unicap lançando o livro Causos. Na ocasião, o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, deu as boas-vindas ao Padre Airton, colocando a Universidade à sua disposição, como se fosse a sua própria casa.

Quem é Padre Airton?

Padre Airton Freire de Lima nasceu em uma família pobre em 29 de dezembro de 1955, em São José do Egito-PE. Estudou Filosofia e Teologia no ITER (Instituto de Teologia do Recife) e Psicologia na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda-PE (FACHO). Foi ordenado sacerdote pela Diocese de Pesqueira, Pernambuco, em 13 de fevereiro de 1983. Fez formação analítica no Centro de Estudos Freudianos no Recife e Pós-graduação na Metodologia de Ensino criada por Paulo Freire, pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente, assessora a formação religiosa no Colégios das Damas. Teve seu primeiro contato com a comunidade da Rua do Lixo em 1983, através de uma visita realizada ao local, a convite de um grupo de jovens da Paróquia de Cajueiro, no Recife.

Ele foi designado para uma igreja de elite, a Igreja Matriz de Arcoverde. A primeira missa que ele celebrou, no entanto, foi na Rua do Lixo, no bairro de São Cristóvão, de onde os moradores tiravam seu sustento, no ano de 1983. Então, o Padre viveu uma crise existencial: ser Padre para que, se não for para ajudar os pobres? Por meio da Fundação Terra, criada por ele em 1984, os moradores da região foram integrados a uma rede de programas de amparo às famílias nas suas necessidades básicas, como moradia e alimentação, a questão da saúde e da educação. Ele criou escolas de informática, saneamento, moradia e abrigo.

Grupo Hegel promove minicurso sobre “O espetacular em Lacan e a dialética do reconhecimento em Hegel”
Por Tércio Amaral

O Grupo Hegel estará promovendo, entre os dias 15 e 16 de dezembro, o minicurso “O espetacular em Lacan e a dialética do reconhecimento em Hegel”, ministrado por Ana Cabral, que é psicanalista e mestre em filosofia pela UFPE. As aulas serão realizadas das 14h às 17h, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas, no 1° andar do bloco B. O investimento é de R$ 15.

As inscrições podem ser realizadas na secretaria do curso de Filosofia da Unicap, no 1° andar do bloco B. Outras informações pelo telefone 2119 4171.

Governo de Pernambuco comemora 120 anos de República no Brasil
Por Diego Ximenes

O Brasil está comemorando os 120 anos da promulgação da República. E para celebrar a data, o Governo de Pernambuco está promovendo até 4 de fevereiro, no Museu do Estado, uma exposição interativa e multimídia.

O objetivo da exposição é promover o debate sobre a forma em que o país evoluiu, desde o fim da sociedade escravocrata até início do ciclo industrial e urbano, além de apontar possíveis caminhos e soluções para os desafios atuais A interatividade é a principal marca da exposição, que vai ser apresentada em três ambientes distintos: Cidadania, espaço Cidade-Cidadão e espaço Desafios.

No primeiro espaço, o público terá a oportunidade de ver painéis gigantes sobre o tema, mapas de 1822, fotografias de grandes nomes que marcaram a política em Pernambuco e das constituições brasileiras, além das imagens de todos os presidentes da República. Já no Espaço Cidade-Cidadão, recursos visuais em alto e baixo relevo irão levar o espectador a refletir sobre a qualidade de vida. Logo após, uma linha do tempo vai promover a reflexão sobre períodos históricos e políticos no Brasil e no mundo a partir de 1870. E no terceiro espaço, haverá um painel onde os visitantes poderão deixar suas opiniões e observações para solucionar os problemas brasileiros. O artista plástico Félix Farfan vai inaugurar o painel, na noite de abertura da apresentação. Ele também será o primeiro a se manifestar, estimulando os participantes e deixarem suas impressões.

O Museu do Estado de Pernambuco fica na Avenida Rui Barbosa, 960, no bairro das Graças. Os horários de visita vai das 9h às 17h de terça a sexta-feira e, sábados e domingos, de 14h às 17h. O agendamentos das visitas pode ser feito pelo fone: 31843170.

________________________________________________

1  Confira mais Notícias

Professor da Unicap participa de debate sobre comunicação social

Sociólogo Liêdo Maranhão ministra palestra para turma de Jornalismo na Unicap

Espaço Criança Esperança de Olinda promove ação de preservação das praias olindenses

Grupo Hegel Unicap promove minicurso “Ética e Sexualidade em Michel Foucault”

Católica abre inscrições para 15 cursos de especialização

Católica está com inscrições abertas para seis mestrados

Abertas inscrições para três MBAs

Doutorado em Psicologia Clínica está com inscrições abertas

Inscrições abertas para o prêmio BNB de Jornalismo

Professora de Jornalismo da Católica apresentará projetos no 2º Fórum de Mídia Livre

Católica promove minicurso “Arqueologia para crianças” em janeiro

Tucap promove oficina de teatro em janeiro

Católica irá promover minicurso sobre plantas medicinais em janeiro

Católica abre inscrições para Mestrado em Direito

Católica abre inscrições para Mestrado em Engenharia Civil

Católica abre inscrições para Mestrado em Ciências da Linguagem

Católica abre inscrições para Mestrado em Psicologia Clínica

Católica abre inscrições para Mestrado em Ciências da Religião

Católica promove Avaliação Institucional Interna Docente-Discente a partir desta terça

Inscrições abertas para o MBA em Planejamento e Gestão Ambiental

Inscrições abertas para o MBA Finanças e Controladoria

Inscrições abertas para o MBA em Gestão de Negócios

Folha de S. Paulo abre inscrição para a 50ª turma do seu Programa de Treinamento

Topo  

________________________________________________

  Edições Anteriores

Edição de ontem

mais edições >

 


  Boletim Unicap

Expediente

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: André Amorim, Diego Ximenes, Rebeca Kramer, Tércio Amaral, Tiago Cisneiros e Victor Bastos.

RELAÇÕES PÚBLICAS: Pedro Rocha e Rodrigo Lyra.

PUBLICIDADE & WEB: Armindo Simão Filho e Marina Rodrigues.

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
   
Agenda  
Busca  
   
Twitter
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000