A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 16 de outubro de 2007 Ano 6

Tecnologia Assistiva é debatida em workshop na Católica
Por Glaucio Alves

Começou nesta terça-feira (16) o I Workshop de Tecnologia Assistiva dos cursos de Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia – Tactof. A abertura do evento aconteceu no auditório G2 e contou com as presenças do Pró-reitor Administrativo, Luciano Pinheiro, representando o Reitor Padre Pedro Rubens; da coordenadora do workshop, Ana Luiza Rodrigues, e do coordenador do curso de Terapia Ocupacional da Católica, Nilton Oliveira.

Até a próxima sexta-feira (19) profissionais da área, representantes do poder municipal e estadual, além da sociedade, estarão discutindo tecnologia assistiva e acessibilidade. A palestra magna do workshop foi sobre “Ações Governamentais para Instituir Programas de Desenvolvimento e Implementação de Projetos em  Tecnologia Assistiva”, ministrada pelo coordenador do núcleo de atendimento aos alunos com necessidade especiais do Cefet-PE, Gustavo Maurício Azevedo.

A temática trabalhada nesse primeiro dia foi “Cadeiras de roda: novas tecnologias e produtos no mercado”. As palestras foram ministradas por representantes de empresas que fabricam esse tipo de produto. “Nossa expectativa é atrair professores, estudantes e usuários de produtos assistivos. O objetivo também é atrair empresas desses produtos para o Estado, unindo a Universidade ao mercado”, destacaram as coordenadoras do evento, Ana Karina Pessoa e Ana Luiza Rodrigues.

De acordo com os coordenadores dos cursos de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Maria Luiza Timóteo e Nilton Oliveira, respectivamente, o Tactof é um exemplo de como é possível trabalhar de forma interdisciplinar. “Os temas do evento são de interesse das duas áreas e também de outras. Isso fortalece as ações do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Católica”.

Até a quinta-feira (18) produtos assistivos vão estar expostos em estandes montados no hall do bloco G. No mesmo local, trabalhos realizados por alunos da Católica serão apresentados até a tarde da próxima quarta-feira (17).

Informação, cultura e debate no Tactof
Por Rodolfo Bourbon

Na platéia, estudantes e profissionais das áreas de Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Física e Pedagogia. À mesa, palestrantes de diversos ramos da saúde, especialistas no uso da tecnologia para o atendimento dos portadores de necessidades especiais. Foi esta multidisciplinaridade que ditou o ritmo das atividades da tarde de hoje (16), no primeiro dia do 1º Workshop de Tecnologia Assistiva dos Cursos de Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia, o popular Tactof.

“Dispositivos assistivos nas atividades de vida diária” foi o tema da palestra da terapeuta ocupacional da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD/Recife), Flávia Cabral. A conferencista explicou como se deve fazer uso adequado dos recursos. “Em primeiro lugar, tem que haver o respeito pelo interesse do portador de deficiência. Trabalhar a expectativa e verificar aspectos motores, cognitivos, sensoriais, sociais e emocionais são algumas das outras etapas.”

A coordenadora do evento e do curso de Terapia Ocupacional, professora Ana Luiza Costa, apresentou ao público, presente no auditório G2, as pesquisas em desenvolvimento na especialização em Tecnologia Assistiva da Universidade Católica de Pernambuco. “O foco principal é a indissociabilidade dos elementos Pesquisa, Extensão e Empreendedorismo”, revelou.

Os participantes do Tactof ainda tiveram a oportunidade de conhecer os recursos de assistência às pessoas com deficiência auditiva e uma mesa-redonda com o tema “Implante Coclear”. Em seguida, todos foram encaminhados ao térreo do bloco G para conferirem uma exposição de produtos assistivos e apresentação de dança de jovens portadores de Síndrome de Down. Amanhã tem mais Informação, cultura e debate.

CLIQUE AQUI para conferir a programação do Tactof.

Curso de Arquitetura realiza seminário sobre sustentabilidade
Por Higor Gonçalves

Aquele capaz de atender às necessidades das atuais gerações sem comprometer os direitos das futuras. Resumidamente, esse é o conceito de desenvolvimento sustentável – tema que aborda as questões ligadas ao meio ambiente, assim como a escassez dos recursos energéticos. O assunto, presente na discussão atual de várias áreas do conhecimento científico, foi debatido na manhã e tarde de hoje (16), no seminário “Edificações Sustentáveis e Reciclagem de Resíduos na Construção”.

Promovido pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco, o encontro, que aconteceu no Auditório G1, reuniu especialistas de diversas instituições nacionais.

Na primeira palestra do dia, “Sustentabilidade na Arquitetura e Construção”, ministrada pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) e coordenador do Grupo de Trabalho sobre Sustentabilidade da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC), Miguel Aloysio Sattler, foram apresentados os principais modelos de projetos sustentáveis do Brasil. O bairro do Menino Deus, considerado o mais antigo da Região Metropolitana de Porto Alegre, preenche exatamente aos pré-requisitos de sustentabilidade.

“Trata-se de um modelo que oferece uma excelente qualidade de vida aos seus habitantes”, afirmou. Para o docente, a população mundial precisa ser mais sustentável. “Deveríamos nos preocupar mais com os danos que estamos provocando ao meio ambiente, principalmente no sentido da contaminação da água e dos alimentos, que deveriam ser produtos de maior qualidade”, enfatizou.

“Certificação de Edifícios”. Esse foi o tema da segunda palestra do encontro. Ministrada pela arquiteta, professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e membro do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), Vanessa Gomes debateu os exemplos de certificação - que consideram aspectos como o gerenciamento do projeto arquitetônico, bem como a saúde dos moradores, o uso da energia elétrica, da água, e a predominância do meio urbano sobre a natureza.

O terceiro debate do seminário “Sustentabilidade, Eficiência Energética e Padrões Arquitetônicos” abordou, essencialmente, as conseqüências do uso irracional dos recursos naturais. De acordo com o professor Leonardo Bittencourt, coordenador do Grupo de Estudos em Conforto Ambiental da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), “a atual geração de energia ‘favorece’ a poluição do ar, solo e recursos hídricos”. Segundo Bittencourt, a alternativa seria “partir para a utilização de ‘energias limpas’, como a solar e a eólica”, destacou.

A penúltima palestra do encontro reuniu os professores Jéferson Rêgo Silva (da UFPE) e Paula Maciel Silva, da Católica, para debater os “Indicadores para uma Habitação mais Sustentável”. De acordo com a professora Paula Maciel, responsável pela organização do seminário, os projetos de arquitetura necessitam englobar áreas distintas, porém correlacionadas. “No momento da concepção de um projeto, precisamos ter em mente aspectos como qualidade de vida, identidade cultural, uso racional dos recursos naturais, dentre outros fatores”, explicou. Para a docente, as novas gerações de arquitetos terão o desafio de desenvolver projetos que tragam conforto, porém considerando os elementos de sustentabilidade.

O último debate da manhã de hoje discutiu os “Desafios para uma Habitação de Interesse Social Mais Sustentável – A Visão do Gestor Público”. A palestra recebeu a secretaria de Planejamento Estratégico da Prefeitura de Olinda, Sônia Calheiros.

Seminário discute os caminhos para uma sociedade sustentável
Por Rodolfo Bourbon

Respondendo ao questionamento sobre como a arquitetura contribui para uma sociedade sustentável, o seminário “Edificações sustentáveis e reciclagem de resíduos na construção” reuniu professores, representantes de empresas e órgãos públicos, engenheiros civis e químicos para o debate. Na pauta, a apresentação de projetos e modelos de gestão com um princípio básico: a garantia da maior eficiência econômica, menor impacto ambiental e melhor qualidade de vida da população.

O engenheiro Leonardo Miranda apresentou a um auditório G1 lotado os trabalhos desenvolvidos nas mais de 30 usinas de reciclagem de resíduos de construção civil, conhecidos pela sigla ‘RCC’. O incentivo à elaboração deste tipo de projetos foi concedido pelo palestrante. “É uma atividade em crescimento no País”, revelou. Para a implementação, critérios como o desenvolvimento de um plano de negócios, adequação às condições do mercado e a regularização diante certas legislações devem ser analisados.

Outra conferência da tarde de hoje (16) abordou a experiência na implementação do sistema de gestão racional de resíduos em canteiros de obra da Região Metropolitana do Recife. Quem tratou do assunto foi a engenheira civil Regina dos Anjos. “Observar a postura da consciência ambiental dos funcionários é um dos pontos que podem garantir o sucesso de uma construção”, ponderou.

Ainda marcaram presença no evento o promotor de Justiça e Meio Ambiente do Governo do Estado, Geraldo Magela, o representante da Caixa Econômica Federal, Marcos Borges, o engenheiro civil Alexandre Gusmão e a engenheira química Leila Magalhães.

 

:.Outras Notícias.:

11/10/2007 - Católica homenageia os Professores
11/10/2007 - Curso de Engenharia Ambiental em destaque no Guia do Estudante
11/10/2007 - Alcoolismo na adolescência é tema de pesquisa de professor da Católica
11/10/2007 - Pastoral promove debate sobre Bíblia e Ecumenismo
11/10/2007 - Aluna da Católica ministra oficina sobre História da Filosofia em Afogados da Ingazeira
10/10/2007 - Mestrado em Psicologia Clínica da Católica recebe conceito 4 da Capes
10/10/2007 - Pastoral realiza festa em comemoração ao Dia das Crianças
10/10/2007 - Debate Universitário na VI Bienal Internacional do Livro
10/10/2007 - IE promove palestra na Católica sobre intercâmbio no exterior
10/10/2007 - Workshop expõe equipamentos adaptados para portadores de necessidades especiais
10/10/2007 - Mandacaru faz reflexão sobre o nascimento de Jesus

Impressão  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Débora Ramalho, Glaucio Alves, Higor Gonçalves e Anne Mendes (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

Produção de Vídeo: Luca Pacheco

Designer: Java Araújo

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 

DEZEMBRO

até 2 - Incrições para o Vestibular

9 - Prova do Vestibular

até 28 - Inscrições para os Mestrados

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000