A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 17 de julho de 2007 Ano 6

Vestibulandos de Direito obtêm as maiores notas
Por Rodolfo Bourbon

Primeiro Colocado

A graduação com o maior número de inscritos no Vestibular 2007.2 da Universidade Católica de Pernambuco foi também a que apresentou as maiores notas do exame. Dos 428 candidatos, mais de 60% optaram pelo curso de Direito, e três deles alcançaram os melhores resultados na colocação geral. Preparações diferentes, mas uma opinião comum: o estudo tem que vir de base.

Partindo deste princípio, Tiago Gonçalves Siebra, 25 anos, não se isolou ou abdicou daquilo que gosta para conquistar a primeira colocação, como muitos podem pensar. Responsável pela maior nota do Vestibular, ele credencia três fatores como determinantes para o êxito: disciplina, equilíbrio emocional e atividades paralelas de lazer. “Desta forma, tudo flui de forma natural e evita que o estresse atrapalhe”, revela o estudante, citando cinema e os jogos do time de coração, o Sport Club Recife, como programas favoritos.

Quanto ao time, Tiago não tem dúvidas. Porém, a escolha profissional ainda divide os anseios do estudante. “Venho tentando passar no vestibular para Medicina e, caso consiga este ano, decidirei futuramente qual rumo vou tomar”, explica. Os parentes que atuam no ramo e a credibilidade do curso da Universidade Católica o fazem pender para um lado. “Amadureci a idéia e descobri que tenho uma certa vocação para a carreira jurídica”, revela.

Laura KittyLaura Kitty Cardoso, 23 anos, segunda colocada na classificação geral, já atua na área em que vai iniciar o curso superior. Trabalhando há cerca de dois anos no setor jurídico da Caixa Econômica Federal, ela se mostrou surpresa com a classificação. “Sabia que tinha feito uma boa prova, mas não esperava este resultado”, revela.

A futura estudante de Direito possui uma a graduação em Engenharia Mecatrônica no currículo. Perguntada sobre a possível relação entre as duas áreas, ela é taxativa: “Nenhuma”. No entanto, o aprendizado e os estudos contribuíram para o Vestibular. “Tive mais facilidade nas questões de Exatas”. E completa: “Decidi mudar o caminho profissional devido à oferta do mercado e a Católica possui estrutura e conceito necessários para uma boa formação.”

Fernando HenriqueO mais jovem dos três primeiros colocados é Fernando Henrique Raposo. Com o terceiro lugar, o estudante de 18 anos teve o bom resultado devido aos estudos de base. “Passei um ano realizando intercâmbio nos Estados Unidos e não tive a preparação essencial para a prova. No entanto, sempre me dediquei aos estudos e esta é a principal razão para o êxito”, afirma. Mais uma prova, na opinião dos candidatos, de que não é preciso se “matar” de estudar na reta final, mas sim, dedicar-se e dividir as atividades durante toda vida.

Católica realiza provas do Vestibular do meio do ano
Por Higor Gonçalves

Vestibular 2007.2

A Universidade Católica de Pernambuco realizou neste sábado (14), pelo segundo ano consecutivo, as provas do Vestibular do meio do ano. Dos 486 candidatos inscritos, 83 (18%) faltaram às provas do concurso. Os feras tiveram cinco horas – das 8h às 13h – para elaborar uma redação e responder as 32 questões. As provas aconteceram nas salas de aula do 2º e 3º andar do bloco B.

Neste semestre, a Católica ofereceu 250 vagas para os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas (Licenciatura), Ciências da Computação, Direito e História (Licenciatura). Metade das vagas de cada graduação foi reservada para os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2006. As outras foram destinadas aos que fizeram o vestibular tradicional.

No entanto, os feras não classificados via Enem puderam fazer normalmente as provas do concurso. De acordo com o presidente da Comissão de Aplicação do Vestibular (Coave), Reginaldo Lourenço, a seleção possibilitou ao candidato que não passou em dezembro ter uma nova oportunidade sem precisar esperar até o final do ano.

Os pais e acompanhantes que trouxeram os vestibulandos foram recebidos com uma programação bem especial. Na Biblioteca Central (BC), eles participaram de massagens relaxantes, técnicas de dinâmicas de grupo, oficinas de avaliação da memória e prestação de serviços básicos de saúde - aferição da pressão cardíaca. No espaço, ainda contaram com a leitura de livros, jornais, revistas e acesso à internet.

De acordo com a professora do curso de Psicologia Carla Medeiros, “os pais e acompanhantes puderam externar toda a ânsia e expectativa de um momento tão importante da vida do jovem”, afirmou. Emerson Leal, pai de Rodrigo Leal, que prestou vestibular para Ciências da Computação, aprovou a iniciativa. “É de elogiar esta iniciativa da Universidade Católica de Pernambuco. Normalmente não vemos isso nos outros lugares. Me senti muito bem acolhido. Deu pra relaxar bastante enquanto esperava pelo meu filho”, disse.

Após três horas de provas, os vestibulandos já podiam sair das salas de aula. Às 13h, o concurso foi oficialmente encerrado. No início da noite do mesmo sábado, o resultado foi divulgado em tempo recorde.

Matrícula e Remanejamento – A matrícula dos candidatos aprovados no Vestibular acontece a partir desta quarta-feira (18). Os três primeiros lugares de cada curso terão direito a uma bolsa de 25% de desconto, no valor da mensalidade, que será válida durante todo o período da graduação. Os primeiros colocados de cada curso ficarão isentos de pagar a primeira mensalidade. Os segundos também terão um desconto de 75% na primeira parcela. Já os terceiros vão pagar apenas 50%. Vale salientar que todos esses incentivos só valem para os estudantes que fizeram o vestibular tradicional e não para os que concorreram com a nota do Enem.

A lista com os nomes dos primeiros remanejados será divulgada no próximo dia 20. Informações pelo site www.unicap.br ou através do telefone (81) 2119-4143. Matrículas: (81) 2119-4408.

Clique aqui e veja o listão dos aprovados no Vestibular 2007.2.

Biblioteca oferece programação especial para os pais e acompanhantes
Por Higor Gonçalves

Vestibular 2007.2A Biblioteca Central (BC) da Universidade Católica de Pernambuco, referência de infra-estrutura no Estado, preparou uma programação bem diferente para receber os pais e acompanhantes dos alunos que realizaram as provas do vestibular, no último sábado (14).

No local, os cursos de Fisioterapia, Psicologia e Terapia Ocupacional ofereceram oficinas de quick massage (massagens rápidas), dinâmicas de grupo, avaliação da memória e cuidados básicos com a saúde. Quem passou pela Biblioteca ainda contou com a leitura de livros, jornais e revistas; acesso à internet; exibição de vídeos e um “breakfast” com comidas leves e saudáveis.

Vestibular 2007.2Além da diretora em exercício Andréa Lins, mais seis funcionários da BC participaram da acolhida. A Pastoral da Católica animou bastante ao som da MPB. De acordo com a dona de casa Maria Iara Cordeiro, mãe de Amanda Cordeiro, que prestou vestibular para Ciências Biológicas, a idéia foi excelente. “Eu adorei! Esta recepção não deixou que os pais ficassem tão ansiosos com os filhos que estavam fazendo prova”, disse. O estudante Renato Gori, que acompanhou a namorada, Natália Maia, afirmou que a iniciativa serviu para descontrair os que esperavam.

De acordo com o professor de Fisioterapia Marcos André, o trabalho realizado na BC teve dupla importância. “Durante a acolhida, nós pudemos apresentar à comunidade em geral o trabalho prático desenvolvido pelos alunos dos nossos cursos. Também foi uma maneira de amenizar o estresse e a ansiedade derivados do momento”, afirmou.

Quick Massage – O nome vem do inglês e significa algo como “massagem instantânea”. A técnica é simples: consiste no relaxamento e reabilitação das atividades dos movimentos. “Ás vezes, o paciente não sabe que possui certas limitações”, afirma o professor Marcos André. A proposta da massagem rápida é aliar o bem-estar a uma melhor mobilidade das articulações, envolvendo toda a extensão da coluna vertebral e os membros superiores.

Feras elogiam a prova da Católica
Por Higor Gonçalves

Bloco B da Católica, tarde de sábado, 13h. Logo após a maratona de cinco horas consecutivas de provas, os vestibulandos saiam das salas confiantes. “A prova estava muito boa. Creio que vou ser aprovado”, afirmou o estudante Rafael Paixão Santos, de 17 anos, que prestou vestibular para Arquitetura e Urbanismo.

Segundo Felipe de Lima Vieira, de 19 anos, que fez vestibular para Administração, a prova favoreceu a quem estudou com seriedade. “A prova da Católica tem um excelente nível e é a mais bem elaborada. Com toda certeza, contempla ao aluno que estuda sério”, disse.

Amanda Cordeiro, também de 19 anos, prestou vestibular para Ciências Biológicas. De acordo com a estudante, a prova da Católica avalia com rigor. “Eu escolhi a Unicap, dentre outros fatores, pela seriedade da prova do vestibular. Aqui, os estudantes são verdadeiramente avaliados. Entramos para a graduação sabendo que fomos aprovados em um dos principais e mais rigorosos vestibulares do Estado”, afirmou.

Todos os candidatos ouvidos pela nossa reportagem foram aprovados no concurso. Amanda Cordeiro e os demais irão estudar numa das maiores Instituições de Ensino Superior do País, que tem a tradição e a excelência do ensino como marcas registradas.

Ligada a uma rede internacional de mais de 200 universidades espalhadas pelo mundo, a Universidade Católica de Pernambuco oferece aos seus estudantes uma grande variedade de programas de intercâmbio, além de uma infra-estrutura equipada com o que há de mais moderno, em laboratórios de prática, pesquisa, salas de aula e clínicas-escola.

O aprendizado ainda é reforçado por uma das maiores e melhores bibliotecas do Nordeste, a Biblioteca Central (BC) é totalmente informatizada, climatizada e conta com um acerco de mais de 141 mil títulos e aproximadamente 429 mil exemplares.

Abertas as inscrições para o Prêmio CNT de Jornalismo 2007
Por Higor Gonçalves, com informações da Assessoria de Imprensa da Confederação Nacional do Transportes (CNT)

Estão abertas as inscrições para o Prêmio CNT de Jornalismo 2007, que prestigiará, este ano, os trabalhos que ressaltaram o papel do setor de transporte no desenvolvimento econômico, político, social e cultural do país.

Podem concorrer as produções jornalísticas veiculadas na imprensa nacional (jornal, revista, rádio, televisão e Internet), que no período de 14 de setembro de 2006 a 14 de setembro de 2007, abordaram o tema “Transporte no Brasil”. As inscrições regulares vão até 14 de setembro e só poderão ser feitas pela internet.

Nesta décima quarta edição, o Prêmio vai pagar um total de R$ 90 mil, sendo R$ 30 mil para a premiação principal. O primeiro lugar nas categorias Mídia Impressa, Fotografia, Televisão, Rádio e Internet receberá R$ 10 mil. A novidade deste ano ficou por conta da criação do Prêmio Especial de Meio Ambiente, que vai premiar o vencedor com R$ 10 mil.

Os trabalhos jornalísticos inscritos nas edições anteriores do Prêmio CNT de Jornalismo já abordaram diversos temas relacionados ao transporte no país, entre eles a infra-estrutura, o estado de conservação das rodovias, a navegação, ferrovias, aeroportos, entraves à expansão do setor, entre outros assuntos.

Informações sobre o Prêmio CNT de Jornalismo 2007 pelos telefones: 0800 7282891 (gratuito) ou (61) 3315-7112. As inscrições e o regulamento estão disponíveis no site: www.cnt.org.br/premiocnt.

Santander abre inscrições para os Prêmios de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação
Por Higor Gonçalves, com informações do Universia

Prêmios SantanderO Banco Santander, em parceria com o Portal Universia, abriu as inscrições para os prêmios de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação. Criada para apoiar pesquisas e projetos inovadores, a premiação chega ao terceiro ano com muitas novidades e uma atraente quantia de R$ 350 mil – que será dividida entre os vencedores. As inscrições vão até 3 de setembro para o de Empreendedorismo e 16 de setembro para o de Ciência e Inovação.

No prêmio de Empreendedorismo, aberto a graduandos e pós-graduandos regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior (IES), serão avaliados os projetos na linha de negócios. Quem quiser competir em Ciência e Inovação, aberto a pesquisadores doutores, deve apresentar protótipos de pesquisas des

"Estes prêmios compõem um estímulo importante ao empreendedorismo e à inovação, especialmente porque partem de uma instituição privada e reconhecida", afirma o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral e membro da comissão julgadora dos prêmios Santander, Afonso Cozzi.

As duas primeiras edições da premiação mostraram que os vencedores também têm a oportunidade de expor seus projetos às empresas, especialistas, pesquisadores e investidores. Neste ano, serão selecionados até 24 finalistas no prêmio de Empreendedorismo e até 18 no de Ciência e Inovação.

NOVIDADES – Algumas novidades estão previstas para a terceira edição dos prêmios. Alterações que visam equilibrar o nível da disputa darão maiores chances aos concorrentes. Neste sentido, a mudança mais importante é a criação de uma etapa regional. Ao contrário dos anos anteriores, em que participantes de todo o Brasil faziam parte, nesta edição os concorrentes serão divididos em três sub-grupos. Logo após, será feita uma pré-seleção onde dois finalistas de cada região serão escolhidos nas seguintes categorias: Indústria, Biotecnologia,Tecnologia da Informação e Comunicação, Cultura e Educação e Ciência e Inovação. O vencedor de cada categoria receberá R$ 50 mil como premiação principal.

Para se inscrever clique aqui.

:.Outras Notícias.:

13/07/2007 - Católica realiza amanhã as provas do Vestibular 2007.2
13/07/2007 - Ainda há vagas nos cursos de extensão da Católica
13/07/2007 - Clínica de Fonoaudiologia atende pacientes nas férias
13/07/2007 - Concurso premia pesquisas sobre jornalismo e a agenda social brasileira
13/07/2007 - Cineasta Octávio Getino exibirá documentário no Cinema da Fundação
12/07/2007 - Alunos da Católica participam do Congresso de Arquitetura e Urbanismo
12/07/2007 - NEAL adia palestra sobre Teoria do Caos
12/07/2007 - Católica cria programação especial para os acompanhantes dos vestibulandos

Impressão  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bruna Lima, Débora Ramalho, Higor Gonçalves, Raítza Vieira e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


JUNHO

25 a 31 de Julho - Biblioteca muda o horário de funcionamento durante as férias

JULHO

Julho - Cursos de Extensão: boa pedida para as férias

26 a 31 - Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais divulga programação de defesas das dissertações

29 - Grupo Flor de Maracujá realiza apresentação na Livraria Cultura

31 - Avaliação Institucional da Católica tem prazo prorrogado

AGOSTO

2 - Aulas começam no dia 2 de agosto

SETEMBRO

10 a 14 - Católica realiza a 5ª Semana de Integração em setembro

 

 

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000