A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 12 de julho de 2007 Ano 6

Alunos da Católica participam do Congresso de Arquitetura e Urbanismo
Por Rodolfo Bourbon

O 7º Congresso de Iniciação Científica em Arquitetura e Urbanismo (Cicau), que será realizado entre os dias 22 e 29 de julho, em Florianópolis – SC, contará com a apresentação de cinco projetos de alunos da Universidade Católica de Pernambuco. São trabalhos com diversas abordagens, como o do estudante José Carlos Gouveia.

Sob a orientação da professora de Arquitetura e Urbanismo Isabella Leite, o projeto analisa a questão da acessibilidade no campus da Universidade Católica. “A instituição vem adaptando vários espaços para os portadores de deficiência, mas o estudo é importante para verificar o máximo de mudanças a serem feitas”, explica a docente, mencionando que a Unicap possui muitos alunos, professores e funcionários que possuem algum tipo de debilidade física, auditiva ou visual.

O projeto, intitulado “Sinalização e Desenho Universal: o caso da Universidade Católica de Pernambuco”, ainda em fase de conclusão, poderá beneficiar não só os portadores de deficiências, mas idosos, gestantes e pessoas que sofreram algum tipo de acidente.

A professora Isabella Leite também orienta o projeto da aluna Aline Maria da Silva, que possui o tema “As transformações no tecido urbano, geradas a partir da implantação dos grandes equipamentos urbanos no Centro do Recife”.

Outros três projetos de alunos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica, que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), também serão apresentados no 7º Cicau. A contribuição de Borsoi Arquitetos Associados e as novas gerações de arquitetos atuantes em Pernambuco nos anos 70, elaborados, respectivamente, pelas estudantes Milena Júlia de Lima e Bárbara Medeiros, são orientados pela professora Guilah Naslavsky.

Já o aluno Rafael Campos Rangel abordará um estudo comparativo entre tipologias e morfologias de espaços públicos resultantes de projetos urbanos na Região Metropolitana do Recife. Quem orienta este projeto é a professora Andréa Melo.

O Cicau teve sua primeira edição em 2001 no XXV Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (ENEA), ocorrido em João Pessoa – PB. O evento reúne trabalhos de pesquisa de todo o país, buscando consolidar um importante espaço de diálogo entre diversas escolas de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.

NEAL adia palestra sobre Teoria do Caos
Por Higor Gonçalves

O Núcleo de Estudos da América Latina da Católica (NEAL) adiou, para a sexta-feira (20), a palestra “Teoria do Caos. Não é só para matemáticos”. O encontro acontecerá, a partir das 15h, na Sala de Seminários - 7º andar do bloco G 4. A palestra vai ser ministrada pelo professor e consultor do NEAL, Frederico Jayme Katz. A entrada é gratuita. Informações: (81) 2119-4067.

Católica cria programação especial para os acompanhantes dos vestibulandos
Por Higor Gonçalves

O Vestibular 2007.2 da Universidade Católica de Pernambuco vai trazer, pelo segundo ano consecutivo, uma grata surpresa para os pais e acompanhantes dos estudantes que realizarão o exame, no próximo sábado (14).

Enquanto os candidatos estiverem nas provas, a Pastoral da Católica e a Biblioteca Central (BC) promoverão atividades com o apoio de alunos e professores voluntários de diversos cursos da instituição.

No lugar do desconforto e ansiedade motivados pelas horas de espera, os acompanhantes serão contemplados, na Biblioteca, com atividades culturais, dinâmicas de grupo, oficinas de cuidados básicos com a saúde e a memória, relaxamento e massagens. A Biblioteca Central também vai disponibilizar uma sala de microcomputadores com acesso à Internet, além de jornais e revistas para leitura.

A iniciativa terá início a partir das 8h, quando os portões serão fechados, e terminará às 13h. Edições do Minuto Unicap, produzido pela equipe de TV da Assessoria de Comunicação da Católica (Assecom), também serão exibidas no Espaço Loyola. Na Capela, por sua vez, será realizada uma acolhida com orações em grupo, leituras de textos bíblicos, meditações e muita descontração.

 

:.Outras Notícias.:

11/07/2007 - Reitor participa de encontro internacional em Barcelona
11/07/2007 - Alunos do curso de Letras da Católica participam do 28º Enel
11/07/2007 - Alunos de Jornalismo criam campanha contra homofobia
11/07/2007 - NEAL promove, nesta sexta, palestra sobre Teoria do Caos
11/07/2007 - Católica abre inscrições para especializações
10/07/2007 - Professor desenvolve técnicas de reaproveitamento do lixo para fabricação de combustível
10/07/2007 - Católica divulga as datas da colação de grau dos concluintes 2007.1
10/07/2007 - Católica cria programação especial para os acompanhantes dos vestibulandos

Impressão  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bruna Lima, Débora Ramalho, Higor Gonçalves, Raítza Vieira e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


JUNHO

25 a 31 de Julho - Biblioteca muda o horário de funcionamento durante as férias

JULHO

Julho - Cursos de Extensão: boa pedida para as férias

26 a 31 - Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais divulga programação de defesas das dissertações

29 - Grupo Flor de Maracujá realiza apresentação na Livraria Cultura

31 - Avaliação Institucional da Católica tem prazo prorrogado

AGOSTO

2 - Aulas começam no dia 2 de agosto

SETEMBRO

10 a 14 - Católica realiza a 5ª Semana de Integração em setembro

 

 

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000