pibic
stands
jcpm
abertura sius
 

Recife, 25 de outubro de 2005 – ano 4

Unicap participa do Dia de Atenção à Gagueira
Por Eduardo Travassos

Dia de Atenção à Gagueira

O Parque da Jaqueira e o Parque Treze de Maio foram cenários do teatrinho de fantoches As Diferenças Não Fazem Diferença, encenado por alunas da graduação e da pós-graduação em Fonoaudiologia da UNICAP. As montagens, realizadas no sábado (22), fizeram parte da programação do Dia Internacional de Atenção à Gagueira, data escolhida para fechar a Semana Internacional de Atenção à Gagueira, período em que foram promovidos eventos educativos a respeito deste distúrbio no mundo inteiro.

A história da peça girava em torno de uma criança gaga que estava triste por ser diferente dos seus amigos, mas estes a explicaram que todos são diferentes e possuem particularidades, e que a vida seria muito chata se todos fossem iguais. Dezenas de crianças acompanharam a encenação e a compreenderam bem, a ponto de interagir com os bonecos. No final da apresentação, houve distribuição de brindes.

O Dia Internacional de Atenção à Gagueira foi coordenado em Pernambuco pela professora de Fonoaudiologia da UNICAP Nadia Azevedo. Com apoio da Universidade, de suas alunas e de colaboradores da UFPE e da Funeso, ela organizou durante toda a semana que antecedeu este dia uma campanha de esclarecimento a respeito deste distúrbio em pontos de grande movimento da cidade, como shoppings e hipermercados, e no interior do Estado em municípios como Caruaru e Vitória de Santo Antão, com distribuição de panfletos e palestras.

“Estas ações têm o intuito de conscientizar a população em geral sobre este problema que é motivo de piada, inclusive na mídia. Temos o dever de esclarecer que gagueira não tem graça, é motivo de sofrimento”, explicou a professora. “Este tipo de atividade é muito comum em outros países. Nos EUA, inclusive, há associações de conscientização em que participam artistas como Julia Roberts e Bruce Willis. Lá estas questões são levadas muito a sério. Estamos muito contentes por Pernambuco participar pela primeira vez do Dia Internacional de Atenção à Gagueira”, concluiu Nadia.

Iniciação cientifica premia seus melhores trabalhos
Por Eduardo Travassos

A 7ª Jornada de Iniciação Científica premiou seus vencedores na sexta-feira (21), durante o encerramento de III Semana de Integração Universidade-Sociedade. Todos os centros da UNICAP – de Ciências Sociais (CCS), de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) e de Ciências e Tecnologia (CCT) – tiveram alunos contemplados no evento. Os três primeiros colocados em cada um deles receberam um certificado diferenciado que explicitava a posição obtida, além de uma placa de acrílico também com informações alusivas ao resultado.

Pelo CCS, a primeira colocada foi a aluna do curso de Serviço Social Paula Cristina Lima de Oliveira Lopes. Orientada pela professora Ana Lúcia Hazin Alencar, ela produziu o trabalho Lazer e Cidadania: Um estudo sobre a existência de políticas voltadas para o esporte, a cultura e o lazer no bairro do Pina, no Recife. Na segunda colocação, ficou a bacharelanda em Direito Paloma Daniele Borges dos Santos Costa, com o tema Identificação de instrumentos para a consolidação da identificação do campo através do processo de formação de rede de comunicação e serviços sociais comunitários na microrregião de Vitória de Santo Antão. Ela foi orientada. pelo professor Valdir Eduardo Ferreira da Silva. Na terceira colocação ficou a aluna de Jornalismo Izabela Domingues da Silva, com o trabalho A influência da estética armorial presente em cenários e locações das produções de Guel Arraes, sob orientação da professora Ana Paula Campos Lima.

Pelo CCT, a primeira colocada foi a estudante de Física Médica Renata Libonati de Azevedo. Ela desenvolveu o tema Análise gráfico-numérica da dados astrofísicos e seus desdobramentos sobre a compreensão teórica da nucleossíntese estelar, orientada pelo professor Antonio Carlos da Silva Miranda. Em segundo lugar ficou Daniele Alves de Freitas, aluna de Arquitetura e Urbanismo, com o tema Estudos das atividades dos novos terciários, orientada pela professora Andréa Melo Lins Storch. A terceira colocação ficou com Virna de Souza Godoy Oliveira, também aluna Física Médica. O trabalho Avaliação da dose nas extremidades do corpo utilizando a técnica de dosimetria termoluminescente foi orientado pelo professor João Antonio Filho.

A classificação final termina com os vencedores do CTCH. A aluna da graduação em Fonoaudiologia Teresa Cristina Barbosa Guerra Coutinho Filha venceu com o trabalho Análise morfofuncional da voz em portadores de doença de Parkinson, orientado pela professora Erideise Gurgel da Costa Silveira. A segunda colocada também é do curso de Fonoaudiologia. Juliana Maria Couceiro Magina, orientada por Nadia Pereira da Silva Azevedo, conseguiu sua colocação com o trabalho Análise do funcionamento lingüístico-discursivo em sujeitos afásicos. O licenciando em Filosofia Flávio Alexandrino Loiola Pinto Barbosa conseguiu a terceira colocação com o tema Liberdade e tolerância na concepção de alteridade de Jean-Paul Sartre, orientado pelo professor Nélio Vieira de Melo.

Unicap celebra missa em homenagem ao Santo Alberto Hurtado
Por Bárbara Travassos

Nesta segunda-feira (24), foi celebrada uma missa, na Capela da UNICAP, em homenagem à canonização do jesuíta chileno Alberto Hurtado, ocorrida no último domingo (23), em Roma, pelo Papa Bento XVI. O padre Jaime Trudel, chefe da Divisão de Ação Pastoral, foi quem celebrou a cerimônia religiosa. A homilia foi proferida pelo padre Paulo Meneses, coordenador do Núcleo de Estudos para a América Latina (NEAL) da UNICAP. Os padres Mota, Paulo André, Ednaldo e o integrante do Fórum Latino Americano dos Universitários Inacianos (FLUI) Francisco, também, participaram da cerimônia.

Padre Jaime enfatizou a importância desse acontecimento para a América Latina e para a Universidade Católica: "Alberto Hurtado chegou a ser assistente da Ação Universitária Católica”, ressalta.

O jesuíta Alberto Hurtado teve uma infância pobre, após vivenciar momentos difíceis com a morte do seu pai. Sua mãe começou a trabalhar em orfanatos. Hurtado iniciou seus estudos no Colégio Santo Inácio, dirigido por padres jesuítas. Aos 16 anos, quis entrar para a Companhia de Jesus, mas foi aconselhado a esperar um pouco mais. Em 1923, terminou o curso de Direito, na Pontifícia Universidade Católica do Chile, com a sua monografia de conclusão intitulada “A regulamentação do trabalho de menores”.

Movido pela sua preocupação com o bem estar social, ingressou no noviciado dos Jesuítas em Chillán. Depois, Alberto Hurtado estudou na Argentina e Barcelona. Em Lovaina, na Bélgica, concluiu os cursos de Teologia e Pedagogia. Ele fez doutorado em Educação e, ainda na Bélgica, foi ordenado sacerdote aos 32 anos.

Coordenadora de Jornalismo é convidada para evento em Campos do Jordão
Por Marcela Negromonte

A coordenadora do curso de Jornalismo da UNICAP, Maria Cleidejane Esperidião, recebeu um convite para participar de uma reunião anual organizada pelo Instituto DNA Brasil, entre os dias 27 e 29 deste mês.O DNA Brasil é um evento que reúne personalidades dos mais diversos setores, onde se fazem discussões em busca das melhoras nos campos da educação e cidadania.

Professora de Química apresenta trabalhos em Congresso de Microbiologia
Por Marcela Negromonte

A professora Alexandra Amorim Salgueiro, do Departamento de Química da UNICAP, está com dois trabalhos inscritos no XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia. A docente apresentará as pesquisas: Remoção de cor de efluente de tinturaria têxtil em Pernambuco e a Produção de Glicose por Penicilliun Echilunatum utilizando o bagaço da cana-de-açúcar. O Congresso será entre os dias 22 e 25 de novembro, em Santos, São Paulo.

Beatles é tema de show do Wave
Por Juliana Carneiro

Para muitos, a história do rock é dividida entre antes e depois da aparição dos Beatles. A banda surgiu no final da década de 50, na pequena cidade de Liverpool, na Inglaterra. Rapidamente, o sucesso dos cinco garotos ultrapassou as fronteiras britânicas e conquistou o mundo.

Tamanho sucesso e talento inspiram Imagine, o novo show do grupo Wave UNICAP, que será realizado amanhã (26), quinta-feira (27) e sexta-feira (28). No primeiro dia, a apresentação começa às 18h e, nos outros dois dias, a partir das 20h, sempre no teatro da Universidade, no 1º andar do bloco B. A entrada é franca.

No repertório, além de Imagine que dá nome ao show, estão músicas famosas da banda inglesa como Hey Jude, Yesterday, Let it be. Os músicos fazem vão tocar também as versões nacionais das músicas dos Beatles como Menina Linda, Meu primeiro amor e Feche os olhos.

Participam do show Genilson Pontes, no saxofone; Carmem Lúcia, no clarinete; Diogo Barros, na guitarra; Percy Marques, no violão; Rodrigo Walfrido, no cavaquinho; Carlos Eduardo, no contrabaixo; Mário Pimentel, nos teclados; Guilherme Almeida, na percussão; e José Rafael, na bateria. Os arranjos e regência do show são de Genilson Pontes. A direção geral é de responsabilidade do professor Armando da Costa Carvalho. O apoio técnico fica por conta de Carlos Travassos e Ulisses Narcizo. Os músicos Aurino Senna e Luiz Menezes fazem participação especial durante a apresentação.

 



EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE) e Daniel França (3120-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bárbara Travassos, Camila Maciel, Eduardo Travassos, Jorge de Assis, Juliana Carneiro, Juliana Trajano, Marcela Negromonte e Mhatteus Sampaio (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS:
 Caroline Vasconcelos, Patrícia Caldas e Pollyana Fialho (Estagiárias)

PUBLICIDADE:
 Danilo França (Estagiário)

WEBMASTER:
Kiko Secchim

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

25 a 28 - Aluno de Administração tem artigo selecionado para seminário

27 - Unicap recebe grandes nomes do jornalismo nacional

27 - Unicap realiza XI Jornada de Debates sobre a Infância

28 - Grupo Madrigal promoverá recitais em setembro e outubro

28 a 30 - Professora de Fonoaudiologia fará palestra em São Paulo.

31 a 2/11 - Alunos da Unicap participam de encontro de Física em Maceió

NOVEMBRO

3 a 11 - Festival de cinema vai premiar produções locais

6 a 8 - Encontro de pró-reitores discutirá as CPAs

8 - Seminário discute impacto da reforma universitária nos cursos de Jornalismo

8 a 11 - Professores de Arquitetura apresentam trabalhos no Rio de Janeiro

9 a 12 - Unicap será sede de encontro de estudantes de fonoaudiologia

22 a 25 - Professora da Unicap participa de congresso de Microbiologia

DEZEMBRO

5 a 7 - Unicap vai sediar Simpósio Nacional sobre Mal de Parkinson

 

       
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap