unicap home fotolog agenda edições anteriores busca no site
 




pibic
stands
jcpm
abertura sius
 

pibic
Professora Arminda Saconi (D) e aluna do Liceu de Artes e Ofícios

20/10/2005
Alunos do Liceu apresentam painéis do Pibic Júnior
Por Juliana Carneiro

Os alunos do Liceu de Artes e Ofícios selecionados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) Junior apresentaram nesta quinta-feira (20), no hall da Biblioteca Central, painéis com os primeiros resultados dos projetos de pesquisa. Foram selecionados 27 projetos pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), em março deste ano. A duração da pesquisa é de um ano. Os alunos participantes recebem mensalmente uma bolsa-auxílio no valor de R$ 100.

A coordenadora de Pesquisa da UNICAP, professora Arminda Saconi, falou da importância de iniciar cedo o gosto pela pesquisa. “Entrar em contato com o mundo da pesquisa ajuda muito na formação profissional e quanto antes isso acontecer melhor”, afirmou a professora. A aluna do 3º ano do ensino médio do Liceu Juliana Pereira Guedes apresentou o projeto de pesquisa Otimização da etapa de lavagem de canas nas indústrias de açúcar e álcool. A pesquisa está sendo orientada pelo chefe do Departamento de Química, Valdemir Alexandre dos Santos, e faz uma análise para verificar a eficiência e resistência do material utilizado nas tubulações por onde se faz o transporte do líquido resultante da lavagem da cana-de-açúcar. “Estou adorando participar do Pibic. Posso ampliar os conhecimentos adquiridos na sala de aula”, disse a aluna.

A mãe de Juliana, Lindalva Pereira Guedes, prestigiou a apresentação da filha. “Sinto muito orgulho da minha filha. Ela sempre gostou muito de química e é bom vê-la estudando numa área que gosta”, comentou. Quem também estava feliz com o resultado dos alunos foi a professora do Departamento de Letras Elizabeth Siqueira que orienta o trabalho A (in)visibilidade da poesia feminina contemporânea em Pernambuco. “É gratificante ver o desempenho deles. Sempre levo meus orientandos a todas as palestras e eventos que vou. Eles precisam estar em contato com o mundo que pesquisam”, disse a professora. A orientanda da professora Elizabeth, Dafne Luana Ramos, gostou de conhecer de perto as escritoras. “Além do projeto, de ampliar os meus conhecimentos, adorei conhecer pessoalmente poetisas como Cida Pedrosa”, afirmou Dafne. Nesse trabalho, os pesquisadores procuram resgatar e dar visibilidade à poesia feminina produzida em Pernambuco. Durante a pesquisa, 30 poetisas foram entrevistadas e tiveram suas obras estudadas.

 

 

pibic

pibic

pibic

pibic

 

       
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap