unicap home fotolog agenda edições anteriores busca no site
 




pibic
stands
jcpm
abertura sius
 

jcpm
O empresário João Carlos Paes Mendonça falou sobre negócios

19/10/2005
Palestra do empresário João Carlos Paes Mendonça movimenta III Sius
Por Daniel França

Professores e estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia lotaram o auditório GI para acompanhar a palestra do empresário João Carlos Paes Mendonça. Em meio a um bate-papo descontraído com a comunidade acadêmica, ele falou sobre a sua trajetória no mundo dos negócios. A palestra fez parte da programação da primeira noite da Semana do Estudante de Administração, um dos 25 eventos da Semana de Integração da Unicap.

A história da vida do empresário se confunde com o trabalho. Tudo começou no ano de 1935 na pequena mercearia do pai, Pedro Paes Mendonça, na cidade de Serra do Machado, no interior de Sergipe. O negócio cresceu a tal ponto que o filho mais velho de seu Pedro resolveu trazer as atividades da família para Pernambuco. Foi quando, aos 26 anos, o então dono de mercearia, João Carlos , inaugurou em 1966 a primeira loja da rede de supermercados Bompreço, no bairro de Casa Amarela.

A inauguração representou uma inovação no setor. Naquela época, segundo Paes Mendonça, as lojas tinham intervalo para almoço, funcionavam das 8h às 12h e das 14h às 18h. Nas segundas-feiras o expediente só começava à tarde. O Bompreço passou a funcionar das 8h às 18h, sem intervalo para almoço e de segunda a sábado.

A partir da década de 70, a rede começou a se expandir com novas lojas em Boa Viagem, João Pessoa (PB) e Maceió (AL). Em 81, o Bompreço chegou aos estados do Pará, Espírito Santo e São Paulo. Até que em 1996 o grupo famoso pelo “orgulho de ser nordestino” (slogan usado até hoje pelas empresas de Paes Mendonça) abriu parte de seu capital para o grupo holandês Royal Ahold.

Em 2000, a venda do Bompreço para o grupo europeu foi consumada. Uma operação que movimentou 115 milhões de dólares. “Foi difícil convencer os estrangeiros que naquela época o Nordeste brasileiro representava a quarta economia da América Latina, atrás do México, Brasil e Argentina. Passei muitas noites sem dormir e tive 53 reuniões”. A falta de um sucessor e as dificuldades do varejo foram os principais motivos que levaram Paes Mendonça a vender o Bompreço. “As redes deste setor não sobrevivem a segunda geração”, acrescentou.

Mas antes de repassar o controle acionário da rede de supermercados, o negócio foi impulsionado por várias idéias. Em 1982 foi lançado o Hipercard, cartão de crédito que nasceu com a finalidade de diminuir o volume de cheques e fidelizar os clientes. A financeira ultrapassou os caixas do Bompreço e hoje é administrada por um banco privado.

Outro artifício para fidelizar o cliente foi o Bomclube, criado em 1995. Cartão no qual os consumidores ganham bônus, à medida que compram, para trocar por mercadorias. Incentivado por um amigo e consultor, o empresário foi buscar a idéia na Irlanda. “O Segredo para a criação é perguntar, olhar, escutar as pessoas”, falou ele ao explicar o sucesso alcançado.

As atividades no ramo de supermercados tornaram João Carlos Paes Mendonça conhecido no Brasil e no exterior. Em 1985, ele se tornou representante do Conselho Monetário Nacional, na época responsável por grandes decisões econômicas do País. Em 1989 fundou e presidiu, durante dez anos, a Associação Latino Americana de suopermercados, a Alas.

Atualmente os negócios do empresário estão concentrados nos setores imobiliário, de shoppings centers e de mídia. Um dos projetos futuros prevê a construção de 1.463 apartamentos na zona sul do Recife. Quando perguntado sobre o segredo para se alcançar tal trajetória, ele respondeu: “Você tem que focar, ter perseverança, trabalhar muito, economizar e ter paixão pelo que faz”.

A parte final da palestra foi destinada às perguntas dos estudantes. Um deles, que preferiu mandar um bilhete e não se identificou, perguntou o que era preciso “ para ser João Carlos Paes Mendonça” e ele disse: basta nascer do meu pai e da minha mãe”. Os aplausos se confundiram com a gargalhada da platéia.

 

 

jcpm

jcpm

jcpm

jcpm

jcpm

 

       
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap