Congresso de Direito

Eneal

Semana de ensino francês




 

Congressodireito
Congresso de Direito Público da Unicap foi bastante prestigiado

30/09/2005
Começa Congresso de Direito Público da Unicap
Por Jorge de Assis

Começou na noite de ontem (29) o I Congresso de Direito Público da UNICAP. A cerimônia de abertura foi comandada pelo Reitor, Padre Theodoro Peters, no Centro de Convenções da UFPE. O grupo de dança Mandacaru Unicap também participou do início do evento com apresentação de 5 números musicais.

Até a tarde de sábado (1º), serão realizadas oito palestras com o tema central voltado para a Procedimentalização da Constituição Brasileira. Em outras palavras, significa buscar os meios para facilitar a aplicação e a conquista dos direitos que a Constituição assegura. “O Brasil promulgou em 1988 uma esperança, seu projeto e memória do país. Mas atualizar a lei em função da vida do país é fundamental”, lembrou Padre Peters no discurso de abertura.

O Reitor da UNICAP ainda falou sobre os três poderes e fez referências à crise política do país. “O poder judiciário é obrigado a fazer valer leis que muitas vezes não se aplicam à realidade. Isso indica que há uma tarefa urgente de correção de rumos à nossa frente.Vivemos uma crise onde as causas apontam que os poderes do estado estão se relacionando apenas para se auto-preservar, mesmo que isso custe o desgaste dos demais”, afirma ele.

Padre Peters ainda definiu as próprias palavras como desafiadoras e confortantes ao falar da iniciativa da UNICAP em promover o evento. “A Universidade não pode ignorar questões fundamentais como a conjuntura econômica e social. Se esse evento traz benefícios av sociedade, a Universidade também se beneficia igualmente em humanização e solidariedade” concluiu.

Estiveram presentes à mesa de abertura dos trabalhos vários representantes da UNICAP. Entre eles a chefe do Departamento de Ciências Jurídicas, professora Miriam de Sá Pereira, que entregou uma placa à viúva do saudoso professor José de Moura Rocha, a quem o evento está sendo dedicado. O docente foi um dos mais conceituados da área de Teoria do Direto e Direito Civil, com 15 livros e 60 artigos publicados. Na placa, a professora Miriam leu os dizeres: “Reconhecimento eterno à vida e pessoa de um grande jurista.”

As três palestras que se seguiram trataram de Modernidade e Teoria da Constituição, Reforma do Judiciário e Direitos Fundamentais e Direito Jurisprudencial e os conceitos Jurídicos Indeterminados. Uma das palestras que mais chamou atenção foi a do Prof Dr. Ingo Wolfgang Sarlet, que abordou os direitos humanos e aprovação de leis. “Se aprovarmos uma lei pelo simples fato de que o que ela almeja é bom, eu estarei aplicando o direito constitucional ao adágio de que os fins justificam qualquer meio. Isso é falta de ética no exercício do direito tido como maquiavelismo político”, diz.

 

Congresso de Direito

Congresso de Direito

Congresso de Direito

Congresso de Direito

Congresso de Direito

Congresso de Direito

Congresso de Direito

 

       
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap