Congresso de Direito

Eneal

Semana de ensino francês




 


Cônsul da França no Recife, Patrick Howlett-Matin

27/09/2005
Unicap participa da Semana do Ensino Superior Francês no Brasil
Por Jorge de Assis

A UNICAP está buscando novas parcerias com universidades francesas para a realização de intercâmbio entre os alunos das graduações e pós-graduações. Nesse sentido, uma comissão da Universidade participou ontem à noite (26), no Internacional Palace Hotel, da abertura da Semana do Ensino Superior Francês no Brasil. Na ocasião, representantes dos dois países reafirmaram as intenções de cooperação na área acadêmica e promoveram o primeiro contato entre as futuras instituições colaboradoras.

Na França, existem 83 universidades públicas e, de acordo com o cônsul francês, Patrick Howlett-Martin, os acordos científicos são de grande importância para ambos. “Faz parte de uma longa tradição de relações que os dois países possuem e consolidaram”, ressaltou. A coordenadora do Programa de Intercâmbio Acadêmico da UNICAP, Paula Barros, representou a Pró-reitoria Comunitária no evento e fez uma avaliação positiva dos benefícios que as possíveis parcerias irão trazer para os alunos da Universidade. “A França tem uma estrutura ótima e está mostrando que dá boas condições aos alunos estrangeiros. Agora que conhecemos as condições favoráveis, vamos trabalhar para firmar esses acordos”, afirma a coordenadora.

Dentre os países que mais recebem estrangeiros para estudo, a França é tida como a que dá mais suporte e assistência financeira através de bolsas de estudo. “Nosso governo gasta 20% do orçamento só com educação. Só que consideramos que os alunos nativos e estrangeiros são iguais e devem ter acesso aos mesmos benefícios”, afirma Lara Sampaio, vice-diretora da agência EduFrance, estatal francesa que comanda os programas de intercâmbio. Ainda de acordo com ela, ao estudante também é permitido trabalhar durante a estadia no país para auxiliar nas despesas. Mas o governo também oferece um auxílio- moradia para a residência temporária na maioria dos casos. “Isso ajuda a entender o quanto vale a pena considerar a França na hora de escolher um país para a formação acadêmica”, completa.

Também estiveram presentes ao evento o secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado, Cláudio Marinho, o representante do Ministério da Ciência e Tecnologia, professor Yvon Fittipaldi, e o Reitor da UFPE, professor Amaro Lins, que representou as instituições pernambucanas de ensino superior na mesa. Representando a UNICAP, estavam, além de Paula Barros, a chefe do Departamento de Letras, professora Raquel Hollanda; a coordenadora do Mestrado em Psicologia Clínica, Edilene Queiroz, e o Padre Pedro Rubens.

Os países mais procurados para intercâmbio pelos alunos da UNICAP são Espanha, México e Argentina. Para participar do programa, o aluno precisa, entre outros requisitos, conhecer a língua do país de origem. Os estudantes interessados podem se informar pelo site da UNICAP ou pelo fone 2119-4146. O site da EduFrance (www.edu-france.com.br) também disponibiliza uma série de informações úteis para quem planeja estudar na França.

 

 

Semana do Ensino Superior Francês

Semana do Ensino Superior Francês

Semana do Ensino Superior Francês

Semana do Ensino Superior Francês

Semana do Ensino Superior Francês

Semana do Ensino Superior Francês

Semana do Ensino Superior Francês

Semana do Ensino Superior Francês

Semana do Ensino Superior Francês

 

       
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap