
Cônsul da França no Recife, Patrick Howlett-Matin
27/09/2005
Unicap participa da Semana do Ensino Superior Francês no Brasil
Por Jorge de Assis
A UNICAP está buscando novas parcerias com universidades francesas para a realização de intercâmbio entre os alunos das graduações e pós-graduações. Nesse sentido, uma comissão da Universidade participou ontem à noite (26), no Internacional Palace Hotel, da abertura da Semana do Ensino Superior Francês no Brasil. Na ocasião, representantes dos dois países reafirmaram as intenções de cooperação na área acadêmica e promoveram o primeiro contato entre as futuras instituições colaboradoras.
Na França, existem 83 universidades públicas e, de acordo com o cônsul francês, Patrick Howlett-Martin, os acordos científicos são de grande importância para ambos. “Faz parte de uma longa tradição de relações que os dois países possuem e consolidaram”, ressaltou. A coordenadora do Programa de Intercâmbio Acadêmico da UNICAP, Paula Barros, representou a Pró-reitoria Comunitária no evento e fez uma avaliação positiva dos benefícios que as possíveis parcerias irão trazer para os alunos da Universidade. “A França tem uma estrutura ótima e está mostrando que dá boas condições aos alunos estrangeiros. Agora que conhecemos as condições favoráveis, vamos trabalhar para firmar esses acordos”, afirma a coordenadora.
Dentre os países que mais recebem estrangeiros para estudo, a França é tida como a que dá mais suporte e assistência financeira através de bolsas de estudo. “Nosso governo gasta 20% do orçamento só com educação. Só que consideramos que os alunos nativos e estrangeiros são iguais e devem ter acesso aos mesmos benefícios”, afirma Lara Sampaio, vice-diretora da agência EduFrance, estatal francesa que comanda os programas de intercâmbio. Ainda de acordo com ela, ao estudante também é permitido trabalhar durante a estadia no país para auxiliar nas despesas. Mas o governo também oferece um auxílio- moradia para a residência temporária na maioria dos casos. “Isso ajuda a entender o quanto vale a pena considerar a França na hora de escolher um país para a formação acadêmica”, completa.
Também estiveram presentes ao evento o secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado, Cláudio Marinho, o representante do Ministério da Ciência e Tecnologia, professor Yvon Fittipaldi, e o Reitor da UFPE, professor Amaro Lins, que representou as instituições pernambucanas de ensino superior na mesa. Representando a UNICAP, estavam, além de Paula Barros, a chefe do Departamento de Letras, professora Raquel Hollanda; a coordenadora do Mestrado em Psicologia Clínica, Edilene Queiroz, e o Padre Pedro Rubens.
Os países mais procurados para intercâmbio pelos alunos da UNICAP são Espanha, México e Argentina. Para participar do programa, o aluno precisa, entre outros requisitos, conhecer a língua do país de origem. Os estudantes interessados podem se informar pelo site da UNICAP ou pelo fone 2119-4146. O site da EduFrance (www.edu-france.com.br) também disponibiliza uma série de informações úteis para quem planeja estudar na França.
|