
Professores franceses e nordestinos se reúnem no Recife
27/09/2005
Professores da Unicap trocam experiências com franceses
Por Eduardo Travassos
A Semana do Ensino Superior Francês no Brasil teve continuidade na manhã de hoje (27), no Internacional Palace Hotel. O evento reuniu educadores de vários estados nordestinos e teve como objetivo a aproximação das instituições educacionais francesas com as brasileiras, visando acordos de intercâmbio em todos os níveis (alunos, professores, projetos científicos, etc.).
Representaram a UNICAP a coordenadora do Programa de Intercâmbio Acadêmico, Paula Barros, o professor do Departamento de Comunicação Social Alexandre Figueirôa, a coordenadora do Mestrado em Psicologia Clínica, Edilene Queiroz, a chefe do Departamento de Letras, Rachel Hollanda, e o Padre Pedro Rubens. Eles participaram de conversas individuais com os representantes das universidades de Lyon, Nantes e Atlantech, buscando uma maior aproximação com estas instituições. “O governo francês, através da sua Embaixada no Brasil e da Edufrance, está promovendo este encontro, que visa não só viabilizar a ida de professores e alunos brasileiros para a Europa, mas também a vinda dos franceses para as nossas instituições. Eles estão realmente interessados nesta troca, e os primeiros passos para que isto se torne realidade estão sendo dados aqui”, explicou Paula Barros.
Para o Padre Pedro Rubens, o ano do Brasil na França tem proporcionado aos europeus um conhecimento maior a respeito do nosso país, e não só culturalmente. “Esta semana do ensino superior da qual estamos participando não é um evento ligado ao que está sendo mostrado na França, mas possivelmente é um desdobramento provocado pela boa impressão que causamos lá”, destacou.
|