No mês de julho de 2019, ao trabalhar no seu 32° Congresso o tema “Decolonialidade e práticas emancipatórias: novas perspectivas para a Área de Ciências da Religião e Teologia”, a SOTER procurou trazer uma questão importante e relevante para o atual contexto. Entendendo que é importante produzir um discurso científico que leve em consideração as novas epistemologias e as novas práticas surgidas na sociedade, sobretudo nos ambientes mais periféricos, que como sinais de resistências oferecem novas categorias de interpretação e orientação da sociedade. Por esta razão, o Evento teve como objetivos:

  1. Buscar uma leitura do atual contexto social, chamando à importância de se ter um discurso decolonial hoje. Dentro disso, situar a perspectiva das Ciências da Religião e da Teologia.
  2. Dar atenção às novas epistemologias, a diversidade das abordagens e a urgência para um novo espaço social que elas reclamam. Dentro disso, situar a perspectiva das Ciências da Religião e da Teologia.
  3. Favorecer uma discussão aberta a partir das perspectivas indígena, de gênero e africana, buscando detalhes que tocam a questão ética, cultural e religiosa em cada discurso.
  4. Relacionar a questão intercultural da atual sociedade. O olhar das Ciências da Religião e da Teologia e as novas perspectivas que surgem neste discurso.
  5. Oferecer uma interpretação das Ciências da Religião e da Teologia diante do quadro social e religioso atual.

Pesquisadores da Unicap, especificamente do PPGTEO, participaram do Evento, em Belo Horizonte, contribuindo com a discussão a partir de suas pesquisas na área. Dentre eles, destacam-se a professora Alzirinha Souza, com a perspectiva da teologia no espaço público e contemporâneo; o professor Gilbraz Aragão, com a temática do diálogo inter-religioso e transdisciplinar; professora Rita Gomes, Exegese e Teologia Bíblica, dentre outros, como o Pe. Pedro Rubens, Reitor desta Instituição.

 

Para saber mais sobre o Evento: apresentação, justificativas, contribuição, finalidade, organização, histórico, e, finalmente, comunicações, clique no link 32° Congresso da Soter.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>