Será realizada no dia 31 de julho corrente, às 15h, na sala 305 do bloco G4 da Unicap, a defesa de dissertação de André Guimel Carvalho dos Santos. A defesa terá como tema A TEOLOGIA DA MISSÃO INTEGRAL E A CIBERTEOLOGIA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA A EVANGELIZAÇÃO DOS NATIVOS DIGITAIS.

A banca de arguição será composta pelos seguintes pesquisadores doutores: Pedro Rubens Ferreira Oliveira (orientador, Unicap); Gilbraz de Souza Aragão (UNICAP) e Ágabo Borges de Sousa (Universidade Estadual de Feira de Santana).

Resumo

O mundo passa por grandes transformações e em uma rapidez que pode causar espanto, mas, sobretudo, deve ser um apelo à missão e uma tarefa à teologia, sempre situada em contextos históricos desafiadores. Na busca de responder aos desafios da missão nos anos 1970, surgiu a Teologia da Missão Integral (TMI). Naquele momento histórico de teologias contextuais, era necessário voltar-se para a realidade latino-americana e dentro de uma visão do ser humano em sua integralidade, para assim responder às demandas da missão no continente, sendo René Padilla, um dos teólogos mais relevantes na elaboração dessa teologia e nosso interlocutor nesta pesquisa sobre o assunto. Nos últimos anos, porém, o contexto mudou radicalmente, interconectando o mundo, graças, sobretudo à cibernética: o mundo passou a ser uma aldeia global e falando a linguagem digital. No contexto atual, portanto, é impensável viver sem essas possibilidades de comunicação e fora do ambiente da rede. No desejo de contribuir para a atuação da TMI no ciberespaço, o presente trabalho pesquisou diversas obras que tratam da TMI, do ciberespaço e da ciberteologia, buscando assumir a perspectiva dos nativos digitais. Por sua vez, abordamos o tema do ciberespaço, sobretudo, dialogando com as contribuições de Pierre Lévy e, os estudos da ciberteologia, nos apoiamos, basicamente, em Antônio Spadaro e Moises Sbardelloto. Ao longo da pesquisa, algumas questões foram norteadoras do percurso: Qual a relevância da TMI frente ao novo contexto? A TMI é capaz de enxergar o ciberespaço como lugar de missão? Quem são os habitantes principais do ciberespaço? Como relacionar TMI, ciberespaço e os nativos digitais? Enfim, levantamos uma questão fundamental: até que ponto o ciberespaço poderá ser considerado como um verdadeiro lugar teológico? De toda sorte, o novo contexto cibernético trouxe consigo grandes desafios à missão e à teologia, mas, certamente, também novas oportunidades, à condição de assumirmos a tarefa arriscada e indispensável de reinterpretar o cristianismo aqui e agora.

Palavras-chave: Teologia da Missão Integral; contexto; ciberteologia; ciberespaço; Nativos Digitais.

Defesa de Dissertação
Mestrando: André Guimel Carvalho dos Santos
Tema: A Teologia da Missão Integral e a Ciberteologia: desafios e oportunidades para a evangelização dos nativos digitais
Dia: 31/07/2019