Sinodalidade em sentido estrito quer dizer ‘caminhar juntos’. Quando a gente fala que o Papa faz um sínodo significa que ele e os bispos, juntos, vão pensar um determinado tema.

A Universidade Católica de Pernambuco está com representante na reunião do grupo Iberoamericano de Teologia. Quem participa do evento pela Unicap é a Profª Drª Alzirinha Rocha de Souza, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Teologia e professora da Graduação em Teologia da Unicap. A reunião acontece ao longo desta semana, na cidade mexicana de Puebla. A sinodalidade da Igreja é a temática principal a ser discutida.

“Cremos que a sinodalidade é a chave mais importante para compreender o legado de Francisco e o desafio que nos coloca como Igreja no caminho e ao serviço dos pobres”, diz o organizador da reunião, o teólogo venezuelano e professor do Boston College, Rafael Luciani, em entrevista ao site Religion Digital.

Ainda de acordo com reportagem do site, o projeto nasceu há três anos com a intenção de criar pontes entre teólogos (as) e pastores (as) da América Latina, Espanha e as comunidades latino-americanas da América do Norte, contribuindo assim para o atual processo de reformas eclesiais realizado pelo Papa Francisco.

“Sinodalidade em sentido estrito quer dizer ‘caminhar juntos’. Quando a gente fala que o Papa faz um sínodo significa que ele e os bispos, juntos, vão pensar um determinado tema”, disse a professora Alzirinha, em novembro do ano passado, quando ela fez conferência sobre o assunto durante o colóquio La Synodalité de l’Èglise (A sinodalidade da Igreja), organizado pela revista Recherches de Science Religieuse (RSR), em Paris.

Publicado originalmente por Assecom UNICAP.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>