A hora da feliz idade

O que é ser idoso no Brasil? Os velhinhos do século 21 diferem – e muito – da imagem construída por seus pais e avós. Querem saber de tudo sobre informática, finanças, novidades da música, tendências da moda, e não abrem mão dos cuidados com a saúde, da prática de sexo e esportes, de cultura e lazer. Agora, vão em busca do reconhecimento dos mais jovens e da aplicação dos direitos garantidos pelo Estatuto do Idoso, em vigor desde 2003. Para tanto, apostam em um argumento difícil de ser rebatido: o grupo está cada vez maior. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, o país tinha 19 milhões de pessoas com mais de 60 anos, 10% da população. Números que prometem aumentar ainda mais nas próximas décadas. A expectativa é que, em 2025, os idosos sejam 32 milhões, elevando o índice para 14% do total de habitantes. Nesta edição de O Berro, você vai conhecer o que pensam e o que fazem alguns membros desta nova “velha” geração.