Símbolo das Relações Públicas

Ele é um animal marinho que ganhou mais simpatia mundial através do personagem “Flipper”, estrela do seriado e do filme com o mesmo nome. O golfinho foi o escolhido pelo Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas para ser a mascote das Relações Públicas. Mais precisamente, o golfinho rotador, justificado pelo CONFERP como “um dos animais mais comunicativos e sociáveis do planeta”.

Golinho Rotador

A grande inteligência dos delfins é motivo de muitos estudos por parte dos cientistas. Em cativeiro, é possível treiná-los para executarem grande variedade de tarefas, algumas de grande complexidade. Ademais, são extremamente divertidos. Nenhum animal, com a exceção do homem, tem uma variedade tão grande de comportamentos que não estejam diretamente ligados às atividades biológicas básicas, como alimentação e reprodução.

Conforme a Portaria Número 63/2003 do Conferp, a escolha deu-se pelo fato de que o golfinho rotador é um dos animais mais comunicativos e sociáveis do planeta. Tanto o golfinho, quanto o profissional de Relações Públicas precisam de pesquisas científicas mais bem aprofundadas. Além disso, ambos estabelecem diferentes formas de comunicação para interagirem com seus públicos.

Por sua vez, Roberto José Porto Simões, no livro Relações Públicas – Quem sabe, faz e explica, critica a escolha pelo golfinho. Segundo o teórico, a escolha dá margem à interpretação de que, assim como o mamífero, os profissionais de Relações Públicas “são condicionados para servir de brincadeiras para o homem”, não simbolizando totalmente a atividade. Completa dizendo que “estabeleceu-se burocraticamente a sua representatividade, esquecendo que ciência não se faz por decreto, mas por busca de conceitos e princípios.”

Alguns profissionais da área citam o ornitorrinco como o animal que representaria melhor as Relações Públicas, pois são dotados de muitas características, que os fazem adaptáveis a diferentes situações e que tornam confusa sua identificação e definição.

Categoria: Curiosidades





Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...