SEM REDUNDÂNCIA LEXICAL; OS TALHOS SÃO ENCICLOPÉDICOS. Gilvan José Meira Lins Samico pernambucano do Recife e (ena)morador de Olinda, mestre dos turvos entalhamentos de contextos populares com simetria – às vezes, não inflexíveis-, de rasgos intelectuais, é reconhecidamente universal pelas suas criações em planos de madeira de lei.
Samico experimentou várias técnicas para as suas obras utilizando-se de matrizes produzidas em diferentes materiais, a exemplo da gravura em gesso, linóleo (composição sintética), litografia (em pedra) e da gravura em metal. O seu mérito é a arte da Xilogravura (em madeira).
Seu universo criativo sobrevoa e pousa entre os fatos e os imaginários e sua inter-relação do popular com o erudito, para construir o mundo samicano com: minimalistas, “mitomágicos” com animais fantásticos, míticos, mitos eróticos, o sagrado e o profano, pícaros, picarescos, errantes, mulheres e homens bíblicos e do povo, das moças que se perderam ou caíram na vida.
Todas as ilustrações foram digitalizadas do livro Samico: 40 anos.
- “Pescadores”, 1953. Técnica: gravura em gesso. Tamanho: 27,8 x 36,3 cm
- “O Bordado e o Dragão”, 1977. Técnica: litografia. Tamanho: 70,5 x 35,5 cm
- “Sem Título”, 1983. Técnica: gravura em metal. Tamanho: 9,5 x 6 cm
- ”Cena Campestre”, 1957. Técnica: xilogravura. Tamanho: 26,5 x 18,9 cm
- “Sem Título (cartão de natal)”, 1957. Técnica: xilogravura. Tamanho: 8 x 10 cm
- “Menina dos Corrupios”, 1958. Técnica: xilogravura. Tamanho: 23,7 x 21 cm
- “O Rapto do Sol”, 1960. Técnica: xilogravura. Tamanho: 47,7 x 34,7 cm
- “Anunciação”, 19618. Técnica: xilogravura. Tamanho: 28,3 x 26,3 cm
- “O Pecado”, 1964. Técnica: xilogravura. Tamanho: 39,3 x 44,2 cm
- “Luzia Entre as Feras”, 1968. Técnica: xilogravura. Tamanho: 55 x 33 cm
- “O Fazedor da Manhã”, 1982. Técnica: xilogravura. Tamanho: 57,5 x 70,5 cm
- “O Outro Lado do Rio”, 1980. Técnica: xilogravura. Tamanho: 90 x 47 cm
Relações Públicas da Unicap e a reverência a Samico
Em vários trabalhos desenvolvidos por alunos e professores para o curso de Relações Públicas da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), foram utilizados os entalhes da arte da Xilogravura em suas ilustrações. O mais indicativo foi para o projeto interdisciplinar “Unicap das Águas” (breve no site da Agerp), desenvolvido pelo prof. Alfredo Sotero em 2004.
Entre outras atividades, foram expostos os trabalhos: “A Turma da Água – as crianças cuidando direitinho dos mananciais” (1º Lugar no 18º Set Universitário), “Sem % Água – a reserva humana”, orientados pelo prof. Alfredo Sotero e o “Ouro Azul, Tesouro de Todos”, das alunas do 3º período de Jornalismo, Lívia Monteiro, Niumízia Suzana, Priscila Assis e Thatiana Michelle, realizado especialmente para o projeto na disciplina Língua Portuguesa e Comunicação, com orientação da profª Neide Mendonça. Para esse, foram utilizadas ilustrações criadas por Breno Carvalho, livremente inspiradas – com técnicas do desenho à mão livre e da computação gráfica -, nos talhes de Samico.
O NOVO PLANO DE SAMICO. No último 25 de novembro aos 85 anos, Samico iniciou um novo sobrevoo em seu ofício para ressistematizar seu universo : vai entalhar suas obras-primas no plano de a “madeira divina” (15 de junho de 1928-2013).
Referência
MORAIS, Frederico; SUASSUNA, Ariano. Samico: 40 anos. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil; Recife: Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães, 1998.
Entalhamentos cultural e midiático
O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam), no Recife, é a instituição que possui o maior acervo da obra de Samico.
Entrevistas com Samico por ocasião dos seus 80 anos, em 2008, podem ser consultadas no Diario de Pernambuco e no Jornal do Commercio.