A Agerp-Unicap nas Nuvens

Agerp Vuvens - Destaque

Com notícias atuais para fatos produzidos principalmente pelos egressos e alunos do curso de Relações Públicas da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), está nas nuvens, o site 2.0 da Agência Experimental em Relações Públicas (Agerp). A concepção do Agerp 2.0 é do prof. Alfredo Sotero Alves Rodrigues com a criação do webdesigner do laboratório, o relações públicas Flávio Henrique Souza Santos. A sua atualização foi motivada a partir da proposta e da “atividade experimental” realizada pelas alunas Gislaine Lima e Yanna Marques, na disciplina Produção Visual e Gráfica II, ministrada pelo prof. Breno Carvalho no segundo semestre de 2012.

Desde 2005, o Agerp 1.0 está na rede mundial de computadores. O instrumento de comunicação on-line foi premiado com o 1º lugar na subcategoria Mídia Virtual no 18º Set Universitário, evento promovido pela Faculdade dos Meios de Comunicação (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

A partir da concepção do Coordenador da Agerp, prof. Alfredo Sotero, a primeira versão do site foi uma das atividades orientadas aos ex-estagiários/autores do produto: Adelmo Vasconcelos Júnior, Andréa de Aguiar, Claudilaine Lima e Juliana Guedes e, assessoria do webdesigner do laboratório a época, o relações públicas Breno José Andrade de Carvalho (docente do Curso desde 2007) e, atualmente, Coordenador do curso de Tecnologia em Jogos Digitais da Unicap.

A proposta principal, além de informações gerais e de conteúdos didáticos, objetivou disponibilizar a sistemática, a criação e a produção das atividades planejadas e executadas pelos alunos do Curso e estagiários da Agerp, seja com o planejamento, os instrumentos de divulgação, as peças e, principalmente, os registros de seus respectivos autores. Por meio de pesquisa – on-line -, constatou-se ser o produto inédito em relação a outros sites de cursos de Comunicação/Relações Públicas no Brasil.

Banner site

Tais reconhecimentos têm continuidade na sua nova versão. Para sua divulgação faz parte do pacote a utilização do facebook. A partir dessas “plataformas-rebentos” (SANTAELLA; LEMOS, 2004, p. 7), gradativamente serão disponibilizados os conteúdos premiados e os demais além da sala de aula (extensão) apresentados no campus da Instituição e presenciados por milhares de pessoas das comunidades acadêmica, administrativa, religiosa, terceirizados da Unicap, bem como da sociedade em geral.

Alguns trabalhos já estão disponibilizados: “Empresa Inteligente Credita em Relações Públicas”, “Tá no Sangue – a atitude de doar”, “Estação do Livro”, “Amigo da Hora: transformando gerações” e o “Agerp 1.0”. Também podem ser consultadas informações preliminares de outros eventos, projetos de extensão e informações institucionais.

 

2014, um ano muito especial!

Em 2014 a atividade de Relações Públicas no Brasil completa 100 anos. Assim, serão postados os trabalhos especiais realizados por egressos e alunos do Curso e da Agerp, a exemplo das campanhas de valorização da profissão: “Empresa Inteligente Credita em Relações Públicas” (já disponibilizada), “Empresa Inteligente Administra com Relações Públicas” e “Empresa Inteligente Lucra com Relações Públicas”, ambas 1º Lugar no Set Universitário, promovido pela Famecos da PUCRS.

Também serão divulgados e publicados os trabalhos dos atuais alunos do Curso com campanha institucional sobre os 100 anos da atividade no Brasil, produzida na disciplina Campanhas de Relações Públicas, lecionada pelo prof. Breno Carvalho. Os resultados contextuais do ciclo de debates “100 anos de Relações Públicas no Brasil: novos aportes para a profissão”, realizado via a disciplina Oficina de Relações Públicas I, ministrada pela profª Carla Teixeira, serão suportes para uma publicação on-line. Ainda durante o ano letivo, serão planejadas e produzidas mais atividades em outras disciplinas para homenagear a dada.

RP-BR 100 anos - Selo

Selo do Curso e da Agerp-Unicap. Criação: Alfredo Sotero | Breno Carvalho.

O futebol – o esporte mais popular em nível planetário -, também será pauta do curso de Relações Públicas e da Agerp com os “Nó(i)s e o Brasil” e “Eterna Paixão Eterna!”, uma homenagem aos torcedores indomáveis e suas paixões: o Sport Clube do Recife, o Santa Cruz Futebol Clube e o Clube Náutico Capibaribe. Ainda como “gancho” para o mundial de futebol, serão produzidas atividades especiais sobre A Cidade da Copa em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife (RMR) e sobre as multifaces do caldeirão multicultural de Pernambuco.

Para alimentar essas plataformas interativas, serão incentivados e convidados alunos, egressos, docentes e profissionais (do batente) a produzirem conteúdos de Relações Públicas, Comunicação, cidadania, ética, socioculturais de contextos acadêmico-profissionais responsáveis, no sentido de contribuir com as atuais e as futuras gerações dos profissionais de relações públicas, comunicólogos e públicos com interesse em tais conhecimentos.

A quase totalidade das ações não são direcionadas apenas aos relações públicas; foram realizadas para todos os cidadãos e cidadãs. Ou seja, para a inter-relação dos diversos públicos e todos os tipos de organizações (legais) em que o profissional trabalha.

Os conteúdos do Agerp 2.0 e do site do Curso são algumas contribuições que podem ser somadas as dos demais cursos nacionais, de profissionais e organizações que investiram e investem nas Relações Públicas.

2 de dezembro, Dia Nacional das Relações Públicas. Essa é – a preliminar – homenagem dos alunos, egressos, professores, funcionários, terceirizados e administradores da Universidade Católica de Pernambuco, aos 100 anos da atividade no Brasil!

SANTAELLA, Lucia; LEMOS, Renata. Elementos da teoria e pesquisa da comunicação e da mídia. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004. (Disponível na Biblioteca Pe. Aloísio Mosca de Carvalho, S.J. – Unicap. Número de Chamada: 316.77 S725e).

 






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...