Jovens-Jovens: 53 anos de sangue bom!

Destaque

SENSIBILIDADE E CONSCIÊNCIA. Ser doador voluntário de sague, além da sua doação, caracteriza-se também como a atividade de reunir amigos, conhecidos, familiares, residentes de uma rua, quarteirões, bairro, cidade, do país a doarem sangue. Os nossos amigos, primos, irmãos de criação, avós, tios, pais, filhos – e nós mesmos -, poderemos precisar da doação do meu sangue para (sobre)viver! As crianças, os idosos e outros (des)conhecidos também! 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue!

Se você não pode doar sangue neste dia (hoje), até 30 de novembro é a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, criada pelo ex-presidente Lula da Silva ou ainda, em qualquer dia do ano no(s) hemocentro(s) da sua cidade ou município mais próximo. Na Fundação de Hematologia de Pernambuco (Hemope) com sede no Recife, as doações poderão ser feitas de segunda a sábado (inclusive feriados), das 7h15min às 18h30mim ou pelo Disque Doação: 0800-081-1535 e nos oito (8) hemocentros regionais. No Agreste: Palmares, Caruaru e Garanhuns e no Sertão: Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri e Petrolina!

O Hemope já realizou várias campanhas com dadas comemorativas, eventos temáticos, cidadania ou apoiadas por personalidades esportivas. Uma das últimas foi para o ciclo junino deste ano. Campanhas peculiares com “especiais sangue bom”, a exemplo do ex-atacante Ciro Henrique Alves Ferreira e Silva do Sport Clube do Recife, natural de Salgueiro, Sertão de Pernambuco e, com a super medalhista brasileira, pan-americana, mundial e olímpica de Pentatlo Moderno (hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida), Yane Márcia Campos da Fonseca Marques, natural de Afogados da Ingazeira, Alto Sertão do Pajeú – PE.

Campanhas Hemope

Peças de campanhas investidas pelo hemocentro de Pernambuco. Imagens: acervo do Hemope.

Doar sangue é um procedimento rápido, simples e muito seguro (todos os instrumentos para o procedimento são descartáveis!). Quem doa sangue não fica “fraco” ou sem sangue! O sangue “nasce (de) novo”, é produzido constantemente pela medula e outros órgãos! Os homens poderão fazer quatro (4) doações por ano, a cada 60 dias; as mulheres, três (3) doações, a cada 90 dias!

Doação voluntária de sangue é um ato individual ou coletivo de beneficiar os demais (altruísmo) independente de qualquer situação. De acordo com o Mistério da Saúde, todos os profissionais da hemorrede do Brasil – no processo de triagem e coleta de sangue -, não deve manifestar “preconceito e discriminação por orientação sexual, identidade de gênero, hábitos de vida, atividade profissional, condição socioeconômica, raça/cor e etnia” (BRASIL, 2011).

Condições para doar sangue

Doadores potenciais:

estar em boas condições de saúde; pesar no mínimo 50kg; ter dormido pelo menos seis (6) horas antes da doação; estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas quatro (4) horas que antecedem a doação. Ainda assim, é oferecido um lanche saudável, antes e após o ato da doação); estar sem fumar pelo menos duas (2) horas antes do procedimento; apresentar documento original com foto (Carteira de Identidade, Habilitação, Profissional Liberal, de Trabalho ou Previdência Social) e ter entre 16 e 69 (1) anos (com 16 ou 17 anos é necessária autorização dos responsáveis).

Quem trabalha como piloto de avião ou helicóptero, motorista de ônibus ou caminhão, subir em andaimes e práticas de paraquedismo ou mergulho, devem interromper tais atividades por 12 horas antes da doação. Também, não ter tomado bebida alcoólica nas 24 horas anteriores. Cidadão(ãs) com “orientação sexual não deve ser usada como critério para seleção de doadores de sangue, por não constituir risco em si própria” (BRASIL, 2011).

Doadores potenciais com impedimentos temporários:

estar resfriado: aguardar sete (7) dias; período de menstruação; gravidez; 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana; amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses); tatuagem nos últimos 12 meses. Quem esteve no Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins – estados em que há prevalência de malária – e não se vacinou, aguardar 12 meses.

Ter contraído Hepatite após os 11 anos de idade (levar exames para o médico da triagem; existem exceções); quem tive relacionamento sexual com desconhecido(a) ou eventual, sem uso de preservativos; anemia; hipertensão (consultar o cardiologista). Quem foi vacinado contra Rubéola, Sarampo ou BGC, informar ao médico para saber quando poderá realizar a doação. Para os que fizeram tatuagem ou usam piercing em algumas partes do corpo e, pelos motivos de existem riscos permanentes de infecção, poderão doar sangue 12 meses após a sua retirada do piercing e avaliação do médico!

Impedimentos definitivos:

doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV); associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas; uso de drogas ilícitas injetáveis; Malária; ser epilético. >>> CASUALIDADES QUE PODEM SER (RE)CONFORTADAS E CONVERTIDAS EM AÇÕES VOLUNTÁRIAS PREVENTIVAS PARA AS ATUAIS E FUTURAS GERAÇÕES!<<<.

 

Ações de Relações Públicas da Unicap

No primeiro semestre de 2005, os alunos de Relações Públicas sob a orientação da profª Theresa Sampaio, realizaram a Campanha DoAção de Sangue – a vida que corre nas veias. A ação aconteceu no campus da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), com apoio da Unidade Móvel do Hemope. A atividade teve o objetivo de atingir os jovens e mobilizá-los a doarem sangue e não “esperar” que uma pessoa próxima necessitasse repor “a vida que corre nas veias”. Alunos, professores e funcionários da Instituição reconheceram e se envolveram com a causa. Como resultado, cerca de 250 pessoas beneficiadas.

O trabalho Tá no Sangue – a atitude de doar foi 1º Lugar na subcategoria Campanha de Comunicação Interna do 15º Set Universitário, evento promovido pela Faculdade dos Meios de Comunicação (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs). São autoras: Luciene Ferreira, Millena Lira, Neirilene Galindo, Tatiane Karine, Tatiani Cavalcanti e Waleska Siqueira. A orientação foi do prof. Alfredo Sotero. Todas as peças da campanha estarão nas nuvens, em breve, no site 2.0 da Agência Experimental em Relações Públicas (Agerp).

Campanhas Unicap

A ação realizada na Unicap e a campanha 1º Lugar no Set Universitário.

SEJA SANGUE BOM, DIVULGUE!

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue foi instituído no Brasil em 30 de junho de 1964, pelo Presidente Castello Branco.

 

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.353, 2011.

PERNAMBUCO. Fundação de Hematologia de Pernambuco. Disponível em: <http://www.hemope.pe.gov.br/>.

(1) Anunciada pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no dia 12 de novembro de 2013 (de 2011 até início deste mês a idade máxima era de 67 anos, 11 meses e 29 dias).

 






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...