Informação pública: eu posso ajudar!

Voluntariado

Na moral, ser voluntário é fazer alguma coisa em que eu posso ajudar aos meus amigos, aos meus irmãos de criação, aos meus primos, aos meus tios, aos meus avós, aos meus pais, aos meus filhos, aos idosos, as crianças, aqueles que eu não conheço, mas podem precisar de mim! Ao mesmo tempo, eu me sentirei mais energizado em dividir – e somar – com os demais, meu talento!

Ser voluntário é ajudar – com atitude -, com tudo aquilo que achava ser bobagem, mas faço legal. E, claro, não é coisa de pirralha ou de velho; é sinistro quem repete isso! Não existe idade, condição social ou ocupação para ser voluntário. Todos, com suas qualidades, seus modos e compromisso, podem compartilhar do seu saber, do seu conhecimento, do seu talento!

Eu posso ajudar de duas maneiras: ensinando aos demais o que sei fazer muito bem ou ajudando voluntariamente em causas que vão beneficiar a todos e, também, a mim (mesmo)!

São exemplos de talentos individuais: ensinar Hip Hop, passos como o do Frevo – Patrimônio Imaterial da Humanidade, (1) capoeira (2), ritmos, guitarra, percussão; culinária; (massa)terapia, massagem, exercícios físicos; costumizar, costurar, bordar, pintar; navegar nas nuvens da internet; orientar sobre defesa do consumidor; de economia, atividades contábeis; libras; cidadania; ser doador de sangue…

Eu posso me engajar em causas sociais para: ler, recitar, cantar, tocar, levar alegria, simplesmente fazer companhia… Também posso fazer vários tipos de coletas… Validar meus direitos em participar de causas coletivas de cidadania ou ter participado das Diretas Já, de os Caras Pintadas, das Jornadas de Junho…! Isso é o denominado voluntariado contemporâneo!

Não importa se a ação ou a causa é mínima, pequena, média, grande, em níveis local, estadual, regional, nacional continental ou planetário. Posso me engajar como voluntário de megaeventos como os da Copa 2014 e das Olimpíadas 2016 do Rio de Janeiro.

Tudo isso serão créditos somados ao meu currículo. A doação “mínima” do tempo de cada um, é um dos itens mais importantes na análise curricular – para estágio ou trabalho. Os internautas como leitores e futuros empreendedores ou clientes saberão o que estou fazendo. Todas essas e outras realizações estarão registradas no meu Currículo Lattes (3) ou postadas nas redes sociais.

V Unesco - agerp

Marca para divulgação das ações do curso de Relações Públicas da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), pela Agência Experimental em Relações Públicas (Agerp). Marca divulgada pela Unesco, em 2011, para comemorar os 10 anos de lançamento do Ano Internacional do Voluntário.

 

Confirmação da minha condição de (ser) voluntário

De acordo com a Organização Nações Unidas (ONU), voluntário “é o jovem, adulto ou idoso que, devido a seu interesse pessoal e seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração, a diversas formas de atividades de bem estar social ou outros campos”.

Segundo o pedagogo Antônio Carlos Gomes da Costa (2005), o trabalho voluntário “é a ação decorrente de uma decisão espontânea (não pode ser compulsória) da pessoa de contribuir, atuando como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso, para o enfrentamento de problemas reais na sua comunidade ou em âmbito social mais amplo.

Pois é: eu posso contribuir, compartilhar, ajudar… ser Voluntário!

Organizações em que posso ter mais informações e esclarecer dúvidas:

– Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (ABONG) – (Acesse)

– Filantropia.Org – (Acesse)

– Instituto Voluntários em Ação – (Acesse)

– Portal do Voluntário – (Acesse)

– Programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU) – (Acesse)

– Rede Brasil Voluntário – (Acesse)

– Copa do Mundo Brasil Fifa 2014 – (Acesse)

– Rio 2016 – (Acesse)

 

Ações voluntárias de egressos e alunos de Relações Públicas da Unicap

Além de atividades internas, a exemplo do V Congreso Latinoamericano de Ciências de la Comunicación (Alaic), Católica In, XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), campanha de doação de sangue, ações externas como o Dia da Esperança para o projeto Criança Esperança.

Amigo da hora e foto

Campanha institucional externa, 1º Lugar no Set Universitário. Alguns alunos e alguns egressos do curso de Tecnologia em Eventos da Unicap, no Espaço Criança Esperança em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife – PE.

Também se destaca a campanha Amigo da Hora: transformando gerações, 1º Lugar na Categoria Especial – Voluntariado, do 14º Set Universitário, promovido pela Faculdade dos Meios de Comunicação (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs). Breve no site 2.0 Agência Experimental em Relações Públicas (Agerp).

 

(1) O Frevo recebeu o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade, distintivo concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), no dia 5 de dezembro de 2012. No Brasil, está inscrito no Livro de Registro das Formas de Expressão, deste 2007.

(2) A Roda de Capoeira e o Ofício dos Mestres de Capoeira são bens imateriais do Brasil desde 2008, registrados no Livro das Formas de Expressão e Livro dos Saberes, respectivamente.

(3) O Lattes é uma plataforma on-line do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Gratuitamente, além das atividades acadêmicas, podem ser registradas as do mercado de trabalho, artísticas, ações voluntárias…!

 

25 DE NOVEMBRO É O DIA NACIONAL DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE!

 






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...