Destaque - CocaAs criações de peças de comunicação institucional, mercadológicas e outras que compõem a comunicação integrada, são estratégias criativas – algumas vezes “geniais”, aprovadas pelos patrocinadores de eventos esportivos. A partir de contexto analítico, a docente dos cursos de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), egressa de Relações Públicas da Instituição, Thelma Lúcia Guerra Álvares, teve artigo publicado na Revista Intersecções, em sua edição deste mês.

O trabalho Peças Publicitárias Multimodais da Coca-Cola nas Campanhas das Copas do Mundo da África do Sul e do Brasil, tem coautoria do prof. Gutemberg Lima da Silva, do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e orientação da profª Dra. Renata Fonseca Lima da Fonte. O texto é resultado das apropriações teóricas na disciplina Tópicos de Estudos sobre a Linguagem: Linguagem e Multimodalidade, do Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem da Unicap.

Coca cola final

Peças utilizadas para análise.

Resumo:

O artigo busca analisar as peças publicitárias multimodais da Coca Cola veiculadas durante as campanhas das Copas do Mundo da África do Sul (2010) e do Brasil (2014), que serviram/servem de base para a publicidade realizada no Brasil. A partir da perspectiva da Semiótica Social, proposta por Kress e Van Leeuwen (2006), pretende se investigar as estratégias dessas peças publicitária s em seus textos multimodais que interagem com o leitor consumidor. As principais conclusões mostram que as estratégias realizadas pelas duas peças são diferentes quanto à metafunção representacional e composicional, mas permanece a mesma estratégia quanto à função interativa, demonstrando uma relação social diferenciada.

Palavras-chave:

Peças publicitárias multimodais. Coca cola. Interação. Leitor consumidor. Semiótica Social.

 

Ainda sobre o Mundial de Futebol da FIFA, também consultar o artigo O Portal On-Line da Secretaria Extraordinária da Copa 2014 de Pernambuco e a Comunicação Organizacional Integrada na “Idade Mídia”, da ex-aluna do curso de Relações Públicas da Unicap, Danielle Viviane Pereira Barros.

O trabalho orientado pelo prof. Alfredo Sotero Alves Rodrigues foi apresentado na Divisão Temática Relações Públicas e Comunicação Organizacional, da Intercom Júnior – VII Jornada de Iniciação Científica em Comunicação, evento componente do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), acontecido no período de 3 a 7 de setembro de 2012, em Fortaleza – Ceará.

Resumo

O Governo Federal em conjunto com a Federation Internacional Football Association (FIFA), vem desenvolvendo estratégias de comunicação para divulgar sua imagem por meio do Plano de Promoção do Brasil, em níveis nacional e internacional com o antes, o durante e o depois da Copa do Mundo de 2014. O objetivo desse estudo é analisar o mix de comunicação e sua interface, utilizados para a Copa do Mundo no Brasil. Busca-se, especialmente avaliar os arranjos comunicacionais propostos no portal da Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 (Secopa-PE). Tal situação tem como base, o uso da comunicação organizacional integrada e interativa on-line pela via institucional das Relações Públicas.

Palavras-chave:

Comunicação organizacional integrada; relações públicas; ciberespaço; idade mídia; Copa 2014 em Pernambuco.

 






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