As alunas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Ariane Ingrid da Silva Botelho com a pesquisa “Representação e Consumo Culturais das Indumentárias Litúrgicas na Caminhada de Terreiros de Pernambuco” e Rebeca Afonso Torres com o trabalho “O Mercado de Indumentárias Litúrgicas Afro-Brasileiras no Recife – parte II”, são vencedoras por terem cumprido todo o cronograma (com apresentação) dos Relatórios Finais dos seus planos de trabalhos, orientados pelos professores Alfredo Sotero Alves Rodrigues e Zuleica Dantas Pereira Campos, respectivamente. As produções são parte da segunda etapa do projeto guarda-chuva A Reconversão Cultural dos Axós das Religiões Afro-brasileiras da Região Metropolitana do Recife (RMR), coordenado pela professora Drª. Zuleica Dantas Pereira Campos.
Vencedora duplamente foi Karla Aparecida Vasconcelos Ribeiro (egressa 2016.1), com sua produção Costurando os Axós: os Bastidores das Religiões Afro-Brasileiras no Recife, orientada pela profª Drª. Zuleica Dantas. A pesquisa foi reconhecida com o 3º Lugar na área de Ciências Humanas, divulgado no último 21 deste mês (sexta-feira), por ocasião da 18ª Jornada de Iniciação Científica (JIC) da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Para Karla a iniciação científica
foi uma experiência incrível! Um ano de aprendizado e crescimento, tanto profissional quando pessoal. Hoje sou uma pessoa completamente diferente, os conhecimentos adquiridos me transformaram e me deram um novo olhar, consigo enxergar além do que nos é condicionado. Todo esse meu crescimento, devo a minha “família” nessa pesquisa: minhas companheiras de graduação Ariane e Rebeca, e aos nossos orientadores Zuleica e Alfredo. Principalmente a professora Zuleica, que me deu um voto de confiança e acreditou no meu potencial. Gratidão. Agora com a conclusão dessa pesquisa e também a conclusão do meu curso, partirei para uma nova etapa, e mais aventuras e conhecimentos estão me aguardando.
Diante de tantas pesquisas de qualidade e número recorde de trabalhos na 18ª JIC,
eu sinceramente não esperava! Mas quando um trabalho é bem feito, os frutos são colhidos. Nossos orientadores sempre nos incentivavam a participar de eventos acadêmicos (estivemos em dois congressos) e essa troca de experiências, nos permitiu aprimorar nossos conhecimento e amadurecer nosso olhar na pesquisa. Esse foi nosso diferencial: atrelamos a nossa pesquisa ao mundo externo, não deixamos “ela” exclusivamente para a JIC. O processo final foi maravilhoso. Mais uma vez saliento que esse resultado é de toda equipe, foi um trabalho em conjunto, sem eles nada disso seria possível. Parabéns para a gente!!!
Karla e sua apresentação e Zuleica recendo os certificados de vencedoras.
Ariane apresentando sua pesquisa.
Rebeca apresentando sua produção científica.
Compromisso assumido e cumprido é maturidade socioprofissional! Parabéns Ariane e Rebeca por tudo relatado! Duplamente para Karla e Zuleica!
Conteúdo relacionado:
Pibic-Unicap 2015-2016: compromisso realizado!