Alunas do Pibic/Unicap no congresso sobre Religião e Teologia

Pibic - Congresso Unicap 2016 - corpo RP

Ariane Ingrid da Silva Botelho, Karla Aparecida Vasconcelos Ribeiro e Rebeca Afonso Torres, alunas do curso de Licenciatura Plena em História da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), tiveram participação intensa no III Congresso Nordestino de Ciências da Religião e Teologia, acontecido no período de 8 a 10 deste mês na Unicap. Além de apresentarem outras produções científicas desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), também dedicaram cerca de 10 horas/dia como voluntárias do evento.

Como pesquisadoras, mostraram trabalhos no formato de pôster na última sexta-feira (9). Ariane apresentou o “Caracterizações Culturais dos Axós na Região Metropolitana do Recife”, com o objetivo de “compreender as representações culturais das vestimentas litúrgicas do povo de santo na Região Metropolitana do Recife (RMR) e as diferentes caracterizações dos axós dos afrorreliosos dos Terreiros do Sítio do Pai Adão e do Ilê Meguê”. O trabalho teve a orientação do professor Alfredo Sotero Alves Rodrigues.

A aluna Karla Vasconcelos apresentou o “Modistas Afro-Brasileiros e Ressignificação das Indumentárias Litúrgicas”, que teve o objetivo de “verificar a criação e produção dos axós (roupas litúrgicas) das religiões afro-brasileiras do Recife” e Rebeca, apresentou o “Ilequês e Enxovais: o Consumo Cultural dos Afro-Brasileiros no Mercado de São José-Recife-PE”, com o objetivo  de “caracterizar o mercado de acessórios e objetos rituais utilizados pelos filhos de santo das religiões afro-brasileiras consumidos no Mercado de São José e seu entorno”. Ambas as produções foram orientadas pela professora Zuleica Dantas Pereira Campos, como parte do seu projeto guarda-chuva: A Reconversão Cultural dos Axós das Religiões Afro-brasileiras da Região Metropolitana do Recife (RMR).

 

Ariane Botelho e o prof. Alfredo Sotero.

 

Karla Vasconcelos e a profª Zuleica Dantas.

 

Rebeca Torres e a profª Zuleica Dantas.

 

Apresentações e Congratulações. Fotos: Alfredo, Karla e Zuleica.

 

Conteúdo relacionado:

Alunas do Pibic/Unicap participarão de congresso sobre Religião e Teologia






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...