Pesquisas do Pibic/Unicap são elogiadas no Encontro de História 2016

 Pibic - Anpuh 2016 - corpo RP

Nos últimos dias 14 e 15 deste mês, as alunas do curso de Licenciatura Plena em História apresentaram trabalhos no XI Encontro Estadual de História, acontecido na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). As produções foram resultados das pesquisas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Orientada pelo prof. Alfredo Sotero Alves Rodrigues, Ariane Ingrid da Silva Botelho apresentou “A Caminhada dos Terreiros e os Axos: uma análise da espetacularização das indumentárias afro-brasileiras na Região Metropolitana do Recife”. Já Karla Aparecida Vasconcelos Ribeiro, defendeu “Os Axós e suas Costureiras: uma análise da indumentária litúrgica afro-brasileira na Região Metropolitana do Recife” e, Rebeca Afonso Torres, apresentou “O Consumo dos Axós: mercado de indumentárias litúrgicas afro-brasileiras no Recife”, ambos orientados pela profª. Zuleica Dantas Pereira Campos.

De acordo com Ariane,

o Pibic me proporcionou uma nova perspectiva em relação a graduação do curso de Licenciatura Plena em História e do aprendizado humano, por estudar e pesquisar um tema que a sociedade impõe como proibido, o da religiões afro-brasileiras. Fomentou o desejo em trabalhar com a temática de resistência negra e desfez o tabu imposto por pessoas de outras religiões. Hoje, trago a percepção que não se trata apenas de respeitar outras religiões, mas ao contrário disso, honrar os direitos do outro e dos outros, uma vez que o povo de santo não quer ser tolerado, quer ser respeitado.

Apesar de receosas por ser a primeira vez a apresentar trabalho em encontro científico, relatam a importância de tal experiência. Para Rebeca “a submissão da minha pesquisa ao processo de escrever, articular, trabalhar e apresentar os resultados encontrados, além da experiência de todo o processo e de como ocorre tais comunicações no meio acadêmico”. Já Ariane atribui tal importância a partir do momento “de poder levar conhecimento a outras pessoas, que pouco sabe sobre a temática ou nunca ouviu falar. Além disso, conta como uma publicação, o que enriquece o meu currículo acadêmico e permite a troca de conhecimento com outros pesquisadores”

Segundo Karla, o debate do ou dos trabalhos apresentados é importante porque

as pessoas ali estão prontas para debater e questionar. Ali é realmente voltado para sua pesquisa, para interesses comuns, um momento de partilha, de questionamentos e discussão. E no caso do Encontro, tivemos pessoas de diversas partes de Pernambuco, entre eles mestrandos e doutorandos, e nós enquanto alunas de graduação, fomos bastante elogiadas por nossas orientações, desenvoltura e pesquisa, não deixando a desejar nada em comparação as pessoas que já estavam ali com suas carreiras de certa forma já estabelecidas. Espero que esse seja o primeiro de muitos, quero mais experiências assim!

No próximo mês de setembro, as pesquisadoras estarão apresentando novas produções, com outros relatos das suas atividades de pesquisas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da Unicap.

 

Conteúdo relacionado:

Pesquisas de alunas do Pibic/Unicap no Encontro de História 2016






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...