Pátria para o Humano!

Dia Mundial dos Refugiados - corpo RP

O símbolo é parte da marca da Agência de Assistência para Refugiados (ACNUR), organismo da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

“Toda pessoa tem direito a uma nacionalidade” bem como “ninguém será arbitrariamente privado de sua nacionalidade, nem do direito de mudar de nacionalidade”. Assertivas assumidas por 192 Estados-Membros em 1948, quando da assinatura do maior bem conquistado para o indivíduo/sociedade: a Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com a Agência de Assistência para Refugiados (ACNUR), existem cerca de 60 milhões de apátridas em nível planetário. Desse montante, a maioria é composta de crianças e adolescentes. Nesse sentido, “um mundo pacífico e próspero é aquele no qual as pessoas podem se sentir seguras e protegidas em suas casas, com suas famílias e em suas comunidades. É um mundo no qual elas podem se sentir confiantes em seu país, com sua cultura e na família das nações e dos povos do nosso planeta”. (ONU BRASIL, 2016)

Apesar de tais direitos conquistados, inúmeros cidadãos e cidadãs têm que abandonar seus países, seja por perseguição política, religiosa, entre outras contingências. A solidariedade e a responsabilidade são das nações com o voluntariado da sociedade civil! Assim para maiores conhecimentos, consultar o “Manual de Procedimentos e Critérios para a Determinação da Condição de Refugiado” da supranacional.

20 de junho, Dia Mundial do Refugiado! Data institucionalizada pela ONU no ano 2000 em reverência ao já celebrado Dia Africano do Refugiado!

 

Marcas Institucionais para assinatura postagens - COR

Postagens relacionadas:

Direitos Humanos 2015!

Embates Universais sobre os Direitos Humanos






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...