Os festejos juninos no Brasil remontam à época colonial, portanto, com fortes influências Católicas: devoção a santos e entretenimentos para a família e círculos socioculturais. Posteriormente, foram oxigenados com elementos culturais das etnias ameríndia e negra. Pode-se afirmar ser uma festa reconversão cultural, seja da música, dos bailados, da culinária e da utilização do “fogo” e da “pólvora”, para clarear e colorir os céus brasileiros!
Na contemporaneidade, os festejos iniciam-se em meados do mês – Caruaru está inundada de suor de Forró, Xaxado, de Xote -, para três Padroeiros: Santo Antônio, São João e São Pedro! Hoje, 13 de junho, as reverências são para Santo Antônio, o protetor dos namorados, o casamenteiro! De acordo com a(s) tradição(ções) e, especialmente neste dia, seus devotos pedem ou agradecem ajuda(s) com a Oração de Santo Antônio:
Oh! Santo Santo António, lírio dentre os santos, vosso amor a Deus e caridade por vossos irmãos, fez-vos digno, quando na terra, de possuir poderes milagrosos.
Incentivado por este pensamento, eu te imploro que obtenhas para mim (pedido).
Oh! gentil e amoroso Santo António, cujo coração estava sempre cheio de simpatia humana, faça meu pedido aos ouvidos do doce Menino Jesus, a quem carregastes com amor em vossos braços, e a gratidão meu coração entrego ao Menino Jesus, pelos benefícios que vos concedeu, oh! querido Santo Antônio. Amém.
Religiosidade e entretenimentos para todos!

Santo Antônio. Basílica de Nossa Senhora da Penha, Praça Dom Vital, bairro de São José, Recife – Pernambuco – Brasil. Foto e composição: Alfredo Sotero.