95 anos da ‘enigmática’ Estrela*!

Clarice Lispector - 95 anos - Corpo RP

“…… numa aldeia ucraniana que não existe no mapa, nasceu Haia. Ainda bebezinho, aportou para ficar e o futuro disse que era brasileira!”** 10 de dezembro de 1920: há 95 anos acendeu a enigmática Estrela Clarice Lispector! Um pouco sobre Ela e o humano por meio e…

“Gratidão à Máquina

Uso uma máquina de escrever portátil Olympia que é leve bastante para o meu estranho hábito: o de escrever com a máquina no colo. Corre bem, corre suave. Ela me transmite, sem eu ter que me enredar no emaranhado de minha letra. Por assim dizer provoca meus sentimentos e pensamentos. E ajuda-me como uma pessoa. E não me sinto mecanizada por usar máquina. Inclusive parece (?) captar sutilezas. Além de que, através dela, sai logo impresso o que escrevo, o que me torna mais objetiva.

O ruído baixo de seu teclado acompanha discretamente a solidão de quem escreve. Eu gostaria de dar um presente à minha máquina. Mas o que se pode dar a uma coisa que modestamente se mantém como coisa, sem a pretensão de se tornar humana?

Essa tendência atual de elogiar as pessoas dizendo que são ‘muito humanas’ está-me cansando. Em geral esse ‘humano’ está querendo dizer ‘bonzinho’, ‘afável’, senão meloso. E é isso tudo o que a máquina não tem. Sequer a vontade de se tornar um robô sinto nela. Mantém-se na sua função, e satisfeita. O que me dá também satisfação”.

Clarice Lispector - 95 anos - Corpo RP - 2Foto à direita – Praça Maciel Pinheiro, bairro da Boa Vista – Recife – PE – (e montagem): Alfredo Sotero.

 

* A Estrela no universo on-line

** Texto inicial do vídeo (pós-experimental-educativo) Claricear – perdidos e achados de Lispector, produzido por Alfredo Sotero e Breno Carvalho em 2007.






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...